sexta-feira, 1 de maio de 2009

5º parte da cartilha

O QUE É O SINCRETISMO RELIGIOSO?

VEJAMOS NO DICIONÁRIO:
SINCRETISMO:SUBSTANTIVO MASCULINO
ATO OU FATO DE SE COLIGAREM PARTES INIMIGAS; CONCILIAÇÃO
RUBRICA: RELIGIÃO.
FUSÃO DE DIFERENTES CULTOS OU DOUTRINAS RELIGIOSAS, COM REINTERPRETAÇÃO DE SEUS ELEMENTOS.

NAQUELA ÉPOCA OS NEGROS ERAM TRAZIDOS PARA O BRASIL, E PARA AS CASAS DE SEUS SENHORES, OBRIGADOS A SEREM BATIZADOS, RECEBER UM NOME BRASILEIRO E ADOTAR A DOUTRINA CATÓLICA...ENTÃO CADA SANTO TOMOU O SEU PAPEL DE ORIXÁ, MAS NA REALIDADE OS PRIMEIROS NEGROS NÃO CULTUAVAM OS SANTOS.
NO CASO DOS ORIXÁS VEMOS COM MAIS PROPRIEDADE O SINCRETISMO, E NO NOME DAS ANTIGAS TENDAS E TERREIROS DE UMBANDA O NOME DE SANTOS CATÓLICOS OU NOMES YORUBANOS.
VAMOS CONCLUIR QUE O SINCRETISMO RELIGIOSO QUE OS NEGROS FAZIAM E SE FAZIAM ERA PARA NÃO SOFRER AS DURAS PENAS DE SEUS SENHORES. UM NEGRO QUANDO ESTAVA LOUVANDO SÃO JORGE NA REALIDADE ELE ESTAVA LOUVANDO OGUM,OU TATETO INCOSSUBURÊ OU O NOME QUE LEVAVA DE ACORDO COM A NAÇÃO E O LUGAR ONDE ELE VIVERA ANTES DO CATIVEIRO.UM HÁBITO QUE TEMOS E NÃO SABEMOS PORQUE É DE CHEGAR A UMA CASA DE UMBANDA OU CANDOMBLÉ E SALDAR O CHÃO E DEPOIS O CONGÁ.ANTIGAMENTE QUANDO O NEGRO CONSTRUÍA UMA IGREJA OU UMA CAPELA ELE ERA OBRIGADO A COLOCAR O QUE O SENHOR BRANCO MANDAVA NOS ALTARES.ELE ASSIM O FAZIA, MAS NO CHÃO ELE "PLANTAVA" OS SEUS FUNDAMENTOS.ENTÃO NA HORA DE REZAR ELE REZAVA PARA OS SEUS ORIXÁS.AS SETE PRIMEIRAS TENDAS FUNDADAS POR ZÉLIO DE MORAES TÊM NOME DE SANTO CATÓLICOS POR CAUSA DA PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA QUE A IGREJA TINHA COM A UMBANDA OU CANDOMBLÉ.
REMEMORANDO AS TENDAS SÃO:
1-TENDA N. SRA. DA CONCEIÇÃO PRES. LEAL DE SOUZA
2-TENDA N. SRA. DA GUIA
3-TENDA SANTA BÁRBARA PRES. JOÃO SALGADO
4-TENDA SÃO PEDRO PRES. JOSÉ MENDES
5-TENDA OXALÁ PRES. PAULO LAVOIS
6-TENDA SÃO JORGE JOÃO SEVERINO RAMOS
7-TENDA SÃO JERÔNIMO PRES. JOSÉ ÁLVARES PESSOA


O QUE É KIMBANDA?

"REGISTRA A GRAMÁTICA DE KIBUNGO, DO PROFESSOR JOSÉ L. QUINTÃO, PÁGINA 107"
UMBANDA ARTE DE CURAR : QUIMBANDA QUER DIZER O CURANDEIRO.
VAMOS OBSERVAR TAMBÉM AS VÁRIAS DEFINIÇÕES DE QUIMBANDA OU KIMBANDA
QUIMBANDA OU ( KIMBANDA ) TEM SUA FONTE DE ORIGEM NO QUIBUNDO QUE É UMA MISTURA DE DIALETOS AFRICANOS, CRIADO PELO GOVERNO PARA SER ENSINADO NAS ESCOLAS DAS COLÔNIAS PORTUGUESAS, AFIM DE QUE TODOS ANGOLENSES SE ENTENDESSEM ENTRE SI NAS REGIÕES TRIBAIS DE ANGOLA E MOÇAMBIQUE.
BASEADO NESTA ESTRUTURA VEJAMOS: QUIM OU KIM, QUER DIZER EM LINGUAGEM AFRICANA, MÉDICO OU GRÃO-SACERDOTE DOS CULTOS BANTOS. BANDA QUER DIZER LUGAR OU CIDADE.
CHEGAMOS À CONCLUSÃO DE QUE EM NOSSO IDIOMA, QUIMBANDEIRO QUER DIZER GRÃO-SACERDOTE DOS CULTOS BANTOS, VINDOS DE ANGOLA, MOÇAMBIQUE E BENGUELA.

QUIMBANDA = CURANDEIRO-ADIVINHO, NECROMANTE, EXORCISTA, MAGO, POR EXTENSÃO- MÉDICO, BENZEDEIRO, TODO AQUELE QUE BUSCA A ANUNCIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS FATOS, ATRAVÉS DOS MAIS VARIADOS PROCESSOS.

O QUIMBANDA TRATA AS ENFERMIDADES DIAGNOSTICADAS POR ADIVINHAÇÃO, DEBELA OS AZARES, RESTABELECE A HARMONIA E FAZ A ANULAÇÃO DE DEMANDAS.
BUSCA A CURA, NAS MATAS, CAMPOS, CACHOEIRAS, MARES, ENFIM NOS ELEMNTOS DA NATUREZA, AONDE VAI EM BUSCA DE PLANTAS MEDICINAIS E ENERGIAS CURADORAS.
KIMBANDA = CURANDEIRO, MAGICO (DICIONÁRIO DE KIMBUNDU-PORTUGUÊS COORDENADO POR J.D. CORDEIRO DA MATTA.)
VAMOS NOS LEMBRAR AQUI DE UM PONTO DE PAI ANTÔNIO CANTADO NA TENDA NOSSA SENHORA DA PIEDADE E CANTADO TAMBÉM EM NOSSA CASA.

"DA LICENÇA PAI ANTÔNIO
EU NÃO VIM TE VISITAR
EU ESTOU MUITO DOENTE
PAI ANTÔNIO VAI CURAR
SE A DOENÇA TEM FEITIÇO
DEIXA LÁ EM SEU CONGÁ
SE A DOENÇA VEM DE DEUS
PAI ANTÔNIO VAI CURAR
PAI ANTÔNIO É QUIMBANDA É CURADOR
É PAI DE MESA É REZADOR
PAI ANTÔNIO É QUIMBANDA É CURADOR"

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