sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Ervas

COMO DEVEMOS TRATAR AS ERVAS NA UMBANDA ?
R -AS ERVAS “AS ERVAS DEVEM SER COLHIDAS EM SEU HÁBITAT NATURAL, EM SEU ESTADO NATIVO; DEVEM SER OBSERVADAS AS INFLUÊNCIAS DOS CICLOS LUNARES, HORÁRIO DO DIA E ESTAÇÕES DO ANO, TAMBÉM, PARA SUA COLETA. DEVEM SER CUIDADOSA E AMOROSAMENTE SELECIONADAS E SUA SECAGEM FEITA DE ACORDO COM OS ASPECTOS DE CADA VEGETAL. TODOS ESTES FATORES INFLUENCIAM DE MANEIRA SIGNIFICATIVA, NA ATUAÇÃO DESTAS ERVAS NO SER HUMANO, SOMADOS TAMBÉM AOS COMPONENTES BIOQUÍMICOS DE CADA EXEMPLAR DO REINO VEGETAL. UTILIZAR-SE DE PLANTAS PARA ALIMENTAÇÃO OU CURA É UMA RELAÇÃO HOMEM/VEGETAL QUE EXISTE HÁ MUITO TEMPO. E HOJE QUANTO MAIS NOS TORNAMOS ÍNTIMOS DESTE PROCESSO, MAIS ESTAREMOS APROXIMANDO-NOS DA PUREZA E DA ORIGEM DE NOSSA VIDA; NOSSO FÍSICO PURIFICA-SE E ABRE-SE A OPORTUNIDADE PARA UMA HARMONIA MAIS COMPLETA."
“AS ERVAS, PÔR CONSERVAREM CARACTERÍSTICAS NATURAIS E OS PROCESSOS DE OBTENÇÃO SEREM ARTESANAIS E HARMÔNICOS, MANTÉM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS E MAIS SUTIS QUE PODERÃO NÃO ASSEMELHAR-SE COM "PRODUTOS COMERCIAIS", OBTIDOS PÔR OUTROS PROCESSOS E INTENÇÕES. "
OS PRINCÍPIOS ATIVOSAS PLANTAS SINTETIZAM COMPOSTOS QUÍMICOS A PARTIR DOS NUTRIENTES DA ÁGUA E DA LUZ QUE RECEBEM. MUITOS DESSES COMPOSTOS OU GRUPOS DELES PODEM PROVOCAR REAÇÕES NOS ORGANISMOS, ESSES SÃO OS PRINCÍPIOS ATIVOS. ALGUMAS DESSAS SUBSTÂNCIAS PODEM OU NÃO SER TÓXICAS, ISTO DEPENDE MUITO DA DOSAGEM EM QUE VENHAM A SER UTILIZADAS. ASSIM, "PLANTA MEDICINAL É AQUELA QUE CONTÉM UM OU MAIS DE UM PRINCÍPIO ATIVO QUE LHE CONFERE ATIVIDADE TERAPÊUTICA".
NEM SEMPRE OS PRINCÍPIOS ATIVOS DE UMA PLANTA SÃO CONHECIDOS, MAS MESMO ASSIM ELA PODE APRESENTAR ATIVIDADE MEDICINAL SATISFATÓRIA E SER USADA DESDE QUE NÃO APRESENTE EFEITO TÓXICO.
- PRINCIPAIS GRUPOS DE PRINCÍPIOS ATIVOS GRUPO DE PROPRIEDADES MEDICINAIS E/OU TÓXICAS UMA PEQUENA PLANTA NÃO TEM APENAS UM PRINCIPIO ATIVO, ELA É COMPOSTA BIOQUIMICAMENTE PÔR DIVERSOS GRUPOS QUÍMICOS, QUE EM FUNÇÃO DE SUA ESTRUTURA DENTRO DA PLANTA, SUA QUALIDADE ENERGÉTICA E VITAL COMPLEXAS COMBINAÇÕES E POSSIBILITAM DIVERSAS APLICAÇÕES.
A SEGUIR VEREMOS OS PRINCIPAIS PRINCÍPIOS ATIVOS E SUA AÇÃO JUNTO AO METABOLISMO E A ESTRUTURA ORGÂNICA DO SER HUMANO. ISTO POSSIBILITA IDENTIFICARMOS DIVERSAS PLANTAS COM ESTES AGENTES BIOQUÍMICOS TORNANDO POSSÍVEL UMA VARIAÇÃO MAIOR NA COMPOSIÇÃO DE AGENTES FITOTERÁPICOS.

Nenhum comentário: