quarta-feira, 11 de julho de 2012

OSSANHE



"Ó MISTERIOSO ORIXÁ... ZELE PELO AXÉ DAS FOLHAS...
PRECIOSAS FOLHAS, BÁLSAMO SAGRADO PARA AMENIZAR AS DORES DOS HOMENS...
FLORES DE VOSSAS ÁRVORES, QUE SOLTAM O AROMA MARAVILHOSO INSPIRANDO-NOS.
EU, EU OSSÃE...
EU, EU

SE VOCÊ QUISER SABER OS SEGREDOS DAS FOLHAS, DAS ÁRVORES, SEMENTES, DO TOSCO GALHO CAÍDO QUE PARA MUITOS NÃO REPRESENTA NADA... SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR DESTES SEGREDOS, DESCANSE DEBAIXO DA PROTEÇÃO DE OSSÃE, POIS SEM ELE VOCÊ NADA CONSEGUIRÁ.
POR ISSO FAÇA AS OFERENDAS PARA OSSÃE COM MUITO AMOR E FIRMEZA."
OSSÃE: É  UM ORIXÁ MASCULINO DE ORIGEM NAGÔ (IORUBÁ) QUE HABITA A FLORESTA. SEU DOMÍNIO ESTENDE-SE AO REINO VEGETAL, ÀS PLANTAS, MAIS ESPECIFICAMENTE ÀS FOLHAS. SENDO ELE DETENTOR DO SEGREDO MIRACULOSO DAS ERVAS, FOLHAS, RAÍZES E TUDO O MAIS QUE CONSTITUI A BENDITA FLORA, OSSÃE CONHECE E MANIPULA COMO NINGUÉM, OS SEUS EFEITOS NA CURA DA VIDA HUMANA.
AS ÁREAS CONSAGRADAS A OSSÃE, NÃO SÃO OS JARDINS CULTIVADOS DA MANEIRA TRADICIONAL, MAS SIM OS PEQUENOS RECANTOS, ONDE AS PLANTAS CRESCEM DA MANEIRA MAIS SELVAGEM POSSÍVEL. GRAÇAS A ESSE DOMÍNIO, OSSÃE É UM ORIXÁ DE EXTREMA SIGNIFICAÇÃO, POIS PRATICAMENTE TODOS OS RITUAIS UTILIZADOS DE UMA MANEIRA OU DE OUTRA, ESTÃO SOB A ÉGIDE DE OSSÃE. O "SUMO ESCURO," O BANHO DE DESCARREGO, OS CHÁS, AS INFUSÕES PARA CURA QUE VEM DOS VEGETAIS, SEJA EM FORMA DE FOLHAS, FLORES, OU FRUTOS, PARA USO INTERNO OU EXTERNO ESTÃO SOB O DOMÍNIO DESTE ORIXÁ.
DIZ A LENDA QUE OSSÃE ERA DONO DE TODOS OS VEGETAIS. ESSE PODER CONCENTRADOR, PORÉM, FAZIA OS OUTROS ORIXÁS DEPENDEREM DELE EM QUASE TODOS SEUS RITUAIS E AÇÕES. COMO OS ORGULHOSOS DEUSES DO PANTEÃO AFRICANO RARAMENTE SE SUBMETEM A QUALQUER TIPO DE AUTORIDADE, A REBELIÃO ERA LATENTE, ATÉ QUE IANSÃ, A SENHORA DOS VENTOS, LIBERTOU UMA FORTE CORRENTE DE AR, FAZENDO AS FOLHAS VOAREM. COM ISSO, ELAS FORAM DIVIDIDAS ENTRE TODOS OS ORIXÁS. MAS O CONHECIMENTO, O PODER E A FORÇA OU AXÉ MAIOR SOBRE AS FOLHAS, AINDA  QUEM TEM É O ORIXÁ OSSÃE. O  PODER DE OSSÃE FOI DIVIDIDO, MAS PERMANECE O SEGREDO COM ELE.
OSSÃE TEM UMA AURA DE MISTÉRIOS EM TORNO DE SI E A SUA ESPECIALIDADE, APESAR DE MUITO IMPORTANTE, NÃO FAZ PARTE DAS ATIVIDADES COTIDIANAS, COMO A LUTA, A CONQUISTA, A COMUNICAÇÃO OU A CACA, CONSTITUINDO MAIS UMA TÉCNICA, UM RAMO DO CONHECIMENTO QUE É EMPREGADO QUANDO NECESSÁRIO - O USO RITUALÍSTICO DAS PLANTAS PARA QUALQUER CERIMÔNIA LITÚRGICA,  COMO FORMA CONDUTORA DA BUSCA DO EQUILÍBRIO ENERGÉTICO, DE CONTATO DO HOMEM COM O ORIXÁ, QUE NADA MAIS É DO QUE SUA ESSÊNCIA.
"SÃO MUITOS OS GUERREIROS NUMA TRIBO, MAS POUCOS OS FEITICEIROS".
OSSÃE É REVERENCIADO COM DANÇA, O MÉDIUM DEVE SAUDAR O ORIXÁ COM AS PALMAS DAS MÃOS VIRADAS PARA BAIXO, COMO SE ESTIVESSE ACARICIANDO O SOLO.

COR A SER MENTALIZADA: VERDE E AMARELO

O QUE SER MENTALIZADO: AS FLORESTA FECHADA.

ELEMENTO: TERRA

CÂNTICO: SUAVE, ROGATIVO, COMO SE ESTIVESSE PEDINDO A PROTEÇÃO A CURA AO MESMO TEMPO.

QUINA FOLHA LÁ NO TEMPO
QUINA FOLHA LÁ NO TEMPO
PRA FAZER O AMACI (BIS)
QUINA FOLHA LÁ NO TEMPO
QUINA FOLHA LÁ NO TEMPO
E PEÇA PRA OSSÃE
O QUE TEM PRA PEDIR

GUIAS: NA UMBANDA NÃO SE DÁ FILIAÇÃO A OSSÃE, POR ESTE MOTIVO NÃO TEM GUIA. MAS O ORIXÁ É CULTUADO DEVIDO AO PODER QUE TEM DE CONTROLAR TODAS AS FOLHAS E SEUS SEGREDOS.

CARACTERÍSTICAS DE SEUS FILHOS: NA UMBANDA NÃO SE DÁ FILIAÇÃO PARA OSSÃE.

DIA EM QUE SE COMEMORA OSSÃE: 20 DE JANEIRO, OU SEJA, JUNTO COM OXÓSSI (DE ACORDO COM O CALENDÁRIO OFICIAL DE UMBANDA).

DIA DA SEMANA: QUINTA FEIRA

O QUE PEDIR A ESTE ORIXÁ: SABEDORIA, SAÚDE, CAPACIDADE PARA CONTROLAR SEUS SENTIMENTOS E EMOÇÕES, PAZ EM CASA, NO TRABALHO. INTUIÇÃO PARA SABER LIDAR LITURGICAMENTE COM AS ERVAS.

FLORES: TODAS, SEM EXCEÇÃO.

FRUTAS: TODAS, SEM EXCEÇÃO, EM ESPECIAL O ABACATE, AMENDOIM E PEQUI.

ERVAS: TODA A FLORA LHE PERTENCE DE FATO, PARTICULARMENTE AS RAÍZES E AS SEMENTES.

BEBIDAS:  SUMO DE SUAS PRÓPRIAS ERVAS E  FRUTOS, VINHO TINTO OU BRANCO DOCE. (POIS O VINHO É FEITO DA UVA).

MINERAL: MERCÚRIO

SAUDAÇÃO: "EUÊ-Ô! EUÊ-Ô! OSSAIYN"
EUÊ = (FOLHA)
O = (SALVE)
SIGNIFICA "SALVE O SENHOR DAS FOLHAS"
OSAN = DEUS DA SAÚDE
IYN = GLORIFICADO
SIGNIFICA "SALVE O GLORIFICADO DEUS DA SAÚDE E SENHOR DAS FOLHAS"

OFERENDAS: TODAS AS VEZES QUE OS ZELADORES OU DIREÇÃO ESPIRITUAL DA CASA PERCEBEREM A NECESSIDADE DE UM FILHO FAZER UMA OFERENDA PARA UM ORIXÁ, LHE SERÁ DADO O PEDIDO E MARCADO O DIA A SER FEITO.

PONTOS


APANHA FOLHA COM FOLHA, MI TATA MIRÔ
APANHA FOLHA COM FOLHA, MI TATA MIRÔ
EU SOU FILHO DE OSSÃE, MI TATA MIRÔ
OSSÂIM É O REI DAS FOLHAS, MI TATA MIRÔ

PEDRINHA ROLOU NO TELHADO,
CORRO LOGO PRA VER QUEM É (BIS)
DEVE SER ORIXÁ OSSÃE
MEU DEUS VOU VER O QUE QUER (BIS)

* FALAMOS ANTERIORMENTE QUE NA UMBANDA NÃO SE DÁ FILIAÇÃO A OSSÃE, MAS NO PONTO QUER DIZER QUE SOMOS FILHOS DA TERRA, PORQUE OSSÃE TAMBÉM REPRESENTA A TERRA E AS ERVAS QUE DELA NASCE, POR ISSO PEDIMOS LICENÇA QUANDO VAMOS UTILIZA-LAS.

Nenhum comentário: