domingo, 2 de agosto de 2009

umbanda 2

A VIDENTE COM CERTA DESCRENÇA E IRONIA PERGUNTOU: - JULGA O IRMÃO QUE ALGUÉM IRÁ ASSISTIR AO SEU CULTO? O CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS RESPONDEU: EM CADA COLINA DE NITERÓI ECOARÁ UMA TROMBETA, ANUNCIANDO O CULTO QUE AMANHÃ SE INICIARÁ . LEVAREI DAQUI UMA SEMENTE, VOU PLANTÁ-LA EM NEVES E ELA SE TRANSFORMARÁ EM UMA ÁRVORE FRONDOSA”. NO DIA SEGUINTE NA CASA DA FAMÍLIA DE ZÉLIO ÀS 20:00 HORAS, COMO HAVIA SIDO MARCADO, ESTAVAM PRESENTES: OS PARENTES DE ZÉLIO, OS MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, VIZINHOS E , INEXPLICAVELMENTE, DO LADO DE FORA UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS ESTAVA A ESPERA DA REUNIÃO. MANIFESTOU-SE ENTÃO O CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS. DECLAROU QUE SE INICIAVA NAQUELE MOMENTO UM NOVO CULTO EM QUE OS ESPÍRITOS DOS VELHOS AFRICANOS - (QUE HAVIAM SERVIDO COMO ESCRAVOS E QUE, DESENCARNADOS, NÃO ENCONTRAVAM UM CAMPO DE AÇÃO NAS SEITAS NEGRAS, JÁ DETURPADAS E DIRIGIDAS EXCLUSIVAMENTE PARA TRABALHOS DE FEITIÇARIA) - E OS ÍNDIOS NATIVOS DE NOSSA TERRA, PODERIAM TRABALHAR EM BENEFÍCIO DOS SEUS IRMÃOS ENCARNADOS, QUALQUER QUE FOSSE A COR, A RAÇA, O CREDO E A CONDIÇÃO SOCIAL. A PRÁTICA DA CARIDADE NO SENTIDO DO AMOR FRATERNO, SERIA A CARACTERÍSTICA PRINCIPAL DESTE CULTO QUE TERIA POR BASE O EVANGELHO DE JESUS E COMO MESTRE SUPREMO O CRISTO. DEU TAMBÉM NOME A ESTE MOVIMENTO RELIGIOSO QUE SE INICIAVA; “UMBANDA QUE SIGNIFICA DEUS AO NOSSO LADO E TAMBÉM DEFINIU A UMBANDA COMO A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO PARA A PRÁTICA DA CARIDADE”.

AS BASES RITUALÍSTICAS DA UMBANDA DITADAS POR PAI ANTÔNIO NO DIA 16 DE NOVEMBRO DE 1908

-NÃO HAVERIA PALMAS E OU ATABAQUES._ NA NOSSA UMBANDA BATEMOS O ATABAQUE EM HOMENAGEM AOS PRETOS E PRETAS VELHAS QUE TIVERAM SUA ORIGEM NA ÁFRICA.
-NÃO HAVERIAM FESTAS SOMENTE COMO INTUITO FESTIVO E DANÇAS.
-OS MÉDIUNS VESTIRIAM SOMENTE BRANCO E NA SUA FORMA MAIS HUMILDE POSSÍVEL, SEM OSTENTAÇÃO.
-O ATENDIMENTO SERIA GRATUITO.

OBS: A PRIMEIRA TENDA DE UMBANDA NO BRASIL FOI A TENDA NOSSA SENHORA DA PIEDADE, CRIADA PELO CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS , AINDA FUNCIONANDO NO RIO DE JANEIRO DIRIGIDA ATUALMENTE POR ZILMÉIA, FILHA DE ZÉLIO DE MORAES.

FINALIDADE DA UMBANDA COMO RELIGIÃO:

DESPERTAR ANSEIOS DE ESPIRITUALIDADE NA CRIATURA HUMANA. E PARA ISTO É NECESSÁRIO UM PERMANENTE ESTADO DE RELIGIOSIDADE, OU SEJA ESTAR SEMPRE EM ESTADO DE VIGILÂNCIA E LIGADOS AOS PLANOS SUPERIORES DO MUNDO ESPIRITUAL.

Nenhum comentário: