quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

BATISMO

A casa Branca de Oxalá, vai celebrar o Batizado de Quinze crianças, hoje dia 01/12/2010.
Que sejam muito bem vindas na nossa Casa.
Abaixo transcrevemos o Ritual do Batismo.
Fraternalmente Mãe Maria


LITURGIA DO BATISMO

======== Neste momento os batizandos entrarão no Templo, junto com pais e padrinhos, e serão recebidos pelos presentes com um ponto especial ao som de palmas:

HOJE É DIA DE NOSSA SENHORA...

UMBANDA É FORÇA MEU PAI...

========Inicia-se o ritual da mesma maneira que se inicia a sessão. Abre-se a gira, com a defumação de todos, cantando a seguir para o Tronqueira, seu Miromba, para os Exus da Casa, e assim por diante, até o cruzamento do terreiro. Após o cruzamento, virá o guia chefe da casa e os outros sacerdotes fazem o Batismo.

Pelo batismo, o nosso Espírito toma consciência de que tem dentro de si a Centelha Divina e que a mesma é proveniente dessa Santa Trindade. O batismo nos dá a consciência de que somos filhos do Pai, irmãos de Cristo, e que nosso corpo é o templo dos Orixás. O batizado deve também ensinar-nos a viver, nos limites de nossa natureza. Reunidos pela Santa Trindade, e por isso responsável pela União de todos os irmãos em nome de Oxalá.

O Ritual do Batismo inicia-se pelo nome. O nome exprime a identidade pessoal a ser reconhecida pelos outros, chamada a colocar-se a serviço de todos seus irmãos em Cristo. No batismo, reconhece-se oficialmente o nome da criança.

=========O celebrante pede aos pais que falem, em voz alta o nome das crianças. ............................. Por isso, cada ser humano é um ser único, diferenciado, tanto no que tange à matéria na qual o espírito está encarnado como no tocante ao próprio espírito. O nome equivale à própria pessoa. O nome, em outras palavras, pode e na maioria das vezes determina a missão do ser neste mundo e a sua própria história espiritual.

========O celebrante falará aos batizandos chamando-os pelo nome:

“RAFAELA, DANTHER, ADRIAN, ALAN, MARIA EDUARDA, YARA, FERNANDA, MATHEUS, RODOLFO, ALEXIA, JOÃO FRANCISCO, SAMUEL, CAUÃ, LUDIMILA E GEOVANNA e dizer em seguida:

Você no futuro deverá, quando já independente, ser aceito com suas próprias idéias, com seus sentimentos e sua maneira de ser. Mas, durante a sua infância e adolescência, e em especial nos seus sete primeiros anos, cabe ao seu pai, à sua mãe e aos seus padrinhos, cuidarem da sua formação espiritual, pois esses ensinamentos dados na época certa serão, sem nenhuma dúvida, a base do seu caráter. Por isso, quando os pais pedem o batismo para seus filhos, estão assumindo o compromisso de educá-los na fé Cristã e propiciar aos filhos a convivência com a religião. No cumprimento deste compromisso de educar seus filhos na fé, os pais são ajudados pelos padrinhos.

========A seguir o celebrante inicia o cruzamento com a Pemba. O cruzamento com a Pemba simboliza o pertencimento, do batizando, à religião Umbandista Cristã. O sinal do cristão é a cruz de Cristo. Quem é marcado com a cruz tem a Centelha Divina dentro de si e é, portanto filho de Deus.

Eu te cruzo com esta pemba Sagrada, para que você tenha paz, saúde e possa vencer todos os seus desafios.

Que esta pemba traga até você toda sua energia benéfica afastando todos os males que possam te atingir

========A seguir, o celebrante derramará sobre a cabeça a água do Batizando, repetindo seu nome e explicará a todos.

A água é o símbolo de todas as emoções. Essa água que agora derramo na sua cabeça é o símbolo da vida espiritual. E o renascimento de seu espírito para a vida Terrena. Que ela seja plena de harmonia amor e paz. Que Obatalá, Oxalá, e todos os Orixás te abençoe, hoje e sempre.

========Neste momento o celebrante começa a unção do batizando com o Óleo Bento e será cruzados fronte, testa, nuca, Chacra Coronário, Plexo Solar, mãos e pés do batizando.

Este Óleo significa a presença, em você da energia de todos os Orixás. Ele significa que você buscará, ao longo de sua vida, ser um elemento irradiador das energias benéficas dos Orixás. Este óleo significa a força que você, terá para e pela fé Umbandista, vencer todo o mal que possa chegar a você e lapidar a Centelha divina para alcançar sua Luminosidade.

========Neste momento o sal é colocado na boca do Batizando.

O ritual de batismo, na Umbanda, em que cristais de sal são colocados nos lábios dos recém-nascidos, o sal toma o sentido de sabor da vida, da sabedoria, da aliança com Olorum. Por isso, Cristo fala “vós sois o sal da terra (Mat. cap. 5 v.13)”, ou seja, vocês terão o sabor necessário, a sabedoria exigida para todos que perto de você chegar possa ser transmitido à palavra viva do amor e caridade. Pois o sal é o símbolo da sabedoria e da religiosidade e do poder das palavras de Cristo.

========Neste momento os padrinhos acendem a vela que está em sua mão na vela que está na mesa.

A vela representa a luz espiritual, pois como disse Jesus aos seus discípulos quando os mandou pregar: “Vós sois a luz do mundo... Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras" (Mt 5,14-16), e para que todos nós possamos ascender nossa própria luz.

Vocês, como filhos de Deus, portadores da Centelha divina Façam com que esse batismo possa levar a todos a Responsabilidade de indicar a luz a um espírito e que suas obras sirvam de bom exemplo por onde você passar. Assim, como a vela tende a difundir em torno de si a sua luz e o seu calor, também você, umbandistas, cristãos, pelo batismo, deve difundir em torno de si o Reino de Deus.

COMPROMISSO DOS PAIS E PADRINHOS FRENTE À UMBANDA

Nós, Pais e Padrinhos e Comunidade, nos comprometemos a estarmos juntos de vocês, em todos os momentos, de sucesso e dificuldades em sua vida, pois é nossa responsabilidade primar pela sua evolução é de fazer com que você caminhe sempre na direção de Deus, no sentido de seu crescimento espiritual. Para isso, devemos fazer prevalecer entre nós e você o amor e o respeito, dando-lhe a certeza de que sempre nos terá a seu lado, orientando-o e apoiando-o em sua caminhada, pois este é um compromisso que, vindo de vidas anteriores, se manterá em nossas vidas futuras, e este compromisso se estenda por toda esta comunidade da Casa Branca de Oxalá.

Sacerdote- QUEREMOS DESTACAR QUE A UMBANDA RECONHECE A SUA PRESENÇA NO MUNDO, ONDE VOCÊ ESTÁ PARA UM CAMINHO DE PAZ E UM TRABALHO DE HARMONIZAÇÃO A FAVOR DOS SERES HUMANOS COM QUEM VOCÊ CONVIVE E CONVIVERÁ

QUE A INSPIRAÇÃO DIVINA ESTEJA SEMPRE EM SUA MENTE E QUE AS BENÇÃOS DE OLORUM, OXALÁ, TODOS OS ORIXÁS E TODAS AS ALMAS QUE TANTO NOS AMPARAM E AJUDAM O AUXILIEM EM SUA SUBLIME MISSÃO.

Aqui termina o ritual com cânticos de elevação umbandista.

REFLETIU...

QUANDO EU VIM NA UMBANDA...

LÁ NO CÉU UMA LUZ BRILHOU......

Nenhum comentário: