terça-feira, 14 de abril de 2009

UM POUCO DE NÓS

Somos eu Maria das Graças, Pedagoga e Zeladora com o nome de Maria de Omolú e meu marido –Solano – Economista, estudante de filosofia: dentro do Sacerdócio com o nome de Solano de Oxalá, zeladores de um Templo Umbandista em Lagoa Santa, Minas Gerais.Chama-se CASA BRANCA DE OXALÁ.Temos a intenção simplesmente de divulgar o material que temos para que o anúncio da Umbanda assim como seus primeiros preceitos não se percam no tempo.Temos também estudos que fizemos a partir deste material e de nossa vivência na Umbanda (entrei para a Umbanda aos 13 anos e hoje estou com 54 anos) que se alguém se interessar enviaremos também, pelo simples fato de divulgação àqueles que pretendem fazer uma Umbanda séria voltada para a caridade e evolução espiritual de Ser.
Fui de formação católica no início de minha vida.
Fui evangélica ( No tempo que as IGREJAS Evangélicas eram sérias... Fui metodista.
Minha busca não parou aí, aos 13 anos de idade fui visitar um centro espírita de curiosidade e qual a minha surpresa:Incorporei um Caboclo de nome Guarani, que me acompanha até hoje.Depois de uns 14 anos trabalhando neste centro de nome “ UMBANDA BUSCANDO LUZ , tivemos uma dissidência e saí, indo para o Tenda Espírita Caboclo Flecha Dourada.
Lá trabalhei e fui raspada dentro do Candomblé, tendo como Pai de Santo Tateto Nepanji da casa de candomblé de "NZO KUNA AKOSI" .
Casa esta tendo sua raiz no terreiro de Bernadino Bate folha da Bahia
Meu Pai de Santo, um profundo estudioso do Yorubá, e da AngolaConguense, ou seja o Muxicongo.
Fui feita no Santo.Em Obaluaê e Inhaçã. Fiquei lá uns 4 anos,mas por vontade minha não passei da segunda obrigação
. ...A Umbanda me chamava...
Mais tarde me casei e fui para o Rio de Janeiro, lá eu e meu Marido Solano Filardi,economista e praticante da Umbanda.
Trabalhava no terreiro Tenda Espírita Nossa Senhora da Glória” no bairro da Penha no Rio de Janeiro.
Trabalhei nesse terreiro durante um ano.
Fizemos o sacerdócio na Umbanda
E como na Umbanda não se mexe em cabeça de filho isto só é feito no Candomblé. Fizemos Eu e Solano nossa Ordenação Sacerdotal, seguindo os princípios da Casa Branca de Omolú, que por sua vez segue os princípios de sua raiz, mãe Doca e Omolubá ( Babalorixá conceituado e escritor de vários livros de Umbanda,colocando seus fundamentos e revelações religiosas.
Passamos três anos em um período iniciático e rituais para Ordenação Sacerdotal.
Depois de nossa Ordenação passamos a chamar Maria de Omolú e Solano, Solano de Oxalá. Fundamos a Casa Branca de Oxalá em 13 de Maio de 1991.Desde então temos procurado ser o mais autêntico e transparente possível com nosso ideais e nossos filhos.Temos reuniões de estudos com os médiuns e reuniões públicas, de atendimento.
Através de Omolubá conhecemos Lílian Ribeiro (presidente da TULEF), repórter e Jornalista que nos deu entrada a história de umbanda.longe de seus mitos, mas a história real com fatos.
Tivemos a oportunidade através de Lílian Ribeiro (TULEF) e conhecer no Rio as filhas de Zélio de Moraes e através delas Zélia ( já falecida com 92 anos) e Zilméia (hoje com 91 anos)
Através dos depoimentos de Lílian Ribeiro,(falecida), presidente da Tulef.
Vanzelloti, presidente do CONDU (falecido também) e Irmão Martinho (falecido) presidente da Congregação Umbandista do Brasil - hoje dirigida por Fátima e Carlos Damas.Através destes contatos obtivemos perto de 90 fitas com gravações de Zélio de Moraes e pontos cantados na Tenda, verdadeiras obras musicais de uma grande religiosidade.
Pai Solano fala um pouco dele : Sou Solano Filardi, economista, com mestrado feito no Chile, Pai de Terreiro da Casa Branca de Oxalá, com o nome de Pai Solano de Oxalá
Fui iniciado na Umbanda em 1987, na Tenda Espírita Nossa Senhora da Glória localizada no bairro da Penha no Rio de Janeiro durante três anos, tendo feito ali a minha primeira iniciação, chamada na Casa de Coroa de Jurema.
A seguir, eu e minha esposa, Maria de Omolú, fomos para a Casa Branca de Omolú onde passamos por todos ritos iniciáticos até o grau de sacerdote ou Pai de Terreiro e Mãe de Terreiro. Continuamos ligados à Casa Branca de Omolú, por nossas obrigações com Mãe Mariazinha de Omolú e pelo aprendizado que tivemos com nosso “avô de Terreiro” Omolubá.
Participamos, em nossa Casa mãe, de uma reunião anual do Conselho Sacerdotal das Casas Brancas, originadas de Mãe Doca e de seu filho Omolubá.
Abrimos nosso terreiro em 1992, no dia 13 de maio, com reunião dentro da nossa Casa Branca de Omolú, com a presença de Omolubá, Mãe Mariazinha e inúmeros irmãos da casa.
Nosso primeiro terreiro em Minas Gerais estava localizado em um sítio na cidade de Santa Luzia. Posteriormente, em 1992, em setembro, conseguimos comprar uma pequena casa em Belo Horizonte, na rua Padre João Combat, 35 no bairro da Saudade.
Quando tínhamos cerca de ----- anos, em 2---- , transferimos para Lagoa Santa, na Rua Barbacena, 45, no Bairro Ovídio Guerra. Hoje estamos localizados no Centro de Lagoa Santa, em nossa sede própria situada à Rua Senador Modestino Gonçalves nº 81 Bairro Centro/Joana D’arc

Quanto à bibliografia dos nossos trabalhos temos blocos de pesquisa feita dos livros básicos da época que se encontram abaixo

1 - “ O CULTO EM FACE DA LEI’ – POR VÁRIOS UMBANDISTAS – RIO DE JANEIRO 1944

2 - “CADERNOS DE UMBANDA” –MEMÓRIAS DE SANTÉ – VOL I,II,III E IV - NEY LIVROS ( HOJE NA EDITORA PALLAS) DEZEMBRO DE 1988 – ESCRITO POR OMOLUBÁ ( QUE É NOSSO “ AVÔ’” NO SACERDÓCIO DE UMBANDA)

3 - UMBANDA BRASILEIRA – JOSÉ FONSECA – 1978 – CONSELHO DELIBERATIVO DA UMBANDA –CONDU
4 - UMBANDA RELIGIÃO BRASILEIRA
CARLOS DE AZEVEDO /JOÃO ÁLVARES PESSOA/NILTON MESQUITA CAVALCANTI/MADRE YARANDASÂ
ANTOLOGIA DO MOVIMENTO ESPIRITUALISTA – EDITORA OBELISCO – NÃO ENCONTREI A DATA, MAS É CONTEMPORÂNEO DESTES A CIMA

5 - UMBANDA CRISTÃ E BRASILEIRA
JOTA ALVES DE OLIVEIRA – COLEÇÃO ESPIRITUALISMO ( PESQUISA, ANÁLISE E DOUTRINA) EDITORTECNOPRINT?RJ

6 - UMBANDA DE TODOS NÓS / SUA ETERNA DOUTRINA – W W DA MATTA E SILVA 1º EDIÇÃO 1957 RIO DE JANEIRO.

7 - GRAVAÇÕES FEITAS PELA VOZ DE ZÉLIO DE MORAES.E POSTERIORMENTE POR SUAS FILHAS ZÉLIA E ZILMÉIA.

8 - GRAVAÇÕES COM LÍLIAN RIBEIRO

9 - CURSOS DE CULTURA RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA-FERNANDES PORTUGUAL /1º EDIÇÃO – EDITORA FREITAS BASTOS –1988

10 - PONTOS E SESSÕES GRAVADAS NA TULEF E CONVERSAS COM LÍLIAN RIBEIRO – RIO DE JANEIRO / 1990

11 – O ESPIRITISO,MAGIA E AS SETE LINHAS –PUBLICADO EM 1933 DE Leal de Souza

12- NO MUNDO DOS ESPÍRITOS - UMA SÉRIE DE REPORTAGENS FEITAS POR LEAL DE SOUSA NO JORNAL DIÁRIO DA NOITE. 1925

Nenhum comentário: