terça-feira, 9 de setembro de 2008

IBEJIS ( São Cosme e São Damião)

SÃO ESPÍRITOS QUE JÁ ESTIVERAM ENCARNADOS NA TERRA E QUE OPTARAM POR CONTINUAR SUA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL ATRAVÉS DA PRÁTICA DE CARIDADE, INCORPORANDO EM MÉDIUNS NOS TERREIROS DE UMBANDA. EM SUA MAIORIA, FORAM ESPÍRITOS QUE DESENCARNARAM COM POUCA IDADE (TERRENA), POR ISSO TRAZEM CARACTERÍSTICAS DE SUA ÚLTIMA ENCARNAÇÃO, COMO O TREJEITO E A FALA DE CRIANÇA, O GOSTO POR BRINQUEDOS E DOCES.
ASSIM COMO TODOS OS SERVIDORES DOS ORIXÁS, ELAS TAMBÉM TEM FUNÇÕES BEM ESPECÍFICAS, E A PRINCIPAL DELAS É A DE MENSAGEIRO DOS ORIXÁS.
QUANDO INCORPORADAS EM UM MÉDIUM, GOSTAM DE BRINCAR, CORRER E FAZER BRINCADEIRAS (ARTE) COMO QUALQUER CRIANÇA. É NECESSÁRIO MUITA CONCENTRAÇÃO DO MÉDIUM (CONSCIENTE), PARA NÃO DEIXAR QUE ESTAS BRINCADEIRAS ATRAPALHEM NA MENSAGEM A SER TRANSMITIDA. OS "MENINOS" SÃO EM SUA MAIORIA MAIS BAGUNCEIROS, ENQUANTO QUE AS "MENINAS" SÃO MAIS QUIETAS E CALMINHAS. ALGUNS DELES INCORPORAM PULANDO E GRITANDO, OUTROS DESCEM CHORANDO, OUTROS ESTÃO SEMPRE COM FOME, ETC. ESTAS CARACTERÍSTICAS, QUE AS VEZES NOS PASSAM DESAPERCEBIDO, SÃO SEMPRE FORMAS QUE ELES TEM DE EXERCER UMA FUNÇÃO ESPECÍFICA, COMO A DE DESCARREGAR O MÉDIUM, O TERREIRO OU ALGUÉM DA ASSISTÊNCIA.
OS PEDIDOS FEITOS A UMA CRIANÇA INCORPORADA NORMALMENTE É ATENDIDO DE MANEIRA BASTANTE RÁPIDA. ENTRETANTO A COBRANÇA QUE ELAS FAZEM DOS PRESENTES PROMETIDOS TAMBÉM É. NUNCA PROMETA UM PRESENTE A UMA CRIANÇA E NÃO O DÊ ASSIM QUE SEU PEDIDO FOR ATENDIDO, POIS A "BRINCADEIRA" (COBRANÇA) QUE ELA FARÁ PARA LHE LEMBRAR DO PROMETIDO PODE NÃO SER TÃO "ENGRAÇADA" ASSIM.
QUANDO FALAMOS NA LINHA DAS CRIANÇAS, ESTAMOS FALANDO DE UMA DAS LINHAS MAIS PRÓXIMAS DO DIVINO CRIADOR.MUITAS ENTIDADES QUE ATUAM SOB AS VESTES DE UM ESPÍRITO INFANTIL, SÃO MUITO AMIGAS E TÊM MAIS PODER DO QUE IMAGINAMOS. MAS COMO NÃO SÃO LEVADAS MUITO A SÉRIO, O SEU PODER DE AÇÃO FICA OCULTO, SÃO CONSELHEIROS E CURADORES, POR ISSO FORAM ASSOCIADAS À COSME E DAMIÃO, CURADORES QUE TRABALHAVAM COM A MAGIA DOS ELEMENTOS.NÃO GOSTAM DE DESMANCHAR DEMANDAS, NEM DE FAZER DESOBSESSÕES. PREFEREM AS CONSULTAS, E EM SEU DECORRER VÃO TRABALHANDO COM SEU ELEMENTO DE AÇÃO SOBRE O CONSULENTE, MODIFICANDO E EQUILIBRANDO SUA VIBRAÇÃO, REGENERANDO OS PONTOS DE ENTRADA DE ENERGIA DO CORPO HUMANO.AS FESTAS PARA IBEIJI, TEM DURAÇÃO DE UM MÊS, INICIANDO A 27 DE SETEMBRO (COSME E DAMIÃO) E TERMINANDO A 25 DE OUTUBRO, DEVIDO A LIGAÇÃO ESPIRITUAL QUE HÁ ENTRE CRISPIM E CRISPINIANO COM AQUELES GÊMEOS, PELA SINCRETIZAÇÃO QUE HOUVE DESTES SANTOS CATÓLICOS COM OS "IBEJIS" OU AINDA "ERÊS" (NOME DADO PELOS NAGÔS AOS SANTOS-MENINOS QUE TÊM AS MESMAS MISSÕES.
NAS FESTAS DE IBEIJI, QUE TIVERAM ORIGEM NA LEI DO VENTRE-LIVRE, DESDE AQUELA ÉPOCA ATÉ NOSSOS DIAS, SÃO SERVIDOS ÀS CRIANÇAS UM "ALUÁ" OU ÁGUA COM AÇÚCAR (OU REFRIGERANTES ADOCICADOS NO DIA DE HOJE), BEM COMO O CARURU (TAMBÉM NAS NAÇÕES DE CANDOMBLÉS).
NÃO GOSTAM DE DESMANCHAR DEMANDAS, NEM DE FAZER DESOBSESSÕES. PREFEREM AS CONSULTAS, E EM SEU DECORRER VÃO TRABALHANDO COM SEU ELEMENTO DE AÇÃO SOBRE O CONSULENTE, MODIFICANDO E EQUILIBRANDO SUA VIBRAÇÃO, REGENERANDO OS PONTOS DE ENTRADA DE ENERGIA DO CORPO HUMANO.
ESSES SERES, MESMO SENDO PUROS, NÃO SÃO TOLOS, POIS IDENTIFICAM MUITO RAPIDAMENTE NOSSOS ERROS E FALHAS HUMANAS. E NÃO SE CALAM QUANDO EM CONSULTA, POIS NOS ALERTAM SOBRE ELES.
MUITAS ENTIDADES QUE ATUAM SOB AS VESTES DE UM ESPÍRITO INFANTIL, SÃO MUITO AMIGAS E TÊM MAIS PODER DO QUE IMAGINAMOS. MAS COMO NÃO SÃO LEVADAS MUITO A SÉRIO, O SEU PODER DE AÇÃO FICA OCULTO, SÃO CONSELHEIROS E CURADORES, POR ISSO FORAM ASSOCIADAS À COSME E DAMIÃO, CURADORES QUE TRABALHAVAM COM A MAGIA DOS ELEMENTOS.


MAGIA DA CRIANÇA

O ELEMENTO E FORÇA DA NATUREZA CORRESPONDENTE A IBEJI SÃO... TODOS, POIS ELE PODERÁ, DE ACORDO COM A NECESSIDADE, UTILIZAR QUALQUER DOS ELEMENTOS.
ELES MANIPULAM AS ENERGIAS ELEMENTAIS E SÃO PORTADORES NATURAIS DE PODERES SÓ ENCONTRADOS NOS PRÓPRIOS ORIXÁS QUE OS REGEM.
ESTAS ENTIDADES SÃO A VERDADEIRA EXPRESSÃO DA ALEGRIA E DA HONESTIDADE, DESSA FORMA, APESAR DA APARÊNCIA FRÁGIL, SÃO VERDADEIROS MAGOS E CONSEGUEM ATINGIR O SEU OBJETIVO COM UMA FORÇA IMENSA, ATUAM EM QUALQUER TIPO DE TRABALHO, MAS, SÃO MAIS PROCURADOS PARA OS CASOS DE FAMÍLIA E GRAVIDEZ.
A FALANGE DAS CRIANÇAS É UMA DAS POUCAS FALANGES QUE CONSEGUE DOMINAR A MAGIA. EMBORA AS CRIANÇAS BRINQUEM, DANCEM E CANTEM, EXIGEM RESPEITO PARA O SEU TRABALHO, POIS ATRÁS DESSA VIBRAÇÃO INFANTIL, SE ESCONDEM ESPÍRITOS DE EXTRAORDINÁRIOS CONHECIMENTOS.
IMAGINEM UMA CRIANÇA COM MENOS DE SETE ANOS POSSUIR A EXPERIÊNCIA E A VIVÊNCIA DE UM HOMEM VELHO E AINDA GOZAR A IMUNIDADE PRÓPRIA DOS INOCENTES. A ENTIDADE CONHECIDA NA UMBANDA POR ERÊ É ASSIM. FAZ TIPO DE CRIANÇA, PEDINDO COMO MATERIAL DE TRABALHO CHUPETAS, BONECAS, BOLINHAS DE GUDE, DOCES, BALAS E AS FAMOSAS ÁGUAS DE BOLINHAS -O REFRIGERANTE E TRATA A TODOS COMO TIO E VÔ.
OS ERÊS SÃO, VIA DE REGRA, RESPONSÁVEIS PELA LIMPEZA ESPIRITUAL DO TERREIRO
ELES MANIPULAM AS ENERGIAS ELEMENTAIS E SÃO PORTADORES NATURAIS DE PODERES SÓ ENCONTRADOS NOS PRÓPRIOS ORIXÁS QUE OS REGEM.
O POVO D'ÁGUA SÃO ENTIDADES ENCARREGADAS DA LIMPEZA E DESCARGA FLUÍDICAS ASTRAL DOS FILHOS DE FÉ, DOS TERREIROS OU LARES. AJUDAM MUITO EM PROBLEMAS RELATIVOS A CASAMENTO.


DIA DA SEMANA: DOMINGO
DIA DO MÊS: 27 DE SETEMBRO
CORES: AZUIS E ROSAS

ERVAS:
ANIL, ALFAZEMA, ABRE-CAMINHOS, PARREIRA, COLÔNIA, ERVA-CIDREIRA, PITANGUEIRA, CAMOMILA, ERVA DOCE, MORANGO, CAPIM LIMÃO, LÍRIO, BENJOIM, FRUTA DE CONDE, HORTELÃ, MENTA, POEJO, MANJERICÃO BRANCO, FUNCHO...ETC


CARURU

INGREDIENTES
- 3 DÚZIAS DE QUIABOS, DE BOM TAMANHO, PICADOS
- 3 CEBOLAS BRANCAS, MÉDIAS, PICADAS
- 200 G DE CAMARÃO SECO, SEM CASCA
- 50 ML DE AZEITE DE DENDÊ
- 50 G DE CASTANHA DE CAJU, SEM CASCA
- 50 G DE AMENDOIM TORRADO, TAMBÉM SEM CASCA
- 1 COLHER DE SOPA DE GENGIBRE DESCASCADO
- 800 ML DE ÁGUA
- NADA DE SAL


MODO DE FAZER
PRIMEIRO, COLOQUE TODOS OS INGREDIENTES, MENOS O AZEITE DE DENDÊ,
NO LIQUIDIFICADOR. ADICIONA UM POUCO DA ÁGUA E BATA TUDO.
A MISTURA VAI PARA A PANELA E, DEPOIS, PARA O FOGO.
MEXA DEVAGAR, SEM INTERVALOS.
QUANDO O CARURU FICAR CONSISTENTE, COLOQUE O RESTANTE DA ÁGUA.
MAIS ALGUNS MINUTOS E CHEGA A VEZ DO AZEITE DE DENDÊ.
MEXA POR MAIS 10 OU 15 MIN.
QUANDO BORBULHAR, RETIRE DO FOGO.
ESTÁ PRONTO O CARURU DOS IBEJIS

AS FRUTAS , AGRADOS E QUITUTES DADOS AOS IBEJIS SEGUE NA LISTA ABAIXO:

MANGA / GOIABA / MAMÃO
CAJÚ / MAÇÃ / PÊRA / UVAS
BALAS DE GOMA
PAÇOCA
SUSPIRO
MARIA MOLE
BALAS VARIADAS
PIRULITOS CORAÇÃO
RAPADURINHA
BOLO BRIGADEIRO (PRETO)
BOLO MACHIMELOW (BRANCO)
GUARANÁ
CARURU
CATA VENTO (PIRULITO)
PALHAÇO (BALAS)
FLORES MIUDAS / CAMPO
VELA ROSA/AZUL 7 DIAS
CANJICA
ARROZ DOCE
BROA DE FUBÁ

Nenhum comentário: