terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Pai de Terreiro

A INCUMBÊNCIA DE DIRIGENTE DE UMBANDA, COMO DENOMINAM CARINHOSAMENTE DE PAI OU MÃE DE TERREIRO, É CARMA OU MÉRITO?
O MÉDIUM QUE RECEBE DA ESPIRITUALIDADE A MISSÃO DE
DIRIGIR UM AGRUPAMENTO DE OUTROS MÉDIUNS, O FAZ, EM PRIMEIRO LUGAR POR NECESSIDADE DE EVOLUÇÃO E EM SEGUNDO LUGAR PORQUE POSSUI A CONFIANÇA DAQUELES QUE LHE DÃO TAL INCUMBÊNCIA.VAMOS FALAR DAQUELES QUE RECEBERAM A MISSÃO DO PLANO ESPIRITUAL, PROJETO REALIZADO ANTES DE SUA ENCARNAÇÃO NA TERRA E NÃO DAQUELES DIRIGENTES " FEITOS" EM CURSOS.
TAREFA MEDIÚNICA DAS MAIS DIFÍCEIS E QUE EXIGE DEDICAÇÃO TOTAL DAQUELE ESPÍRITO REENCARNADO, ALÉM DE DOSE EXTREMA DE PACIÊNCIA, PERSEVERANÇA, HUMILDADE E AMOR. MAS AO MESMO TEMPO, EXIGE DELE TAMBÉM PULSO FIRME E FORTE PERSONALIDADE PARA IMPOSSIBILITAR QUE SUA COLHEITA SEJA PREJUDICADA PELA INVASÃO DE MAU EPÍRITOS.A DIFICULDADE DE CUMPRIR A TAREFA DE DIRIGENTE SEMPRE SE ACENTUA DENTRO DO TERREIRO, COM OS MÉDIUNS TODO MÉDIUM DE TAREFA, É UM SER ENCARNADO PARA CURAR SEU ESPÍRITO ENDIVIDADO E O TERREIRO É O HOSPITAL ONDE VAI SE INTERNAR POR UM LONGO TEMPO DE SUA VIDA NA TERRA. SABEMOS QUE A MAIORIA DOS PACIENTES SÃO IMPACIENTES, NÃO É MESMO? E AÍ É QUE COMPLICA!
O DIRIGENTE TAMBÉM NÃO DEIXA DE SER UM DOENTE QUE ALÉM DE SE TRATAR, AGORA PODE ESTAGIAR AJUDANDO AOS MÉDIUNS DE SUA CORRENTE " HOSPITALAR". ISSO NÃO O COLOCA COMO UM SEMI-DEUS PERFEITO DO QUAL NÃO SE ADMITEM MAIS ERROS, MUITO MENOS COMO ALGUÉM QUE TUDO PODE, EM QUALQUER HORA E EM QUALQUER SITUAÇÃO.
DELE SERÁ EXIGIDO POSTURAS MAIS FIRMES BEM COMO ENTENDIMENTO MAIS APURADO. ELE DEVERÁ SE APRIMORAR CONSTANTEMENTE COM ESTUDO E REFORMA ÍNTIMA, EXIGINDO DA CORRENTE IGUAL COMPROMISSO. TAIS POSTURAS SERÃO NECESSÁRIAS EM FUNÇÃO DO TAMANHO DE SUA RESPONSABILIDADE E DENTRE ELAS ESTÁ A DE CORTAR O MAL PELA RAIZ, PRIORIZANDO SEMPRE A CORRENTE COMO UM TODO, SEM PRIVILÉGIOS A QUEM QUER QUE SEJA.AO ASSUMIR TAL POSTO DIANTE DA ESPIRITUALIDADE, ANTES DE REENCARNAR, JÁ ESTARÁ CONSCIENTE DE QUE SUA VIDA NÃO SERÁ " COMUM" E QUE CERTAMENTE TERÁ QUE ABDICAR DE MUITAS COISAS MATERIAIS, EM FAVOR DO LADO ESPIRITUAL.

O TERMO PAI E MÃE AGRACIA O MÉDIUM COM A POSTURA DE SE COLOCAR COMO TAL, AMPARANDO, EDUCANDO E AUXILIANDO A CORRENTE COMO VERDADEIROS FILHOS DE SEU CORAÇÃO. TAREFA MAIS DIFÍCIL AINDA, POIS ESSES " FILHOS" NÃO VIERAM DE SEU VENTRE E NÃO NASCERAM ONTEM. SÃO ADULTOS, VICIADOS E COM PERSONALIDADE FORMADA. CADA UM COM SEUS EGOS AFLORADOS, COM SUAS NECESSIDADES DE EFORMULAÇÃO E O FATO DE PORTAREM A MEDIUNIDADE, JÁ OS QUALIFICA COMO DEVEDORES EM POTENCIAL.
E CERTAMENTE, REEDUCAR UM ADULTO É MUITO MAIS DIFÍCIL DO QUE EDUCAR UMA CRIANÇA. É PEPINO TORTO. OBSERVO NOS TERREIROS POR ONDE ANDO QUE MUITO SE EXIGE DO DIRIGENTE E MUITO POUCO SE RETRIBUI. FALTA NOS MÉDIUNS, DESDE RESPEITO ATÉ AQUILO QUE OS DEVERIA MOVER DENTRO DA CORRENTE, QUE É AMOR. HUMILDADE ENTÃO, MEUS FILHOS, É COISA RARA. EM COMPENSAÇÃO SOBRA BAJULAÇÃO, GERALMENTE USADA COMO MEIO DE SE FAZER PREFERIDO NA CORRENTE.
A TAREFA É TÃO ÁRDUA QUE MUITOS DESISTEM NA METADE DA CAMINHADA, OUTROS SE CORROMPEM, MAS, AINDA BEM QUE UMA GRANDE MAIORIA VOLTA À CASA COM SUA COROA ILUMINADA PELA LUZ DO DEVER CUMPRIDO E A ESTES, O MÉRITO DE CONSEGUIR DAR UM SALTO EM SUA EVOLUÇÃO.

Nenhum comentário: