segunda-feira, 10 de novembro de 2008

CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS

UMBANDA: RELIGIÃO BRASILEIRA
UMBANDA É RELIGIÃO. E RELIGIÃO É RE-LIGAÇÃO COM DEUS... É O RETORNO DO FILHO PRÓDIGO
ATRAVÉS DAS MULTIFACES TA DAS VIAS DE ACESSO Q SE TEM AO CRIADOR!ESSA RELIGAÇÃO SE DÁ PELA UNIFICAÇÃO DE SEUS VALORES E METAS COM DEUS, MESMO MEDIANTE AO CARRETEL DE EQUÍVOCOS, DE IMPERFEIÇÕES E DE FRAQUEZAS QUE POSSUÍMOS. ESSE MONTANTE DE IMPERFEIÇÕES NADA MAIS É QUE A MÁ APLICAÇÃO DO NOSSO LIVRE ARBÍTRIO, DESDE QUANDO FOMOS CRIADOS SIMPLES E IGNORANTES. DESDE ENTÃO NOSSO PAI NOS ACOMPANHA, ENSINA E REEDUCA. É A SENDA DA VIDA, DA EVOLUÇÃO, DA BUSCA INCESSANTE PELO RETORNO CERTO.A UMBANDA TRAZ ESSA PROPOSTA, ATRAVÉS DE SUA DOUTRINA E DO LASTRO MEDIÚNICO, AONDE SEUS TRABALHADORES ESPIRITUAIS VÊM COM SUA VIVÊNCIA E SABEDORIA PARA ORIENTAR IRMÃOS ENCARNADOS E FORMAR TAMBÉM SACERDOTES, A FIM DE QUE NÃO SEJAM APENAS "MARIONETES MEDIÚNICAS", MAS SIM "HOMENS E MULHERES DE DEUS” APTO A ABRIREM SUAS BOCAS ORIENTANDO E APASCENTANDO ALMAS, IMPONDO MÃOS E CURANDO ENFERMOS, UNINDO-AS EM POSTURA DE PRECE E, DE FORMA MAGÍSTICA DIVINA, EM COMUNHÃO COM O ALTO, VAI ENCONTRAR RESPALDO NAS HOSTES ESPIRITUAL MAIORES PARA DAÍ, BANHAR DE BÊNÇÃOS AQUELES AOS QUAL TAL ATO INTERCESSÓRIO SE FEZ.A UMBANDA, RELIGIÃO DE AMOR, CONJUNTO DAS LEIS DE DEUS, FORMA UMBANDISTAS QUE SE DESTACAM NA VIDA PELA CONDUTA RETA E VALORIZAÇÃO DAS COISAS DE DEUS E A CONSCIENTIZAÇÃO O QUE AS COISAS DO MUNDO SÃO PASSAGEIRAS.A UMBANDA "CONVIDA AO CONVÍVIO" COM A NATUREZA E NÃO A SUA DIZIMAÇÃO... AO FORTALECIMENTO DA VIDA E NÃO AO SEU EXTERMÍNIO. ELA PROMOVE A IMANÊNCIA DO AMOR NAS VIDAS HUMANAS E NÃO A VIVÊNCIA DO AMOR PRÓPRIO FERIDO.A UMBANDA MANIFESTA O ESPÍRITO DE DEUS ATRAVÉS DO CRISTO E SEU EVANGELHO, DA MAGNITUDE DOS ORIXÁS, DOS GUIAS E DOS SEUS TRABALHADORES, PARA QUE EU, VOCÊ E OS OUTROS TANTOS QUE A BUSCAM SEJAM FELIZES, LIVRES E LIGADOS A DEUS!... SEMPRE ATRAVÉS DO AMOR PURO E NÃO DO FANATISMO RELIGIOSO, DA CRENDICE E DA SOBERBA DOS QUE PREFEREM VER O CISCO NO OLHO DO ALHEIO AO INVÉS DE RETIRAR DE SUAS VISTAS A TRAVE DA IGNORÂNCIA.UMBANDA É PAZ E AMOR, CONTUDO, COMO DIZ O DITADO LATINO: "SE QUER A PAZ, PREPARE-SE PARA A GUERRA"! A GUERRA DA DESTRUIÇÃO DOS EGOS... É A RENOVAÇÃO DE VALORES, É A MORTE DO HOMEM VELHO E O RENASCIMENTO DO HOMEM NOVO! A VERDADEIRA FAXINA ESPIRITUAL. .QUE NO ATO DE BATER CABEÇA ANTE O SEU CONGÁ, COMO SIMBOLOGIA DE RESPEITO E HUMILDADE, SAIBA FAZER O MESMO ANTE O CONGÁ DIVINO QUE DEUS NOS DEU... A VIDA!...FAZENDO-NOS FILHOS DE FÉ E DA FÉ, POIS ESTE É O VEIO RACIONAL QUE NOS FAZ UNO COM O PAI!

PERGUNTAS E RESPOSTA SOBRE A UMBANDA

1-O QUE É UMBANDA?
R- UMBANDA FOI DEFINIDA POR ZÉLIO DE MORAES EM 15 DE NOVEMBRO DE 1908 COMO: “A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO PARA A PRÁTICA DA CARIDADE.

2-QUANDO SURGIU À RELIGIÃO DE UMBANDA?
R - EM 15 DE NOVEMBRO DE 1908 COMPARECEU A UMA SESSÃO DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA, EM NITERÓI, ENTÃO DIRIGIDA POR JOSÉ DE SOUZA, UM JOVEM DE 17 ANOS DE TRADICIONAL FAMÍLIA FLUMINENSE. CHAMAVA-SE ZÉLIO FERNANDINHO DE MORAES. RESTABELECERA-SE, NO DIA ANTERIOR, DE MOLÉSTIA CUJA ORIGEM OS MÉDICOS HAVIAM TENTADO, EM VÃO, IDENTIFICAR. SUA RECUPERAÇÃO INESPERADA POR UM ESPÍRITO CAUSARA ENORME SUPRESSA. NEM OS DOUTORES QUE O ASSISTIAM NEM OS TIOS, SACERDOTES CATÓLICOS, HAVIAM ENCONTRADO EXPLICAÇÃO PLAUSÍVEL. A FAMÍLIA ATENDEU, ENTÃO,
À SUGESTÃO DE UM AMIGO, QUE SE OFERECEU PARA ACOMPANHAR O JOVEM ZÉLIO À FEDERAÇÃO ESPÍRITA KARDECISTAS.
ZÉLIO FOI CONVIDADO A PARTICIPAR DA MESA. TEMPOS DEPOIS, JÁ ADULTO, CONFESSOU QUE SE SENTIU DESLOCADO, CONSTRANGIDO, EM MEIO ÀQUELES SENHORES. POUCO ANTES DO INÍCIO DA SESSÃO ELE CAUSOU LOGO UM PEQUENO TUMULTO. SEM SABER POR QUE, EM DADO MOMENTO, ELE DISSE: “FALTA UMA FLOR NESTA CASA: VOU BUSCÁ-LA”. E, APESAR DA ADVERTÊNCIA DE QUE NÃO PODERIA AFASTAR-SE, LEVANTOU-SE, FOI AO JARDIM E VOLTOU COM UMA FLOR (UMA ROSA BRANCA) QUE COLOCOU NO CENTRO DA MESA. SERENADO O AMBIENTE E INICIADO OS TRABALHOS, MANIFESTARAM-SE ESPÍRITOS QUE SE DIZIAM DE ÍNDIOS E ESCRAVOS. O DIRIGENTE ADVERTIU-OS PARA QUE SE RETIRASSEM. NESSE MOMENTO, ZÉLIO SENTIU-SE DOMINADO POR UMA FORÇA ESTRANHA E OUVIU SUA PRÓPRIA VOZ INDAGAR POR QUE NÃO ERAM ACEITAS AS MENSAGENS DOS NEGROS E DOS ÍNDIOS E SE ELES ERAM CONSIDERADOS ATRASADOS APENAS PELA COR E PELA CLASSE SOCIAL QUE DECLINAVAM. ESSA OBSERVAÇÃO SUSCITOU QUASE UM TUMULTO. SEGUIU-SE UM DIÁLOGO ACALORADO, NO QUAL OS DIRIGENTES DOS TRABALHOS PROCURAVAM DOUTRINAR O ESPÍRITO DESCONHECIDO QUE SE MANIFESTAVA E MANTINHA ARGUMENTAÇÃO SEGURA. AFINAL UM DOS VIDENTES PEDIU QUE A ENTIDADE DE IDENTIFICASSE, JÁ QUE LHE APARECIA ENVOLTA NUMA AURA DE LUZ.
A ENTIDADE RESPONDEU: SE QUISEREM UM NOME QUE SEJA ESTE: EU SOU O CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS, PORQUE PARA MIM NÃO HAVERÁ CAMINHOS FECHADOS.
E, PROSSEGUINDO, ANUNCIOU A MISSÃO QUE TRAZIA: ESTABELECER AS BASES DE UM CULTO, NO QUAL OS ESPÍRITOS DE ÍNDIOS E ESCRAVOS VIRIAM CUMPRIR AS DETERMINAÇÕES DO ASTRAL. NO DIA SEGUINTE, DECLAROU ELE, ESTARIA NA RESIDÊNCIA DO MÉDIUM, PARA FUNDAR UM TEMPLO, QUE SIMBOLIZASSE A VERDADEIRA IGUALDADE QUE DEVE EXISTIR ENTRE ENCARNADOS E DESENCARNADOS.
NO DIA SEGUINTE, 16 DE NOVEMBRO DE 1908, NA RESIDÊNCIA DA FAMÍLIA DO JOVEM MÉDIUM, NA RUA FLORIANO PEIXOTO, 30 EM NEVES, BAIRRO DE NITERÓI, A ENTIDADE MANIFESTOU-SE PONTUALMENTE NO HORÁRIO PREVISTO – 20 HORAS.
ALI SE ENCONTRAVAM QUASE TODOS OS DIRIGENTES DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA, AMIGOS DA FAMÍLIA, SURPRESOS E INCRÉDULOS, E GRANDE NÚMERO DE DESCONHECIDOS QUE NINGUÉM PODERIA DIZER COMO HAVIAM TOMADO CONHECIMENTO DO OCORRIDO. ALGUNS ALEIJADOS APROXIMARAM-SE DA ENTIDADE, RECEBERAM PASSES E, AO FINAL DA REUNIÃO, ESTAVAM CURADOS. FOI ESSA UMA DAS PRIMEIRAS PROVAS DA PRESENÇA DE UMA FORÇA SUPERIOR.
NESSA REUNIÃO, O CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS ESTABELECEU AS NORMAS DO CULTO, CUJA PRÁTICA SERIA DENOMINADA “SESSÃO” E SE REALIZARIA À NOITE, DAS 20 ÀS 22 HORAS, PARA ATENDIMENTO PÚBLICO, TOTALMENTE GRATUITO, PASSES E RECUPERAÇÃO DE OBSEDADOS. O UNIFORME A SER USADO PELOS MÉDIUNS SERIA TODO BRANCO, DE TECIDO SIMPLES. NÃO SE PERMITIRIA RETRIBUIÇÕES FINANCEIRAS PELO ATENDIMENTO OU PELOS TRABALHOS REALIZADOS. OS CÂNTICOS NÃO SERIAM ACOMPANHADOS DE ATABAQUES NEM DE PALMAS RITMADAS.
A ESSE NOVO CULTO, QUE SE ALICERÇAVA NESSA NOITE, A ENTIDADE DEU O NOME DE UMBANDA, E DECLAROU FUNDADO O PRIMEIRO TEMPLO PARA SUA PRÁTICA, COM A DENOMINAÇÃO DE TENDA ESPÍRITA NOSSA SENHORA DA PIEDADE, POR QUE: “ASSIM COMO MARIA ACOLHE EM SEUS BRAÇOS O FILHO, A TENDA ACOLHERIA OS QUE A ELA RECORRESSEM, NAS HORAS DE AFLIÇÃO”.
ATRAVÉS DE ZÉLIO MANIFESTOU-SE, NESSA MESMA NOITE, UM PRETO VELHO, PAI ANTÔNIO, PARA COMPLETAR AS CURAS DE ENFERMOS INICIADAS PELO CABOCLO. E FOI ELE QUEM DITOU ESTE PONTO, HOJE CANTADO NO BRASIL INTEIRO:
“CHEGOU, CHEGOU, CHEGOU COM DEUS,
“CHEGOU, CHEGOU, O CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS”.
A PARTIR DESTA DATA, A CASA DA FAMÍLIA DE ZÉLIO TORNOU-SE A META ENFERMOS, CRENTES, DESCRENTES E CURIOSOS. OS ENFERMOS ERAM CURADOS; OS DESCRENTES ASSISTIAM AS PROVAS IRREFUTÁVEIS; OS CURIOSOS CONSTATAVAM A PRESENÇA DE UMA FORÇA SUPERIOR; E OS DEVOTOS AUMENTAVAM DIA A DIA.
3-A UMBANDA TEM ALGUMA LIGAÇÃO COM O CANDOMBLÉ?R- NÃO. A UMBANDA É UMA RELIGIÃO BRASILEIRA. NASCIDA EM NITERÓI NO RIO DE JANEIRO EM 1908. E O CANDOMBLÉ VEIO PARA O BRASIL JUNTO COM OS NEGROS AFRICANOS. EMBORA ALGUNS PAIS DE SANTOS DO CANDOMBLÉ CONSIDEREM A UMBANDA “INFERIOR” ISTO APENAS DEMONSTRA UMA FALTA DE CONHECIMENTO, POIS A UMBANDA TEM SUA FILOSOFIA E CIÊNCIA PRÓPRIA. ENQUANTO A UMBANDA É CRISTÃ, POR SUA ORIGEM, O CANDOMBLÉ É UMA RELIGIÃO AFRO-BRASILEIRA.

4-O CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS TEVE OUTRAS ENCARNAÇÕES?- SIM, CLARO. COMO UM TESTEMUNHO DISSO TEMOS O DIÁLOGO DELE COM UM MEDIUM VIDENTE QUANDO SE MANIFESTOU NA ALIANÇA ESPÍRITA BRASILEIRA. O MÉDIUM QUESTIONAVA O FATO DE VER RESTOS DE VESTES SACERDOTAIS COM ELE E O CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS AFIRMOU HAVER SIDO UM JESUÍTA EM OUTRAS VIDAS.
CONTINUANDO COM DIÁLOGO ACIMA VAMOS REPRODUZIR UM PEQUENO TRECHO:UM MÉDIUM VIDENTE PERGUNTOU: AO CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS: "POR QUÊ O IRMÃO FALA NESTES TERMOS, PRETENDENDO QUE A DIREÇÃO ACEITE A MANIFESTAÇÃO DE ESPÍRITOS QUE, PELO GRAU DE CULTURA QUE TIVERAM, QUANDO ENCARNADOS, SÃO CLARAMENTE ATRASADOS? POR QUÊ FALA DESTE MODO, SE ESTOU VENDO QUE ME DIRIJO NESTE MOMENTO A UM JESUÍTA E A SUA VESTE BRANCA REFLETE UMA AURA DE LUZ?
_"O QUE VOCÊ VÊ EM MIM, SÃO RESTOS DE UMA EXISTÊNCIA ANTERIOR. FUI PADRE E O MEU NOME ERA GABRIEL MALAGRIDA. ACUSADO DE BRUXARIA FUI SACRIFICADO NA FOGUEIRA DA INQUISIÇÃO EM LISBOA, NO ANO DE 1761. MAS EM MINHA ÚLTIMA EXISTÊNCIA FÍSICA, DEUS CONCEDEU-ME O PRIVILÉGIO DE NASCER COMO CABOCLO BRASILEIRO."
5-QUEM FOI GABRIEL MALAGRIDA? ELE DE FATO EXISTIU?R- GABRIEL MALAGRIDA FOI UM MISSIONÁRIO ITALIANO JESUÍTA, NASCIDO EM MENNAGIO A 5 DE DEZEMBRO DE 1689 E FALECIDO EM LISBOA, A 21 DE SETEMBRO DE 1761 GARROTADO E QUEIMADO NA FOGUEIRA.MALAGRIDA TORNOU-SE JESUÍTA EM 23 DE OUTUBRO DE 1711, TENDO PARTIDO PARA AS MISSÕES NO BRASIL, EM 1721.EVANGELIZOU OS ÍNDIOS DO BRASIL, SOBRETUDO NAS REGIÕES DO MARANHÃO E DO PARÁ. E FICOU CONHECIDO POR SER UM INFLAMADO PREGADOR, E FIEL À DOUTRINA CATÓLICA. PASSOU PELO MARANHÃO, PARÁ, BAHIA E PERNAMBUCO.MALAGRIDA VEIO A LISBOA EM 1750 E TENDO AÍ ASSISTIDO AOS ÚLTIMOS MOMENTOS DA VIDA DO REI D. JOÃO V, TENDO PERMANECIDO NESSA CIDADE ATÉ 1751. NESTE ANO, REGRESSOU DE NOVO AO MARANHÃO TENDO AÍ ESTADO ATÉ 1754, ANO EM QUE REGRESSOU DEFINITIVAMENTE PARA PORTUGAL A ROGO DE D. MARIANA DE ÁUSTRIA. MUITO RELIGIOSO, APROVEITOU O TERREMOTO DE 1755 PARA EXORTAR OS LISBOETAS À REFORMA DOS SEUS COSTUMES. ABALADO PELA TRAGÉDIA QUE SE ABATEU SOBRE LISBOA E NÃO CONCORDADNDO COM A EXPLICAÇÃO DAS CAUSAS NATURAIS DA CATÁSTROFE, DIVULGADAS EM FOLHETO MANDADO PUBLICAR PELO PODEROSO MINISTRO DO REI D. JOSÉ I, O MARQUÊS DE POMBAL, ESCREVEU UMA PEQUENA OBRA CHAMADA “JUÍZO DA VERDADEIRA CAUSA DO TERREMOTO (1756)”. NELA MALAGRIDA AFIRMAVA QUE A RAZÃO ERA O CASTIGO DIVINO. ELE EXPLICAVA QUE O INFORTÚNIO DOS DESALOJADOS SE CONSOLAVA COM PROCISSÕES E EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS. DEVERIAM AINDA OS LISBOETAS E SUAS AUTORIDADES MUDAREM RADICALMENTE SEUS COSTUMES, PREGANDO A HONESTIDADE DA SOCIEDADE EM GERAL E DO HOMEM PÚBLICO EM PARTICULAR.O MARQUÊS DE POMBAL, CONTUDO, NÃO GOSTOU DO QUE MALAGRIDA ESCREVEU E DANDO-SE COMO ALUDIDO NAQUELA OBRA, ELE QUE NÃO GOSTAVA DE SER CRITICADO, DECIDIU DESTERRÁ-LO PARA A CIDADE DE SETÚBAL. NESSE DESTERRO, MALAGRIDA ERA VISITADO POR MUITAS PESSOAS, E ENTRE ELAS POR MEMBROS DA FAMÍLIA TÁVORA, INIMIGA DO MARQUÊS DE POMBAL.EM 3 DE SETEMBRO DE 1758, FOI DIVULGADO, EM LISBOA, UM SUPOSTO ATENTADO AO MARQUÊS DE POMBAL O QUE DEU OPORTUNIDADE AO MARQUÊS PARA INSTAURAR UM PROCESSO CONTRA OS TÁVORAS. ESSE PROCESSO PROPORCIONOU A POMBAL A OCASIÃO PARA PERSEGUIR MALAGRIDA AINDA COM MAIS SEVERIDADE E DENUNCIÁ-LO À INQUISIÇÃO COMO FALSO PROFETA, IMPOSTOR E, PIOR DE TUDO, DE SER UM HEREGE, O QUE EQUIVALIA À MORTE NA FOGUEIRA.SEPTUAGENÁRIO, ALQUEBRADO PELOS TRABALHOS PASSADOS E PELA PRISÃO DOENTIA, TORNOU-SE DEMENTE, CONTINUANDO A DEFENDER OBSTINADAMENTE AS SUAS CRENÇAS.ENTREGUE À INQUISIÇÃO DE LISBOA E APÓS UM PROCESSO, CONSIDERADO POR VÁRIOS HISTORIADORES DE ALGO GROTESCO, FOI ACUSADO DE HEREGE E POSTERIORMENTE FOI CONDENADO AO GARROTE E FOGUEIRA NO AUTO-DE-FÉ DE 21 DE SETEMBRO DE 1761, TENDO SIDO QUEIMADO NO ROSSIO, A PRAÇA PRINCIPAL DE LISBOA.
6-O CABOCLO ANUNCIOU A RAZÃO DE SUA MANIFESTAÇÃO?R-"SE JULGAM ATRASADOS OS ESPÍRITOS DE PRETOS E ÍNDIOS, DEVO DIZER QUE AMANHÃ (16 DE NOVEMBRO) ESTAREI NA CASA DE MEU APARELHO, ÀS 20 HORAS, PARA DAR INÍCIO A UM CULTO EM QUE ESTES IRMÃOS PODERÃO DAR SUAS MENSAGENS E, ASSIM, CUMPRIR MISSÃO QUE O PLANO ESPIRITUAL LHES CONFIOU. SERÁ UMA RELIGIÃO QUE FALARÁ AOS HUMILDES, SIMBOLIZANDO A IGUALDADE QUE DEVE EXISTIR ENTRE TODOS OS IRMÃOS, ENCARNADOS E DESENCARNADOS.”
7-COMO FOI RECEBIDA ESSA MANIFESTAÇÃO PELOS COMPONENTES DA AEB?COM MUITA DESCRENÇA. TANTO QUE O VIDENTE RETRUCOU COM IRONIA: _"JULGA O IRMÃO QUE ALGUÉM IRÁ ASSISTIR A SEU CULTO" ? AO QUE O CABOCLO RESPONDEU: LEVAREI DAQUI UMA SEMENTE QUE PLANTAREI EM NEVES E DELA NASCERÁ FRONDOSA ÁRVORE._"CADA COLINA DE NITERÓI ATUARÁ COMO PORTA-VOZ, ANUNCIANDO O CULTO QUE AMANHÃ INICIAREI".PARA FINALIZAR O CABOCLO COMPLETOU:_"DEUS, EM SUA INFINITA BONDADE, ESTABELECEU NA MORTE, O GRANDE NIVELADOR UNIVERSAL, RICO OU POBRE, PODEROSO OU HUMILDE, TODOS SE TORNARIAM IGUAIS NA MORTE, MAS VOCÊS, HOMENS PRECONCEITUOSOS, NÃO CONTENTES EM ESTABELECER DIFERENÇAS ENTRE OS VIVOS, PROCURAM LEVAR ESSAS MESMAS DIFERENÇAS ATÉ MESMO ALÉM DA BARREIRA DA MORTE. PORQUE NÃO PODEM NOS VISITAR ESSES HUMILDES TRABALHADORES DO ESPAÇO, SE APESAR DE NÃO HAVEREM SIDO PESSOAS SOCIALMENTE IMPORTANTES NA TERRA, TAMBÉM TRAZEM IMPORTANTES MENSAGENS DO ALÉM?"
8--O QUE REALMENTE ACONTECEU NA CASA DE ZÉLIO NO DIA SEGUINTE?NO DIA SEGUINTE, NA CASA DA FAMÍLIA MORAES, NA RUA FLORIANO PEIXOTO, NÚMERO 30, AO SE APROXIMAR A HORA MARCADA, 20:00 H, LÁ JÁ ESTAVAM REUNIDOS OS MEMBROS DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA PARA COMPROVAREM A VERACIDADE DO QUE FORA DECLARADO NA VÉSPERA; ESTAVAM OS PARENTES MAIS PRÓXIMOS, AMIGOS, VIZINHOS E, DO LADO DE FORA, UMA MULTIDÃO DE DESCONHECIDOS.ÀS 20:00 H, MANIFESTOU-SE O CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS. DECLAROU QUE NAQUELE MOMENTO SE INICIAVA UM NOVO CULTO, EM QUE OS ESPÍRITOS DE VELHOS AFRICANOS QUE HAVIAM SERVIDO COMO ESCRAVOS E QUE, DESENCARNADOS, NÃO ENCONTRAVAM CAMPO DE ATUAÇÃO NOS REMANESCENTES DAS SEITAS NEGRAS, JÁ DETURPADAS E DIRIGIDAS EM SUA TOTALIDADE PARA OS TRABALHOS DE FEITIÇARIA; E OS ÍNDIOS NATIVOS DE NOSSA TERRA, PODERIAM TRABALHAR EM BENEFÍCIO DE SEUS IRMÃOS ENCARNADOS, QUALQUER QUE FOSSE A COR, A RAÇA, O CREDO E A CONDIÇÃO SOCIAL.A PRÁTICA DA CARIDADE, NO SENTIDO DO AMOR FRATERNO, SERIA A CARACTERÍSTICA PRINCIPAL DESTE CULTO, QUE TERIA POR BASE O EVANGELHO DE JESUS.O CABOCLO ESTABELECEU AS NORMAS EM QUE SE PROCESSARIA O CULTO. SESSÕES, ASSIM SERIAM CHAMADOS OS PERÍODOS DE TRABALHO ESPIRITUAL, DIÁRIAS, DAS 20:00 ÀS 22:00 H; OS PARTICIPANTES ESTARIAM UNIFORMIZADOS DE BRANCO E O ATENDIMENTO SERIA GRATUITO. DEU, TAMBÉM, O NOME DO MOVIMENTO RELIGIOSO QUE SE INICIAVA: UMBANDA – MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO PARA A CARIDADE.A CASA DE TRABALHOS ESPIRITUAIS QUE ORA SE FUNDAVA, RECEBEU O NOME DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE, PORQUE ASSIM COMO MARIA ACOLHEU O FILHO NOS BRAÇOS, TAMBÉM SERIAM ACOLHIDOS COMO FILHOS TODOS OS QUE NECESSITASSEM DE AJUDA OU DE CONFORTO.DITADAS AS BASES DO CULTO, APÓS RESPONDER EM LATIM E ALEMÃO ÀS PERGUNTAS DOS SACERDOTES ALI PRESENTES, O CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS PASSOU A PARTE PRÁTICA DOS TRABALHOS.O CABOCLO FOI ATENDER UM PARALÍTICO, FAZENDO ESTE FICAR CURADO. PASSOU A ATENDER OUTRAS PESSOAS QUE HAVIAM NESTE LOCAL, PRATICANDO SUAS CURAS.
9-QUAIS OS PRINCIPAIS FATOS QUE TEMOS NA UMBANDA?

R- 15 DE NOVEMBRO DE 1908 – ZÉLIO DE MORAES, ENTÃO COM DEZESSETE ANOS, MEDIUNIZADO COM UMA ENTIDADE QUE DEU O NOME DE CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS, FUNDA, EM NEVES, SUBÚRBIO DE NITERÓI, O PRIMEIRO TERREIRO DE UMBANDA. USA PELA PRIMEIRA VEZ O VOCÁBULO UMBANDA, E DEFINE O MOVIMENTO RELIGIOSO COMO: “UMA MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO PARA A CARIDADE”.

NOVEMBRO DE 1918 – O CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS DÁ INÍCIO À FUNDAÇÃO DE SETE TENDAS DE UMBANDA. TODAS AS TENDAS FORAM FUNDADAS NO RIO DE JANEIRO.
ANO DE 1920 – A UMBANDA ESPALHA-SE PELOS ESTADOS DE SÃO PAULO, PARÁ E MINAS GERAIS. EM 1926 CHEGA AO RIO GRANDE DO SUL E EM 1932 EM PORTO ALEGRE.

ANO DE 1939 – OS TEMPLOS FUNDADOS PELO CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS REUNIRAM-SE, CRIANDO A FEDERAÇÃO ESPÍRITA DE UMBANDA DO BRASIL, POSTERIORMENTE DENOMINADA UNIÃO ESPIRITUALISTA DE UMBANDA DO BRASIL, INCORPORANDO DEZENAS DE OUTROS TERREIROS FUNDADOS POR INSPIRAÇÃO DE “ENTIDADES” DE UMBANDA QUE TRABALHAVAM ATIVAMENTE NO ASTRAL SOB A ORIENTAÇÃO DO FUNDADOR DA UMBANDA.

OUTUBRO DE 1941 – REÚNE-SE O PRIMEIRO CONGRESSO DE ESPIRITISMO DE UMBANDA. OUTROS CONGRESSOS HAVIDOS POSTERIORMENTE RETIRARAM ACERTADAMENTE O NOME ESPIRITISMO QUE, DE FATO, PERTENCE AOS ESPÍRITAS BRASILEIROS, OS QUAIS SEGUEM A RESPEITÁVEL DOUTRINA CODIFICADA POR ALAN KARDEC. EM SUMA, O ESPÍRITA PRATICA O ESPIRITISMO; NA UMBANDA PRATICA-SE O UMBANDISMO.

DIA 12 DE SETEMBRO DE 1971 – CRIADO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO O PRIMEIRO ORGANISMO DE CARÁTER NACIONAL. TOMOU NOME DE CONDU – CONSELHO NACIONAL DELIBERATIVO DE UMBANDA – QUE SE CONTAM ATUALMENTE MAIS DE 46 FEDERAÇÕES, DE NORTE A SUL DO PAÍS, REUNINDO REPRESENTANTES DE MAIS DE 40.000 TERREIROS DE UMBANDA.

NOVEMBRO DE 1978 – SURGE O LIVRO FUNDAMENTOS DE UMBANDA, REVELAÇÃO RELIGIOSA – PORTADOR DE MENSAGENS DO ASTRAL, TRAZENDO, POR FIM, APÓS 70 ANOS DE EXISTÊNCIA DA UMBANDA, AS BASES TEOLÓGICAS E NORTEADORAS DA DOUTRINA UMBANDISTA, COM FUNDAMENTOS INTEGRAIS DA NOVA RELIGIÃO E SUA VERDADEIRA ORIGEM. O LIVRO EXPÕE A ESTRUTURA BÁSICA DO MOVIMENTO RELIGIOSO, NO SENTIDO DE ELEVAR A UMBANDA À JUSTA POSIÇÃO DE RELIGIÃO EMINENTEMENTE BRASILEIRA. DECORRIDOS SETENTA ANOS DE EXISTÊNCIA DA UMBANDA NO BRASIL, COMPREENDIDOS ENTRE 1098 / 1978, PASSOU ESTE CURTO ESPAÇO DE TEMPO, PORÉM SIGNIFICATIVO, A SER CONHECIDO ENTRE OS ESTUDIOSOS DA CAUSA COMO PERÍODO - PROPAGAÇÃO DA ÚNICA E GENUÍNA FORÇA DE CREDO, NASCIDO NESTE SÉCULO, EM TERRAS BRASILEIRAS.
CERTAMENTE QUE ZÉLIO DE MORAES, FAMOSO MÉDIUM JÁ DESENCARNADO, NÃO IRIA SUPOR QUE PASSADAS MENOS DE SEIS DÉCADAS, AQUELA CRENÇA, NASCIDA NO MODESTO BAIRRO DE NEVES, FOSSE CLASSIFICADA, ENTRE AS RELIGIÕES EXISTENTES, COMO A SEGUNDA DO PAÍS, COMPORTANDO MAIS DE VINTE MILHÕES DE SEGUIDORES, NUM CRESCENDO ESPANTOSO DE FIÉIS, APESAR DAS PERSEGUIÇÕES POLICIAIS A QUE FOI SUBMETIDA, DAS INTRIGAS DA RELIGIÃO MAJORITÁRIA, ALÉM DO COMPLETO DESCASO DE TODOS OS GOVERNOS ATÉ A DATA ATUAL, MESMO TRATANDO-SE DE UMA PREFERÊNCIA NATURAL, ESPONTÂNEA, DE MAIS DE UM SEXTO DA POPULAÇÃO. HOJE, O MOVIMENTO MÁGICO E RELIGIOSO DA UMBANDA ESTENDE-SE POR TODO O BRASIL, PROFESSADO COMO POBREZA E HU
MILDADE, SEM PROSELITISMO, SEM EXPLORAÇÕES NA MAGRA BOLSA DO POVO, SEM DÍZIMO COMPULSÓRIO, MISTÉRIOS MISTIFICANTES E REGULAR ENVIO A “ROYALTIES DA FÉ” PARA O EXTERIOR.

10-EXISTE ALGUMA OBRA QUE POSSAMOS LER SOBRE A UMBANDA?
R-É NECESSÁRIA PRUDÊNCIA AO LER LIVROS A RESPEITO DA UMBANDA. EM “NOSSA CASA, “CASA BRANCA DE OXALÁ, TEMPLO UMBANDISTA”, NÃO INDICAMOS NEM CONCORDAMOS COM OBRAS QUE ENSINAM VERDADEIRAS RECEITAS” DE MANDINGAS E FEITIÇOS., JÁ QUE ESSAS COISAS NÃO SE ENSINAM, ALÉM DISSO, ESSE NÃO É O PROPÓSITO DA NOSSA CASA. PORTANTO, DEVEMOS TER CUIDADO AO LER QUALQUER OBRA SOBRE A NOSSA QUERIDA UMBANDA, PORQUE JUNTO COM GRANDES MESTRES EXISTEM MUITOS CEGOS MAL INTENCIONADOS TENTANDO CONDUZIR OUTROS CEGOS. AQUELES QUE ACEITAM ESSE TIPO DE CONDUÇÃO SOMENTE PODEMOS ENTENDER QUE É POR IGNORÂNCIA, ALIMENTANDO A VAIDADE DAQUELES QUE SE DIZEM LÍDERES OU AINDA POR INTERESSES OUTROS QUE NADA CONTRIBUEM PARA O MOVIMENTO UMBANDISTA E NEM PARA NOSSA EVOLUÇÃO INTERIOR.
RECOMENDAMOS OS LIVROS DE CHICO XAVIER TODA À SEQÜÊNCIA DAS OBRAS DE “NOSSO LAR”, O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO PORQUE SENDO A UMBANDA CRISTÃ E O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO É O QUE MAIS FALA AO NOSSO CORAÇÃO, TAMBÉM AS OBRAS DE OMOLÚBÁ QUE TANTO TEM FEITO E ESCRITO PELA UMBANDA. “O MAIS RECOMENDADO DE TODOS SEGUNDO A “NOSSA CASA” É” MAGIA DE UMBANDA” E “CADERNOS DE UMBANDA.”, E “ UMBANDA FALANDO AOS CORAÇÕES”

11-QUAIS FORAM AS SETE TENDAS CRIADAS PELO CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS?

1-TENDA N. SRA. DA CONCEIÇÃO
PRES: GABRIELA DIONÍSIO SOARES / E POSTERIORMENTE PRES: LEAL DE SOUZA
2-TENDA N. SENHORA DA GUIA
PRES. DURVAL DE SOUSA
3-TENDA SANTA BÁRBARA
PRES. JOÃO SALGADO
4-TENDA SÃO PEDRO
PRES. JOSÉ MENDES
5-TENDA OXALÁ
PRES. PAULO LAVOIS
6-TENDA SÃO JORGE
JOÃO SEVERINO RAMOS
7-TENDA SÃO JERÔNIMO
PRES. JOSÉ ÁLVARES PESSOA

12-HOJE É LIVRE A PRÁTICA DA UMBANDA E OUTRAS RELIGIÕES?
R- SIM. A CONSTITUIÇÃO GARANTE O LIVRE ARBÍTRIO E CONDENA A DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA:
LEI Nº 9.497 DE 13 DE MAIO DE 1997
AO SER SANCIONADA ESTA LEI CORRIGE A DE
Nº 7.716 DE 15 DE JANEIRO DE 1898, MODIFICANDO OS ARTIGOS 1º E 20º,REVOGOU O ARTIGO 1º DA LEI 8.8081 E A LEI 8.882, DE O3 DE MARÇO DE 1994 “ A LEI PUNE,COM PENAS DE ATÉ 5 ANOS DE RECLUSÃO,ALÉM DE MULTAS, OS CRIMES RESULTANTES DA DISCRIMINAÇÃO OU PRECONCEITO DE RAÇA, COR, ETNIA, RELIGIÃO OU PROCEDÊNCIA NACIONAL.
13- COMO A UMBANDA FOI RECONHECIDA PELA LEI?
EM 1941, FOI REALIZADO O "PRIMEIRO CONGRESSO BRASILEIRO DO ESPIRITISMO DE UMBANDA" E NELE FOI APRESENTADA TESE PELA TENDA S. JERÔNIMO, PROPONDO A DESCRIMINALIZAÇÃO DA PRÁTICA DOS RITUAIS DE UMBANDA. O AUTOR, DR. JAYME MADRUGA, A PAR DE UM MINUCIOSO ESTUDO DE TODAS AS CONSTITUIÇÕES JÁ COLOCADAS EM VIGÊNCIA NO BRASIL, BUSCA TAMBÉM EM PROJETOS COMO O DA CONSTITUIÇÃO FARROUPILHA E NOS CÓDIGOS PENAIS ATÉ ENTÃO VIGENTES E NO QUE HAVERIA DE VIGIR APÓS 01 DE JANEIRO DE L942, OS ARGUMENTOS MOSTRANDO QUE O CAMINHO DA UMBANDA COMEÇAVA A SER ABERTO E QUE CABERIA AOS UMBANDISTAS BUSCAR ACELERAR O PROCESSO COM DECLARAÇÕES E RESOLUÇÕES PARTINDO DAQUELE CONGRESSO, EM PROL DA DESCRIMINALIZAÇÃO DA PRÁTICA DA UMBANDA. EM 1944, VÁRIOS UMBANDISTAS ILUSTRES, ENTRE ELES VÁRIOS MILITARES, POLÍTICOS, INTELECTUAIS E JORNALISTAS, APRESENTAM AO ENTÃO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS UM DOCUMENTO ENTITULADO "O CULTO DA UMBANDA EM FACE DA LEI" E CONSEGUE DAQUELA AUTORIDADE A DESCRIMINALIZAÇÃO DA UMBANDA. ESTE FATO, QUE FOI EXTREMAMENTE POSITIVO, TROUXE COMO SUBPRODUTO UMA PERDA DE IDENTIDADE MUITO GRANDE POR PARTE DE NOSSA RELIGIÃO, UMA VEZ QUE TODOS TERREIROS, DAS MAIS VARIADAS SEITAS, INCLUÍRAM EM SEUS NOMES A PALAVRA UMBANDA COMO FORMA DE FUGIR À REPRESSÃO POLICIAL. COMO NOSSA RELIGIÃO, NESSA ÉPOCA, NÃO TINHA UM RITO CLARAMENTE DEFINIDO E NEM A FORMAÇÃO DE SACERDOTES, O QUE GERA UMA HIERARQUIA, A UMBANDA FICOU À MERCÊ DESSA DETURPAÇÃO; OUTRO FATO QUE FORTALECEU ESSA DESCARACTERIZAÇÃO FOI QUE, SENDO UM PERÍODO DE CRESCIMENTO, NÃO SE BUSCAVA A QUALIDADE DOS TERREIROS QUE SE FILIAVAM À FEDERAÇÃO, OU À UNIÃO QUE LHE SUCEDEU, E, FINALMENTE, AO CONDU.

14-COMO SE EXPLICA A QUANTIDADE DE TERREIROS E A DIVERSIFICAÇÃO DE RITUAIS NA UMBANDA?
R-1º NA MEDIDA EM QUE OS CHEFES DE TERREIRO ABRIAM SUAS CASAS, POR NECESSIDADE SENTIDA OU POR ORIENTAÇÃO DE SEU PRETO VELHO OU CABOCLO FORAM SENDO INTRODUZIDAS MODIFICAÇÕES NA FORMA DE CONDUÇÃO DAS GIRAS.
2º DEPENDENDO DA ORIGEM DO PAI DE TERREIRO ESTE JÁ TRAZIA CONHECIMENTOS ORIUNDOS DE CANDOMBLÉ, MACUMBAS, CATIMBÓS E OUTROS, INTRODUZINDO MODIFICAÇÕES CONFORME ESTES SEUS CONHECIMENTOS.
AS ÚNICAS EXIGÊNCIAS IMPRESCINDÍVEIS PARA QUE O RITUAL SEJA CONSIDERADO DE UMBANDA SÃO: A NÃO COBRANÇA, A AUSÊNCIA DE SACRIFÍCIOS; É DESEJÁVEL O USO DO BRANCO COMO UNIFORME E OS PÉS NO CHÃO COMO SINAL DE HUMILDADE.

Nenhum comentário: