domingo, 26 de julho de 2009

Ummbanda1

“REGISTRA A GRAMÁTICA DE KIBUNGO, DO PROFESSOR JOSÉ L. QUINTÃO PÁGINA L07 “ UMBANDA ARTE DE CURAR : QUIMBANDA QUER DIZER O CURANDEIRO.
PARA EXPLICAR A PALAVRA UMBANDA COMO RELIGIÃO, VAMOS ENTÃO FALAR COMO FOI ANUNCIADA ESTA RELIGIÃO NO BRASIL.
EM NITERÓI, DISTRITO DE NEVES, NA RUA DA COVANCA, HOJE RUA MARECHAL FLORIANO PEIXOTO Nº 30 , MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO UMA TRADICIONAL FAMÍLIA LOCAL DE CRENÇA CATÓLICA ACOMPANHAVA A DOENÇA DE UM DE SEUS FILHOS, UMA INEXPLICÁVEL PARALISIA , QUE O MANTINHA ACAMADO POR LONGOS MESES, SEU NOME: ZÉLIO FERNADINO DE MORAES - SUA IDADE 17 ANOS.

NO DIA 14 DE NOVEMBRO DE 1908 , PARA SURPRESA DA FAMÍLIA, O FILHO ZÉLIO SENTOU-SE NA CAMA, TOMADO DE UMA VOZ QUE NÃO ERA A DELE ANUNCIOU QUE NO DIA SEGUINTE ESTARIA CURADO. ISTO DE FATO ACONTECEU.
ELE LEVANTOU-SE NORMALMENTE CONFORME HAVIA SIDO ANUNCIADO. NINGUÉM, SOUBE EXPLICAR O QUE ACONTECEU.
FOI SUGERIDO ENTÃO POR UM AMIGO DA FAMÍLIA QUE ELE FOSSE LEVADO A ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA DO RIO DE JANEIRO,( KARDECISTA) ENTÃO PRESIDIDA POR JOSÉ DE SOUZA.

ERA O DIA 15 DE NOVEMBRO.
ZÉLIO FOI LEVADO A UMA SESSÃO QUE IRIA SE REALIZAR NAQUELA NOITE.
O DIRIGENTE DA REUNIÃO DETERMINOU QUE ZÉLIO SENTASSE À MESA.
DURANTE A REUNIÃO COMEÇARAM A SE MANIFESTAR ESPÍRITOS
QUE SE APRESENTARAM COMO PRETOS VELHOS E ÍNDIOS.

A DIREÇÃO DA MESA CONVIDOU-OS A SE RETIRAR DIZENDO QUE ALI NÃO ERA LUGAR PARA AQUELAS ENTIDADES, CONSIDERADAS ESPIRITUALMENTE ATRASADAS. ZÉLIO TOMADO POR UMA FORÇA ESTRANHA À SUA VONTADE LEVANTOU-SE E PERGUNTOU PORQUE A MESA NÃO ACEITAVA A COMUNICAÇÃO DESTES ESPÍRITOS E PORQUE ERAM CONSIDERADOS ATRASADOS APENAS PELA SUA DIFERENÇA DE COR E CONDIÇÃO SOCIAL. HOUVE UMA DISCUSSÃO ENTRE OS MÉDIUNS E O ESPÍRITO QUE SE MANIFESTAVA ATRAVÉS DE ZÉLIO, E UM DOS MÉDIUNS VIDENTES PERGUNTOU: “PORQUE O IRMÃO FALA NESTE TERMOS? ACHA QUE ESTA MESA ACEITARÁ ESPÍRITOS DE POUCA LUZ , QUE PELO SEU GRAU DE CULTURA FORAM EM OUTRAS ENCARNAÇÕES ATRASADOS? PORQUE O IRMÃO, ( REFERINDO-SE AO ESPIRITO QUE FALAVA ATRAVÉS DE ZÉLIO ) FALA DESTE MODO SE POSSO VER VESTES BRANCAS QUE REFLETEM UMA AURA DE LUZ? EM RESPOSTA, A ENTIDADE QUE SE MANIFESTAVA ATRAVÉS DE ZÉLIO, ANUNCIOU QUE JÁ QUE ALI ELES NÃO PODIAM MANIFESTAR-SE, NO DIA SEGUINTE, NA CASA DO SEU APARELHO IRIA INICIAR UM CULTO NO QUAL OS ESPÍRITOS DE PRETOS VELHOS ESCRAVOS E DE ÍNDIOS PODERIAM DAR SUAS MENSAGENS E ASSIM CUMPRIR A MISSÃO QUE O PLANO ESPIRITUAL LHES CONFIARA. ENTÃO A MÉDIUM VIDENTE PERGUNTOU COM QUEM ESTAVA FALANDO: O ESPÍRITO RESPONDEU: SE QUEREM UM NOME, QUE SEJA ESSE : CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS, PORQUE PARA MIM NÃO HAVERÁ CAMINHOS FECHADOS. A

Nenhum comentário: