sábado, 3 de janeiro de 2009

Oxossi

OXÓSSI: É UM ORIXÁ MASCULINO, IORUBÁ, RESPONSÁVEL PELA FUNDAMENTAL ATIVIDADE DA CAÇA E DA PLANTAÇÃO. MANIFESTA-SE NO PLANO FÍSICO, ATRAVÉS DA FAUNA E FLORA. É O ORIXÁ PROTETOR DA LAVOURA. É O ORIXÁ DA FARTURA, DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, AQUELE QUE CAÇA O AXÉ ( A FORÇA), É O DONO DA CAÇA. MANIFESTA-SE EM AMBIENTES COMO MATAS FECHADAS, PARQUES ONDE ANIMAIS SÃO PRESERVADOS, ESPAÇOS ABERTOS, ENFIM É O ELO ENTRE OS HOMENS, OS ANIMAIS E OS VEGETAIS. ESTÁ LIGADO À TERRA DE ONDE SE OBTÉM TUDO. TEM EM COMUM COM OGUM A UTILIZAÇÃO DA FLORESTA.
SUA MORADA É A MATA, SOB UMA ÁRVORE FRONDOSA OU UMA CHOUPANA. É CHAMADO “O REI DA LUA, MORADOR NA LOCA DE PEDRA, DONO DAS MATAS, CAÇADOR DA BEIRA DO RIO E PRÍNCIPE ENCANTADO.”
OS HABITANTES DA MATA TEM EM OXÓSSI O SEU NATURAL DEFENSOR, POIS QUE DELE EMANA AMOR, VITALIDADE E HARMONIA. NENHUM ORIXÁ E TÃO DESPRENDIDO NAS SUAS AÇÕES, QUE TEM COMO RESULTANTE O RETEMPERAR DAS ENERGIAS PERDIDAS, EMPRESTANDO NOVOS ANSEIOS DE VIDA E IDEAL. OXÓSSI É O VIVIFICADOR DA HUMANIDADE.

OXOSSI E OSSÃE

ESSA LINHA TRAZ PARA OS FILHOS DE UMBANDA SOBRETUDO PERCEPÇÃO, INTUIÇÃO, CONHECIMENTO E AMOR À NATUREZA, ENERGIA DAS PLANTAS, ENERGIA DE CURA, FORÇA NA BUSCA DE SEUS SONHOS E IDEAIS, SABEDORIA NO TRATO COM PLANTAS, ANIMAIS E A TERRA. TRAZ AINDA O EQUILÍBRIO ENTRE O MUNDO ESPIRITUAL E O MUNDO FÍSICO; ENTRE A LUZ E A MATÉRIA.

SIMBOLISMO DAS CORES DE OXOSSI E OSSÃE

O VERDE DE OXÓSSI ESTÁ PERFEITAMENTE SIMBOLIZADO PELAS PLANTAS E PELA ÁGUA. AMBOS SÃO SÍMBOLOS DE REGENERAÇÃO. ASSIM, AQUELA PLANTA QUE ESTÁ PRATICAMENTE MORTA, QUANDO DA ESTAÇÃO SECA, RENASCE À PRIMEIRA CHUVA. ASSIM A JUNÇÃO DA ÁGUA E DAS PLANTAS CONFIGURAM ESSE RENASCIMENTO. SIGNIFICA, NO CAMPO RELIGIOSO O RENASCIMENTO ESPIRITUAL. ESTE SIGNIFICADO INICIA-SE COM O SANGUE DE JESUS DERRAMADO NA CRUZ (A CRUZ É A ÁRVORE SIMBÓLICA E O SANGUE A ÁGUA DE DEUS); ESSE FATO NA ANTIGÜIDADE ERA TÃO COMPREENDIDO E ACEITO QUE OS ESCULTORES DE IMAGEM, MUITAS VEZES, PINTAVAM A CRUZ DE VERDE COM BORDAS VERMELHAS PARA LEMBRAR O SIGNIFICADO DO RENASCIMENTO ESPIRITUAL DA HUMANIDADE PELO SACRIFÍCIO DE CRISTO. O AMARELO É A COR DO SOL, DO OURO; É UMA COR QUE POR SUA LUMINOSIDADE REPRESENTA A INTELIGÊNCIA E O CORAÇÃO (ESTE REPRESENTANDO O AMOR). TODAS AS RELIGIÕES TEM NO AMARELO UMA COR QUE REPRESENTA A LUTA CONTRA O QUE É MAL E IMPURO. A JUNÇÃO, NESTE RAIO, DAS CORES VERDE E VERDE E AMARELO, NOS PERMITE BUSCAR NA RELIGIÃO DE UMBANDA NOSSO RENASCIMENTO ESPIRITUAL, COM INTELIGÊNCIA, COM MAIOR PERCEPÇÃO DO MUNDO, SEM NOS DEIXARMOS LEVAR POR SUPERSTIÇÕES E COM UM ENORME SENTIMENTO DE AMOR POR TODAS AS CRIATURAS DE DEUS.

OS TRABALHADORES DE OXOSSI E OSSÃE

ESTA LINHA TEM COMO EXÚ GUARDIÃO O EXÚ DAS SETE CAPAS OU, SIMPLESMENTE, EXÚ SETE CAPAS. ESTE EXÚ, VINCULADO AO FOCO ONDE O ELEMENTO PRINCIPAL É O OXIGÊNIO, POIS COMO SABEMOS, OXOSSI É O REI DAS MATAS, DA AGRICULTURA, DA RENOVAÇÃO DA NATUREZA E DA VIDA SELVAGEM E OSSÃE É O REI DAS FOLHAS, ATRAVÉS DAS QUAIS SE FAZ A FOTOSSÍNTESE QUE É O PROCESSO RESPONSÁVEL PELA PRODUÇÃO DO OXIGÊNIO DURANTE O DIA E DO GÁS CARBÔNICO DURANTE A NOITE, NA NATUREZA. COMO SABEMOS, O GÁS CARBÔNICO É VENENOSO E PRODUZ A MORTE; TAMBÉM SABEMOS QUE ENTRE AS FIGURAS ARQUETÍPICAS DA HUMANIDADE A NOITE SIMBOLIZA NA MAIORIA DAS CULTURAS A MORTE. TANTO É ASSIM QUE UMA DAS EXPRESSÕES MAIS REPETIDAS NA LITERATURA DIZ, NESSAS OU EM OUTRAS PALAVRAS: “A NOITE DA MORTE BAIXOU SOBRE...; OU A NOITE DA MORTE TIROU O BRILHO DE SEU OLHOS”. ASSIM, A FALANGE DO EXÚ SETE CAPAS É A RESPONSÁVEL, NA UMBANDA, PELO ACOMPANHAMENTO DOS SEUS FILHOS EM SEUS ÚLTIMOS MOMENTOS ATÉ CHEGAR O MOMENTO DE CORTAR O CORDÃO FLUÍDICO (OU COMO É CONHECIDO, CORDÃO DE PRATA) QUE MANTÉM O ESPÍRITO LIGADO AO CORPO. É O FIM DA UTILIZAÇÃO, PELO CORPO DO OXIGÊNIO PRODUZIDO SOB A ENERGIA DE OXOSSI E OSSÃE. POR ISSO MESMO, DEVERÁ SER SEMPRE BUSCADA JUNTO AO EXÚ SETE CAPAS A PROTEÇÃO PARA AQUELES QUE AMAMOS, E PARA NÓS MESMOS, EM QUESTÕES GRAVES DE SAÚDE E NOS PEDIDOS PARA QUE PASSEMOS DESTA VIDA PARA O PLANO ASTRAL SEM MAIORES SOFRIMENTOS E QUE NOSSO ESPÍRITO POSSA RECEBER O DESLIGAMENTO DO PLANO MATERIAL SEM TRAUMAS E SEM CHOQUES. TAMBÉM NESSA LINHA DA UMBANDA, VÊM AQUELAS ENTIDADES QUE SE VINCULAM À NATUREZA SEJA PELA VIDA NATURAL QUE LEVAVAM, COMO OS CABOCLOS E CABOCLAS QUE NADA MAIS SÃO QUE OS ÍNDIOS QUE VIVIAM NAS TERRAS BRASILEIRAS; AS ENTIDADES QUE POR SEU TRABALHO TINHAM COMO TELHADO O INFINITO E COMO PROTEÇÃO AS COPAS DAS ÁRVORES: OS BOIADEIROS; E, FINALMENTE, AINDA PODEMOS CITAR COMO TRABALHADORES DESSA LINHA VÁRIAS ENTIDADES QUE CHEGAM COM O FIM ESPECÍFICO DA CURA; ESSAS ENTIDADES TRABALHAM COM DIVERSOS REMÉDIOS E BANHOS A PARTIR DE FOLHAS, FLORES, FRUTOS, SEMENTES, CASCAS E RAÍZES DAS PLANTAS.


ERVAS E FINALIDADES NO RITUAL E NA MEDICINA POPULAR
CONSAGRADAS A OXOSSI
A
ACÁCIA JUREMA: USADA EM BANHOS DE LIMPEZA, PRINCIPALMENTE DOS FILHOS DE OXÓSSI. É TAMBÉM UTILIZADA EM DEFUMAÇÕES. A MEDICINA POPULAR A UTILIZA EM BANHOS OU COMPRESSAS SOBRE ÚLCERAS, CANCROS, FLEIMÃO E NAS ERISIPELA.
ALECRIM DE CABOCLO: ERVA DE OXALÁ, PORÉM MAIS EXIGIDO NAS OBRIGAÇÕES DE OXÓSSI. NÃO POSSUI USO NA MEDICINA POPULAR.
ALFAVACA DO CAMPO: EMPREGA-SE NAS OBRIGAÇÕES DE CABEÇA, NOS BANHOS DE DESCARREGO E NOS ABÔ DOS FILHOS DO ORIXÁ A QUE PERTENCE. A MEDICINA CASEIRA APLICA ESTA PLANTA PARA COMBATER AS DOENÇAS DO APARELHO RESPIRATÓRIO, COMBATE PRINCIPALMENTE AS TOSSES E O CATARRO DOS BRÔNQUIOS; PREPARADO COMO XAROPE É EFICAZ CONTRA A COQUELUCHE. USADA EM CHÁ OU COZIMENTO DAS FOLHAS.
ALFAZEMA DE CABOCLO: CONHECIDA POPULARMENTE COMO JUREMINHA, A ALFAZEMA É USADA EM TODAS AS OBRIGAÇÕES DE CABEÇA, NOS BANHOS DE LIMPEZA OU ABÔ E NAS DEFUMAÇÕES PESSOAIS OU DE AMBIENTES. A MEDICINA CASEIRA USA OS PENDÕES FLORAIS, CONTRA AS TOSSES E BRONQUITES, APLICANDO O CHÁ.
ARAÇÁ – ARAÇÁ DE COROA: SUAS FOLHAS SÃO APLICADAS EM QUAISQUER OBRIGAÇÕES DE CABEÇA, NOS ABÔ E BANHOS DE PURIFICAÇÃO. A MEDICINA POPULAR CONSIDERA ESSA ESPÉCIE COMO UM ENERGÉTICO ADSTRINGENTE. CURA DESARRANJOS INTESTINAIS E PÕE FIM ÀS CÓLICAS.
ARAÇÁ DA PRAIA: PLANTA ARBÓREA PERTENCENTE A YEMANJÁ E A OXÓSSI. É EMPREGADA NAS OBRIGAÇÕES DE CABEÇA, NOS ABÔ E NOS BANHOS DE PURIFICAÇÃO DOS FILHOS DOS ORIXÁS A QUE PERTENCE. NO USO POPULAR CURA HEMORRAGIAS, USANDO-SE O COZIMENTO. DO MESMO MODO TAMBÉM É UTILIZADO PARA FAZER LAVAGENS GENITAIS.
ARAÇÁ DO CAMPO: É UTILIZADA EM BANHOS DE LIMPEZA OU DESCARREGO E EM DEFUMAÇÕES DE LOCAIS DE TRABALHO. A MEDICINA POPULAR EMPREGA O CHÁ CONTRA A DIARRÉIA OU DISENTERIA E COMO CORRETIVO DAS VIAS URINÁRIAS.
C
CAAPEBA PARIPAROBA: MUITO USADA NAS OBRIGAÇÕES DE CABEÇA E NOS ABÔ PARA AS OBRIGAÇÕES DOS FILHOS RECOLHIDOS. FOLHA DE MUITO PRESTÍGIO NOS CANDOMBLÉS KETU, POIS SERVE PARA TIRAR MÃO DE ZUMBI. A MEDICINA POPULAR UTILIZA SEU CHÁ PARA DEBELAR MALES DO FÍGADO, E O COZIMENTO DAS RAÍZES PARA EXTINGUIR AS DOENÇAS DO ÚTERO. SURTE EFEITO DIURÉTICO.
CABELO DE MILHO: SOMENTE O PÉ DO MILHO PERTENCE A OXÓSSI; AS ESPIGAS DE MILHO EM CASA PROPICIA DESPENSA FARTA. QUANDO SECAR TROQUE-A POR OUTRA VERDE. O CABELO DE MILHO É MUITO USADO PELA MEDICINA DO POVO COMO DIURÉTICO E DISSOLVENTE DOS CÁLCULOS RENAIS. É USADO EM CHÁ.
CAPIM LIMÃO : ERVA SAGRADA DE USO CONSTANTE NAS DEFUMAÇÕES PERIÓDICAS QUE SE FAZEM NOS TERREIROS. PROPICIA A APROXIMAÇÃO DE ESPÍRITOS PROTETORES. A MEDICINA CASEIRA A APLICA EM VÁRIOS CASOS: PARA RESFRIADOS, TOSSES, BRONQUITES, TAMBÉM NAS PERTURBAÇÕES DA DIGESTÃO, FACILITANDO O TRABALHO DO ESTÔMAGO.
CIPÓ CABOCLO: MUITO UTILIZADA EM BANHOS DE DESCARREGO. O POVO LHE DÁ GRANDE PRESTÍGIO AO LINFANTISMO, POR MEIO DE BANHOS. USADA DO MESMO MODO COMBATE INFLAMAÇÕES DAS PERNAS E DOS TESTÍCULOS.
CIPÓ CAMARÃO: USADA APENAS EM BANHOS DE LIMPEZA E DEFUMAÇÕES. O POVO INDICA QUE, EM COZIMENTO É DE GRANDE EFICÁCIA NO TRATO DAS FERIDAS E CONTUSÕES.
CIPÓ CRAVO: NÃO POSSUI USO RITUALÍSTICO. NA MEDICINA CASEIRA ATUA COMO DEBELADOR DAS DISPEPSIAS E DIFICULDADE DE DIGESTÃO. USA-SE O CHÁ AO DEITAR. É PACIFICADOR DOS NERVOS E PROPICIA UM SONO TRANQÜILO. A DOSE A SER USADA É UMA XÍCARA DAS DE CAFÉ AO DEITAR.
COCO DE IRI: SUA APLICAÇÃO SE RESTRINGE AOS BANHOS DE DESCARREGO, EMPREGANDO-SE AS FOLHAS. A MEDICINA CASEIRA INDICA AS SUAS RAÍZES COZIDAS PARA POR FIM AOS MALES DO APARELHO GENITAL FEMININO. É USADO EM BANHOS SEMICÚPIOS E LAVAGENS.
E
ERVA CURRALEIRA: APLICADA EM TODAS AS OBRIGAÇÕES DE CABEÇA E NOS ABÔ DOS FILHOS DO ORIXÁ DA CAÇA. NA MEDICINA POPULAR É APLICADA COMO DIURÉTICO E SUDORÍFICO, SENDO MUITO PRESTIGIADA NO TRATAMENTO DA SÍFILIS. USA-SE O COZIMENTO DAS FOLHAS.
G
GUINÉ CABOCLO: UTILIZADO EM TODAS AS OBRIGAÇÕES DE CABEÇA, NOS ABÔ, PARA QUAISQUER FILHOS, NOS BANHOS DE DESCARREGO OU LIMPEZA, ETC. INDISPENSÁVEL NO CANDOMBLÉ. O POVO USA PARA DEBELAR OS MALES DOS INTESTINOS, BENEFICIA O ESTÔMAGO NA MÁ DIGESTÃO. USA-SE O CHÁ.
GOIABA – GOIABEIRA: É UTILIZADA EM QUAISQUER OBRIGAÇÕES DE CABEÇA, NOS ABÔ E NOS BANHOS DE PURIFICAÇÃO DOS FILHOS DE OXÓSSI. A MEDICINA CASEIRA USA A GOIABEIRA COMO ADSTRINGENTE. CURA CÓLICAS E DISENTERIAS. EXCELENTE NAS DIARRÉIAS INFANTIS.
GROSELHA – GROSELHA BRANCA: SUAS FOLHAS E FRUTOS SÃO UTILIZADOS NOS BANHOS DE LIMPEZA E PURIFICAÇÃO. A MEDICINA POPULAR DIZ QUE SE FABRICA COM O FRUTO UM SABOROSO XAROPE QUE SE APLICA NAS TOSSES REBELDES QUE AMEAÇAM OS BRÔNQUIOS.
GUACO CHEIROSO: APLICA-SE NAS OBRIGAÇÕES DE CABEÇA E EM BANHOS DE LIMPEZA. POPULARMENTE, ESTA ERVA É CONHECIDA COMO CORAÇÃO DE JESUS. MEDICINALMENTE, COMBATE AS TOSSE REBELDES E ALIVIA BRONQUITES AGUDAS, USANDO-SE O XAROPE. COMO ANTIOFÍDICO (CONTRA O VENENO DE COBRA), USAM-SE AS FOLHAS SOCADAS NO LOCAL E, INTERNAMENTE, O CHÁ FORTE.
GUAXIMA COR DE ROSA: USADA EM QUAISQUER OBRIGAÇÕES DE CABEÇA E NOS ABÔ DOS FILHOS DO ORIXÁ DA CAÇA. É DE COSTUME USAR GALHOS DE GUAXIMA EM SACUDIMENTOS PESSOAIS E DOMICILIARES. MUITO ÚTIL O BANHO DAS PONTAS. A MEDICINA POPULAR USA AS FLORES CONTRA A TOSSE; AS FOLHAS SÃO EMOLIENTES; AS PONTAS, SEMENTES E FRUTOS SÃO ANTIFEBRIS.
GUINÉ CABOCLO: UTILIZADO EM TODAS AS OBRIGAÇÕES DE CABEÇA, NOS ABÔ, PARA QUAISQUER FILHOS, NOS BANHOS DE DESCARREGO OU LIMPEZA, ETC. INDISPENSÁVEL NA UMBANDA E NO CANDOMBLÉ. O POVO USA PARA DEBELAR OS MALES DOS INTESTINOS, BENEFICIA O ESTÔMAGO NA MÁ DIGESTÃO. USA-SE O CHÁ.
H
HISSOPO – ALFAZEMA DE CABOCLO: APLICADA NOS EBORI E NAS LAVAGENS DE CONTAS, DO MESMO MODO É EMPREGADO NOS ABÔ PARA LIMPEZA DOS INICIADOS. É MUITO USADO NAS AFECÇÕES RESPIRATÓRIAS, ELIMINA O CATARRO DOS BRÔNQUIOS. USA-SE O CHÁ.
I
INCENSO DE CABOCLO – CAPIM-LIMÃO: USADA NAS DEFUMAÇÕES DE AMBIENTES E NOS BANHOS DE DESCARREGO. O POVO A UTILIZA PARA EXTERMINAR RESFRIADOS, MINORAR AS BRONQUITES E, TAMBÉM, NAS PERTURBAÇÕES DA DIGESTÃO.
J
JABORANDI: DE GRANDE APLICAÇÃO NAS VÁRIAS OBRIGAÇÕES. A MEDICINA POPULAR ADOTOU ESTA PLANTA COMO ESSENCIAL NA LAVAGEM DOS CABELOS, TORNANDO-OS SEDOSOS E BRILHANTES. TEM GRANDE EFICÁCIA NAS PLEURISIAS, NAS BRONQUITES E FEBRES QUE TRAGAM ERUPÇÕES. USA-SE O CHÁ INTERNAMENTE.
JACATIRÃO: PLENO USO EM QUAISQUER OBRIGAÇÕES. O SEU PÉ, E CEPA SÃO LUGARES APROPRIADOS PARA ARRIAR OBRIGAÇÕES. NÃO POSSUI USO NA MEDICINA CASEIRA.
JUREMA BRANCA: APLICADA EM TODAS AS OBRIGAÇÕES DE ORI, EM BANHOS DE LIMPEZA OU DESCARREGO E ENTRA NOS ABÔ. É DE GRANDE IMPORTÂNCIA NAS DEFUMAÇÕES AMBIENTAIS. A MEDICINA CASEIRA INDICA AS CASCAS EM BANHOS E LAVAGENS COMO ADSTRINGENTE. EM CHÁ TEM EFEITO NARCÓTICO, CORRIGINDO A INSÔNIA.
M
MALVA DO CAMPO – MALVARISCO: SEU USO SE RESTRINGE AOS BANHOS DESCARREGO E LIMPEZA. O POVO A INDICA COMO DESINFLAMADORA NAS AFECÇÕES DA BOCA E GARGANTA. É EMOLIENTE, PROPICIANDO VIR A FURO OS TUMORES DA GENGIVA. USA-SE EM BOCHECHOS E GARGAREJOS.


P
PIPEREGUM VERDE – IPEREGUM VERDE: ERVA DE EXTRAORDINÁRIOS EFEITOS NAS VÁRIAS OBRIGAÇÕES DO RITUAL. A MEDICINA APONTA-A COMO DEBELADORA DE REUMATISMO, USANDO-SE BANHOS E COMPRESSAS.
PIPEREGUM VERDE E AMARELO: TEM O MESMO USO RITUALÍSTICO PRESCRITO PARA O PIPEREGUM DE OXÓSSI. ORIGINÁRIA DE GUINÉ, NA ÁFRICA. TRATA-SE DE UMA ERVA QUE POSSUI EXTRAORDINÁRIO EFEITOS NAS VÁRIAS OBRIGAÇÕES DO RITUAL, POSSUINDO GRANDE EFICÁCIA NOS SACUDIMENTOS PESSOAIS E DOMICILIARES E NOS ABÔ COMO AFASTAMENTO DE MÃO DE CABEÇA NO CASO DE ZELADOR (A) DE SANTO VIVO, CERCANDO AS PERNAS DA PESSOA COM FOLHAS DE PIPEREGUM OU AMARRADAS AO TORNOZELO, FEITO ISSO A CERIMÔNIA É INICIADA. A MEDICINA CASEIRA APONTA O PIPEREGUM COMO UM DOS MELHORES REMÉDIOS PARA DEBELAR O REUMATISMO, DEVENDO SER USADO EM BANHOS OU COMPRESSAS.
PITANGATUBA: USADO EM QUAISQUER OBRIGAÇÕES DE ORI, EBORI, LAVAGEM DE CONTAS E DAR DE COMER À CABEÇA. A FARMÁCIA DO POVO INDICA EM CHÁ, NOS CASOS DE FEBRES E TAMBÉM PARA DESOBSTRUIR OS BRÔNQUIOS.


BEBIDAS: ÁGUA DE COCO, ALUAS, GARAPAS, REFRESCOS, LICORES DE VÁRIOS FRUTOS, VINHO tinto DOCE E SUMO DE SUAS PRÓPRIAS ERVAS E FRUTOS.

OFERENDAS

1 ABÓBORA MORANGA COZIDA EM UMA ASSADEIRA COM UMPOQUINHO DE ÁGUA (COZINHAR EM BANHO MARIA)
2 ESPIGAS DE MILHO VERDE (PALHA)
VINHO TINTO DOCE
VELA DE 7 DIAS VERDE
FLORES VARIADAS
SEMPRE VIVAS
SAMAMBAIA

COZINHAR O CAMARÃO SECO JÁ BATIDO COM TEMPERO
EM MUITO POUCA ÁGUA. QUANDO ESTIVER QUASE SECO, REGA-SE COM TOICINHO DERRETIDO EM AZEITE-DE-DENDÊ, MEXENDO SEMPRE ATÉ FICAR COMO UMA FRITURA. ENTÃO MISTURA-SE COM OVOS BATIDOS, ATÉ FORMAR MASSA UNIFORME.
COLOCA-SE DENTRO DA ABOBORA
CANJICA DE MILHO VERDE ESCOLHA 25 ESPIGAS DE MILHO VERDE E RALE. O MILHO TAMBÉM PODE SER TRITURADO EM PEDRA DE MÓ OU NO PILÃO. PODE ATÉ SER PASSADO NA MÁQUINA DE MOER, EVIDENTEMENTE DEPOIS DE DEBULHADO. PARA APROVEITÁ-LO BEM, DESPEJE UMA XÍCARA DE ÁGUA NO RALADOR, A FIM DE RETIRAR TODA A POLPA. RETIRE E RESERVE O LEITE PURO DE DOIS COCOS. DESPEJE DOIS COPOS DE ÁGUA QUENTE NO BAGAÇO E ESPREMA, PODENDO REPETIR A OPERAÇÃO UMA OU DUAS VEZES PARA EXTRAIR TODO O LEITE. MISTURE À MASSA DO MILHO O LEITE COM ÁGUA, PASSANDO EM PENEIRA FINA. JUNTE O SAL E AÇÚCAR A GOSTO. LEVE AO FOGO COM UM GOLE DE ÁGUA-DE-FLOR, MEXENDO ATÉ FERVER. AÍ JUNTE O LEITE PURO E DEIXE COZINHAR MAIS UM POUCO. PODE SER SERVIDO RALO OU NO PONTO, MAS DA SEGUNDA FORMA É MELHOR. (CONHECE-SE O PONTO PINGANDO A CANJICA NUMA VASILHA DE ÁGUA FRIA. SE EMPASTAR, ESTÁ BOM; SE DISSOLVER, ESTÁ CRUA.) A CANJICA BEM-FEITA É VIDRADA E TREME NA FACA QUANDO CORTADA, DEPOIS DE FRIA. SERVE-SE COM CANELA, QUE SÓ DEVE SER COLOCADA QUANDO A CANJICA ESFRIAR.
QUANDO FICA GELEADO É PORQUE O MILHO ESTAVA VERDE. SE RACHAR, NÃO FICAR COMPACTO, É QUE LEVOU MUITO COCO.
CAMARÃO DE OXÓSSI
RALAM-SE DOIS COCOS, JUNTA-SE CAMARÃO SECO À VONTADE, CEBOLA EM RODELAS, AZEITE-DE-DENDÊ E SAL. POR CIMA, VÃO DOZE OVOS BATIDOS COM AS GEMAS. LEVA-SE AO FOGO BRANDO, DEIXANDO COZINHAR NA FRIGIDEIRA

AXOXÔ
É A COMIDA MAIS COMUM DE OXOSSI. COZINHA-SE MILHO VERMELHO SOMENTE EM ÁGUA, DEPOIS DEIXA-SE ESFRIAR, COLOCA-SE NUMA GAMELA E ENFEITA-SE POR CIMA COM FATIAS DE COCO. (PODE-SE COZINHAR JUNTO COM O MILHO, UM POUCO DE AMENDOIM).

QUIBEBE
DESCASCA-SE E CORTA-SE 1KG DE ABÓBORA EM PEDAÇOS. NUMA PANELA, FAZ-SE UM REFOGADO COM 2 COLHERES DE MANTEIGA E 1 CEBOLA MÉDIA PICADINHA, ATÉ QUE ESTA FIQUE TRANSPARENTE OU LEVEMENTE CORADA. ACRESCENTA-SE 2 OU 3 TOMATES CORTADOS EM PEDAÇOS MIÚDOS, 1 PIMENTA MALAGUETA SOCADA, E A ABÓBORA PICADA. PÕE-SE UM POUCO DE ÁGUA, SAL E AÇÚCAR. TAMPA-SE A PANELA E COZINHA-SE EM FOGO LENTO ATÉ QUE A ABÓBORA ESTEJA BEM MACIA. AO ARRUMAR NA TRAVESSA QUE VAI À COZINHA RITUALÍSTICA OXOSSI
AXOXÔ
É A COMIDA MAIS COMUM DE OXOSSI. COZINHA-SE MILHO VERMELHO SOMENTE EM ÁGUA, DEPOIS DEIXA-SE ESFRIAR, COLOCA-SE NUMA GAMELA E ENFEITA-SE POR CIMA COM FATIAS DE COCO. (PODE-SE COZINHAR JUNTO COM O MILHO, UM POUCO DE AMENDOIM).

QUIBEBE
DESCASCA-SE E CORTA-SE 1KG DE ABÓBORA EM PEDAÇOS. NUMA PANELA, FAZ-SE UM REFOGADO COM 2 COLHERES DE MANTEIGA E 1 CEBOLA MÉDIA PICADINHA, ATÉ QUE ESTA FIQUE TRANSPARENTE OU LEVEMENTE CORADA. ACRESCENTA-SE 2 OU 3 TOMATES CORTADOS EM PEDAÇOS MIÚDOS, 1 PIMENTA MALAGUETA SOCADA, E A ABÓBORA PICADA. PÕE-SE UM POUCO DE ÁGUA, SAL E AÇÚCAR. TAMPA-SE A PANELA E COZINHA-SE EM FOGO LENTO ATÉ QUE A ABÓBORA ESTEJA BEM MACIA. AO ARRUMAR NA TRAVESSA QUE VAI À MESA, AMASSA-SE UM POUCO.

PAMONHA DE MILHO VERDE
RALA-SE 24 ESPIGAS DE MILHO VERDE NÃO MUITO FINO. ESCORRE-SE O CALDO E MISTURA-SE O BAGAÇO COM 1 COCO RALADO(SEM TIRAR O LEITE DO COCO), TEMPERA-SE COM SAL E AÇÚCAR.
ENROLA-SE PEQUENAS PORÇÕES EM PALHA DE MILHO E AMARRA-SE BEM. COZINHA-SE NUMA PANELA GRANDE, EM ÁGUA A FERVER COM SAL, ATÉ QUE DESPRENDA UM BOM CHEIRO DE MILHO VERDE.
AMASSA-SE UM POUCO.
PAMONHA DE MILHO VERDE
RALA-SE 24 ESPIGAS DE MILHO VERDE NÃO MUITO FINO. ESCORRE-SE O CALDO E MISTURA-SE O BAGAÇO COM 1 COCO RALADO(SEM TIRAR O LEITE DO COCO), TEMPERA-SE COM SAL E AÇÚCAR.
ENROLA-SE PEQUENAS PORÇÕES EM PALHA DE MILHO E AMARRA-SE BEM. COZINHA-SE NUMA PANELA GRANDE, EM ÁGUA A FERVER COM SAL, ATÉ QUE DESPRENDA UM BOM CHEIRO DE MILHO VERDE.

Um comentário:

filha de oxossi disse...

não me ajudou pois me pediram moranga com camarão sem o milho a duvida é no preparo do camarão