quarta-feira, 30 de maio de 2012

RITOS DA CASA BRANCA

RITO INDIVIDUAL


O RITO DO MÉDIUM DA CASA BRANCA DE OXALÁ INICIA- SE NO MOMENTO EM QUE ELE SE DECIDE A FAZER PARTE DA CORRENTE; É A VIGILÂNCIA, O CUIDADO, COM AS ENTIDADES QUE COM ELE TRABALHAM, O CUIDADO  CONSIGO MESMO OBSERVANDO SEMPRE A HIGIENE CORPORAL, A ATENÇÃO COM  SUA SAÚDE FÍSICA, MENTAL E ESPIRITUAL. TOMAR SEMPRE UM BANHO DE DESCARREGO ANTES DAS REUNIÕES E PRINCIPALMENTE TER A VONTADE INTERIOR DE PRESTAR ALGUM AUXÍLIO AO PRÓXIMO.

O CAMINHO INICIÁTICO


É DE LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE QUE O MÉDIUM SE INICIA NA UMBANDA. NÃO DEVE NUNCA HAVER PRESSÕES, NEM MEDOS E SUPERSTIÇÕES; MUITO MENOS PROMESSAS QUE POSSAM DESPERTAR NO MÉDIUM VAIDADES E ANSEIOS DE PODER OU DE MILAGRES.
INICIAÇÃO QUER DIZER CAMINHAR PARA DENTRO, OU SEJA CONHECER -SE MELHOR. O INICIANDO É PORTANTO AQUELE QUE DECIDIU CAMINHAR PARA DENTRO DE SI MESMO, EM BUSCA DA SUA VERDADE.

EXISTEM  7  PASSOS INICIÁTICOS. QUATRO DELES NÓS CHAMAMOS DE INICIAÇÕES ESSENCIAIS, OU SEJA,  AQUELAS QUE SÃO DETERMINADAS PELOS ZELADORES DA CASA E  QUE OS MÉDIUNS,  PARA FREQÜENTAR A CASA,  TÊM QUE  FAZÉ-LAS.

1.      VINCULAÇÃO


APÓS O MÉDIUM TOMAR CONHECIMENTO DAS NORMAS DO TERREIRO. É A LIGAÇÃO OFICIAL DO MÉDIUM A CASA E DE SUAS ENTIDADES À CASA BRANCA DE OXALÁ. AS ENTIDADES E O MÉDIUM PASSAM A FAZER PARTE DA EGRÉGORA DA CASA BRANCA. O QUE NÃO QUER DIZER QUE ELE ESTÁ " PRESO" À CASA, POIS RELIGIÃO É ANTES DE TUDO LIBERDADE DE ESCOLHA, MAS A PARTIR DO MOMENTO DA VINCULAÇÃO TEM DETERMINADAS RESPONSABILIDADES A CUMPRIR. ESSA RESPONSABILIDADES CONTINUAM ATÉ O MOMENTO EM  QUE ELE, O MÉDIUM,  

POR DECISÃO PRÓPRIA NÃO MAIS QUISER FREQÜENTAR A CASA. NESTA INICIAÇÃO O MÉDIUM GANHA A GUIA DA CASA, DE LÁGRIMAS DE NOSSA SENHORA, DETERMINADA PELO GUIA CHEFE DA CASA , PAI JOAQUIM DE ANGOLA.

OBS.: O MÉDIUM SÓ SERÁ VINCULADO COM A AUTORIZAÇÃO DE PAI JOAQUIM.

2.      EXÚ/POMBA GIRA


É A LIGAÇÃO OFICIAL DO EXÚ  POMBA GIRA DO MÉDIUM  À CORRENTE DOS EXÚS  POMBAS GIRAS DA CASA, TENDO  A RESPONSABILIDADE DE ZELAR E GUARDAR OS MÉDIUNS. NO CASO DO MÉDIUM NÃO TER AINDA SEU EXÚ OU POMBA GIRA MANIFESTADO ELE FARÁ A INICIAÇÃO E TERÁ COMO "PADRINHO"(DIGAMOS ASSIM) UM EXÚ OU POMBA GIRA QUE JÁ ESTÁ VINCULADO A CASA OU UM DOS EXÚS OU POMBA GIRA DOS ZELADORES. NESTA INICIAÇÃO O MÉDIUM GANHA A GUIA DE EXÚ OU POMBA GIRA. 

OBS.: O MÉDIUM SÓ FARÁ A INICIAÇÃO COM A AUTORIZAÇÃO DE PAI JOAQUIM

3.      AMACÍ


NO ESPAÇO DE 7, 14 OU 21 DIAS APÓS A INICIAÇÃO DE EXÚ. É UM BANHO DE PURIFICAÇÃO DESTINADO A AURA , OU CORPO ASTRAL E PRINCIPALMENTE À CABEÇA DO INICIANDO. AS ERVAS SÃO MACERADAS E FICAM EM REPOUSO NA ÁGUA. SÃO MOLHADAS AS PARTES ESSENCIAIS DO MÉDIUM, OU SEJA A CABEÇA PARA QUE ELE TENHA SEMPRE BONS PENSAMENTOS, AS MÃOS PARA QUE ELE SEMPRE SAIBA FAZER O BEM, E OS PÉS, PARA QUE ELE SAIBA ONDE CAMINHAR  E SE CONDUZIR COM PUREZA E DIGNIDADE.

4.      OXALÁ


É A HARMONIZAÇÃO QUE CADA MÉDIUM FAZ COM A ENERGIA DESTE ORIXÁ. COM ISTO ELE RECEBE A GUIA DE OXALÁ TERMINANDO ASSIM AS INICIAÇÕES COMPULSÓRIAS OU ESSÊNCIAIS. A PARTIR DAÍ A ESCOLHA DE CONTINUAR É DO MÉDIUM OU DE SEUS GUIAS.

OBS.: O MÉDIUM SÓ FARÁ A INICIAÇÃO COM A AUTORIZAÇÃO DE PAI JOAQUIM

5.      DOIS ORIXÁS


É A HARMONIZAÇÃO DE CADA MÉDIUM COM AS ENERGIAS DOS SEUS DOIS ORIXÁS ( OS QUE ELE TEM MAIS AFINIDADE FLUÍDICA , ESPIRITUAL E ENERGÉTICA) NESTA INICIAÇÃO O MÉDIUM GANHA AS GUIAS DE SEUS DOIS ORIXÁS.

6.      SACERDÓCIO


É A HARMONIZAÇÃO DO MÉDIUM COM OS DOZE ORIXÁS, SEU COMPROMISSO DE SERVIR A UMBANDA .

OBS.: PARA ESSA INICIAÇÃO EXISTEM CRITÉRIOS QUE SERÃO CONHECIDOS POSTERIORMENTE.

7.      CONFIRMAÇÃO SACERDOTAL


SETE MESES APÓS O SACERDÓCIO. AO SER REALIZADA ESTA INICIAÇÃO O SACERDOTE GANHA ENTÃO TODOS OS DIREITOS DE ADMINISTRAR SUA PRÓPRIA CASA DE UMBANDA, OU NUMA NECESSIDADE SUBSTITUIR OS ZELADORES DA CASA. TEM A PERMISSÃO E O RESPEITO DO CAMPO ASTRAL, DAS ALMAS,  PARA DIRIGIR COORDENAR E ASSUMIR DE FATO E DE DIREITO, UM TEMPLO UMBANDISTA.

Nenhum comentário: