sexta-feira, 4 de maio de 2012


A casa Branca de Oxalá,convida seus filhos e amigos para a festa do Preto Velho no dia 16 ( Quarta feira) às 20:00
 


AS SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO

Num cantinho de um terreiro, sentado num banquinho, pitando o seu cachimbo, um triste velho chorava.
Dos olhos molhados de seu médium, grossas lágrimas desciam-lhe pela face e não sei porque as contei... eram sete.
Na incontida vontade de saber, aproximei-me e o interroguei: "Fala meu Preto Velho, diz ao teu filho porque externas assim tão visível dor ?"
E ele suavemente respondeu:
Estais vendo esta multidão que entra e sai ? As lágrima que contastes estão distribuídas a cada um que fazem parte dela
A PRIMEIRA, eu dei estes indiferentes que aqui vem em busca de distração para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber ou entender...
A SEGUNDA, a estes eternos duvidosos que acreditam desacreditando, na expectativa de um milagre que os façam alcançar aquilo que seus próprios merecimentos negam...
A TERCEIRA, distribuí aos maus, aqueles que somente procuram a Umbanda em busca de vingança, desejando prejudicar os seus semelhantes...
A QUARTA, dei aos frios e calculistas que sabem que existe uma força espiritual e procuram beneficiarem dela de qualquer forma e não conhece a palavra gratidão...
A QUINTA, chega suave... tem o riso, o elogio da flor dos lábios, mas se olharem bem o semblante para quem ela é dirigida, verão escrito: Creio na Umbanda, no teu Zambi, nos teus Caboclos e Pretos Velhos mas somente se resolverem meu caso, me curarem disto ou daquilo...
A SEXTA, eu dei aos fúteis que vão de Centro em Centro, acreditando em nada, buscando aconchegos e conchavos e seus olhos revelam um só interesse deferente...
A SÉTIMA, filho, notas como foi grande e deslizou pesada ? Foi a última lágrima; aquela que vive nos olhos de todos os Orixás.
Fiz doação desta aos Médiuns vaidosos que só aparecem no Centro em dias de festa e faltam aos trabalhos de CARIDADE e DESENVOLVIMENTO.
Esquecem que existem tantos irmãos precisando de CARIDADE e tantas crianças precisando de amparo MATERIAL e ESPIRITUAL. Esquecem que, ajudados foram, agora é hora de ajudar.
Assim, filho meu, para estes todos é que vistes deslizar uma a uma, AS SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO.
Então com minha alma em pranto, tornei a perguntar:
"Não tens mais nada a me dizer, meu PRETO VELHO ?"
Vi um clarão em seu rosto e ele me respondeu:
"Mando a luz da minha transfiguração para aqueles que esquecidos pensam que estão... Mas eles formam a maior dessas multidões.
São os humildes, os simples, estão na UMBANDA pela UMBANDA, na confiança pela razão. São meus filhos de fé.
São "aparelhos" trabalhadores, silenciosos, cujas ferramentas se chamam DOM e FÉ, e cujos "salários" de cada noite são pagos quase sempre com uma só moeda, que traduz o seu valor numa única Palavra...INGRATIDÃO."