sábado, 20 de setembro de 2008

FESTA E HOMENAGEM A XANGÔ

XANGÔ: ORIXÁ MASCULINO DE ORIGEM IORUBANA, BASTANTE POPULAR NO BRASIL.
XANGÔ É UM REI, ALGUÉM QUE CUIDA DA ADMINISTRAÇÃO, DO PODER E, PRINCIPALMENTE, DA JUSTIÇA.
HÁ SEMPRE UMA AURA DE SERIEDADE E DE AUTORIDADE QUANDO SE REFERE A XANGÔ; É ÍNTEGRO, INDIVISÍVEL, IRREMOVÍVEL.
O PODER DE XANGÔ, PORÉM, O APROXIMA INESCAPAVELMENTE DE CERTA DUREZA, MAS NÃO É O AUTORITARISMO NEM A REPRESSÃO QUE GARANTEM SEU PODER. O QUE PERMITE QUE XANGÔ SEJA ADMITIDO COMO PODEROSO E OBEDECIDO É SUA CREDIBILIDADE. SUAS DECISÕES DE ÁRBITRO SÃO SEMPRE CONSIDERADAS SÁBIAS, PONDERADAS, HÁBEIS E CORRETAS. ELE É O ORIXÁ QUE DECIDE SOBRE O BEM E O MAL. SUA RETIDÃO E HONESTIDADE SÃO QUASE INQUEBRÁVEIS.
XANGÔ É O ORIXÁ DO RAIO E DO TROVÃO. É IDENTIFICADO, NO MUNDO MATERIAL, COM A FIRMEZA DE UMA ROCHA. É, COMO A PEDRA, DURO E ESTÁVEL. SEU AXÉ (FORÇA), ESTA CONCENTRADO NAS FORMAÇÕES DE ROCHA CRISTALINAS, NOS TERRENOS ROCHOSOS À FLOR DA TERRA, NAS PEDREIRAS, NOS MACIÇOS.
É A ENERGIA DA JUSTIÇA , DA SABEDORIA, DO PENSAMENTO PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, NÃO É IMPULSO, É ENERGIA DO EQUILÍBRIO E DA PRUDÊNCIA.
XANGÔ, ORIXÁ REI DO OYÓ (CIDADE - ESTADO DA ÁFRICA), SENHOR DA JUSTIÇA, DOS RAIOS E TROVÕES, COM O SEU MACHADO DEFENDE SEUS FILHOS DE PERIGOS, SUA MORADA É NO ALTO DA PEDREIRA, ONDE TEM SEMPRE CACHOEIRA DE ÁGUA CLARA COMO A SUA LEI. SEJA CORRETO COM ESTE ORIXÁ E JAMAIS UMA PEDRA ROLARÁ SOBRE VOCÊ.

COR A SER MENTALIZADA: MARROM

O QUE MENTALIZAR: UMA GRANDE MONTANHA... MUITO FORTE...UMA ROCHA...
E PEDIR QUE A FORÇA E GRANDEZA DAS MONTANHAS NOS PENETRE E NOS DÊ MUITA FORÇA.

ELEMENTO: TERRA E FOGO

CÂNTICOS: SÃO FORTES, MÁSCULOS, DETERMINADOS E ENÉRGICOS.
"XANGÔ MEU PAI
DEIXA ESTA PEDREIRA AI
A UMBANDA ESTA LHE CHAMANDO
DEIXA ESTA PEDREIRA AÍ"

GUIAS: A GUIA DE XANGÔ Á MARROM. EM NOSSA CASA BRANCA PADRONIZAMOS A GUIA DE CRISTAL NO 8. SÃO FEITAS EM MÚLTIPLO DE 7 DE FORMA A CONTORNAR O PLEXO SOLAR. ESTA GUIA SÓ PODE SER USADA PELOS MÉDIUNS QUE SE AFINAM DE UMA FORMA INCOMUM COM ESTA ENERGIA, APÓS ENTENDIMENTO E CONVERSA COM OS ZELADORES, E DEVE NASCER APÓS A QUINTA OBRIGAÇÃO: ( OS DOIS ORIXÁS ), QUE É DADA PELOS ZELADORES DA CASA E SOB SUA RESPONSABILIDADE.
CARACTERÍSTICAS DE SEUS FILHOS: SÃO DEFINIDOS OS FILHOS DE XANGÔ, PELA CORAGEM, DECISÃO, DETERMINAÇÃO, DESAPEGO AS COISAS MATERIAIS, GOSTAM DE LEITURA. POSSUEM UMA GRANDE LEALDADE PELAS PESSOAS QUE LHES PARECEM VERDADEIRAS E JUSTAS. SÃO CONTRA PRECONCEITOS, DISCRIMINAÇÕES E QUAISQUER MESQUINHARIAS CONTRA SEUS SEMELHANTES. SÃO ELEGANTES E EDUCADOS NO TRATO, E LOGO SE DESTACAM NO GRUPO ONDE VIVEM PELA SUA SERIEDADE E LINGUAGEM FRANCA E CORAJOSA COM QUE DEFENDE SEUS PONTOS DE VISTA.

DIA QUE SE COMEMORA XANGÔ: 30 DE SETEMBRO (DE ACORDO COM O CALENDÁRIO OFICIAL DE UMBANDA).

DIA DA SEMANA: QUARTA FEIRA

A DANÇA DE XANGÔ: FORTES, RITMOS MARCANTES, COM OS BRAÇOS CRUZADOS E PUNHOS FECHADOS BATENDO NO PEITO E DANDO URROS PARA DENTRO.

O QUE PEDIR A ESTE ORIXÁ : JUSTIÇA, SABEDORIA PARA TOMAR DECISÕES BOM SENSO E TRANQÜILIDADE PARA O SEU LAR.




LISTA DE OBRIGAÇÃO PARA A FESTA de XANGO

1-ERVAS QUE SÃO LEVADAS FRESCAS: FOLHA DA COSTA OU FOLHA DA FORTUNA, BICO DE PAPAGAIO, LEVANTE, HORTELÃ, QUEBRA PEDRE, ALFAVACA, GERVÃO

2-FRUTAS QUE SÃO LEVADAS: CAQUI, FRUTA DO CONDE, PINHA, PINHÃO, ABACAXI E FRUTAS ESCAMOSAS, BANANA, PÊSSEGO, AMEIXA BRANCA, MAÇÃ.

3-FLORES QUE SÃO LEVADAS: LÍROS BRANCOS, AMARELOS, LARANJAS, FLORES DE TONALIDADE MARROM, E TODAS AS A FLORES BRANCAS (ROSAS).

4- BEBIDAS: SUMO DAS PROPRÍAS ERVAS OU CERVEJA PRETA


LEMBRANDO QUE NÃO É A QUANTIDADE E SIM A QUALIDADE.
NÃO PODE SER DADO NADA ARTIFICIAL.

RECEITA DO AMALÁ
1-1/2 KILO DE QUIABO FRESCO ( MÉDIO)
1 VIDRO DE AZEIRE DE DENDÊ ( MÉDIO)
1 VIDRO DE MEL DE ABELHAS (MÉDIO)
1 PACOTE DE FARINHA DE MANDIOCA
FLORES EM TONS MARRONS
2 ABACAXIS BONITOS, COM A FLOR EM CIMA.
MODO DE FAZER
1- ACENDER UMA VELA BRANCA PEQUENO LOUVANDO E REZANDO PARA FAZER A COMIDA
2- LAVAR TODO O QUIABO E CORTA-LOS EM PEDACINHOS FINOS.
3- RESERVEM 15 QUIABOS FRESCOS
4-DEPOIS DE CORTADO EM UMA TIGELA MAIOR, AMASSE COM AS MÃOS COM O QUIABO E O MEL, ATÉ VIRAR UMA PAPA.
5- IR COLOCANDO NESTA PAPA UM POUCO DE FARINHS PARA QUE ELA TOME UM POUCO DE CONSSIT\ÊNCIA, MAS SEM DEIXAR QUE ELA FIQUE SECA.
6-DESCASQUE UM ABACAXI E TORÇA PARA QUE SAIA SEU CALDO EM CIMA DA PAPA, SE PRECISAR COLOQUE MAIS FARINHA.
7-COLOCAR O OUTRO ABACAXI NO CENTRO DA COMIDA QUE JÁ DEVERÁ TER SIDO PASSADO PARA UMA VASILHA DE MADEIRA E REGUE DENDÊ EM CIMA.


ATENÇÃO: NÃO PRECISA SER UMA COMIDA SÓ,
TEMOS TAMBÉM:
1-FRUTAS- AS FRUTAS DE QUALQUER QUALIDADE SEÃO SERVIDAS AOS MÉDIUNS A AOS FIÉIS NUMA HOMENAGEM A XANGÔ E CONGRAÇAMENTO ENRTE OS MÉDIUNS

2- COMIDA DE XANGÔ
MATERIAL NECESSÁRIO:
12 QUIABOS, 1 LITRO DE MEL, AZEITE DE DENDÊ, ÁGUA, RABADA.
MANEIRA DE FAZER:
CORTA-SE O QUIABO EM PEDACINHOS BEM PEQUENOS, DEPOIS TEMPERA-SE COM CEBOLA , CAMARÃO, AZEITE DE DENDÊ, COZINHA-SE BASTANTE E DEPOIS MISTURA-SE COM A RABADA COZIDA EM PEDACINHOS.
- TRÊS RABADAS
- UM QUILO DE QUIABO
- CEBOLA RALADA
- AZEITE DE DENDÊ
- UMA GAMELA

AMALÁ DE XANGÔ
É COMIDA RITUAL DO ORIXÁ XANGÔ. É FEITO COM QUIABO CORTADO, CEBOLA RALADA, PÓ DE CAMARÃO, SAL, AZEITE DE DENDÊ OU AZEITE DOCE, PODE SER FEITO DE VÁRIAS MANEIRAS. É OFERECIDO NUMA GAMELA FORRADA COM MASSA DE ACAÇÁ.

ACAÇÁ
FEITO COM MILHO BRANCO OU MILHO VERMELHO, QUE APÓS FICAR DE MOLHO EM ÁGUA DE UM DIA PARA O OUTRO, DEVE SER MOÍDO NUM MOINHO OU NUM MOEDOR ( DE CARNE) OU BATIDO NO LIQUIDIFICADOR, FORMANDO UMA MASSA QUE DEVERÁ SER COZIDA NUMA PANELA COM ÁGUA, SEM PARAR DE MEXER, ATÉ FICAR NO PONTO.
O PONTO DE COZEDURA PODE SER VISTO QUANDO A MASSA NÃO DISSOLVE SE PINGADA NUM COPO COM ÁGUA. AINDA QUENTE ESSA MASSA DEVE SER EMBRULHADA EM PEQUENAS PORÇÕES, EM FOLHA DE BANANEIRA PREVIAMENTE LIMPA, PASSADA NO FOGO E CORTADA EM TAMANHO IGUAL PARA QUE TODOS FIQUEM DO MESMO TAMANHO.
COLOCA-SE A FOLHA NA PALMA DA MÃO ESQUERDA E COLOCA-SE A MASSA, COM O DEDO POLEGAR DOBRA-SE A PRIMEIRA PONTA DA FOLHA SOBRE A MASSA, DOBRA-SE A OUTRA PONTA CRUZANDO POR CIMA E VIRANDO PARA BAIXO, FAZ O MESMO DO OUTRO LADO.
O FORMATO QUE VAI FICAR É DE UMA PIRÂMIDE RECTANGULAR.

ABARÁBOLINHO FEITO COM MASSA DE FEIJÃO-FRADINHO TEMPERADA COM SAL,CEBOLA E AZEITE-DE-DENDÊ, ALGUMAS VEZES COM CAMARÃO SECO, INTEIRO OU MOÍDO EMISTURADO À MASSA, QUE É EMBRULHADA EM FOLHA DE BANANEIRA E COZIDA EM VAPOR DE ÁGUA

AJEBÔ
CORTE OS QUIABOS EM RODELAS BEM FININHAS EM UMA GAMELA, E VÁ BATENDO ELES COMO SE ESTIVESSE AJUNTANDO ELES COM AS MÃOS, ATÉ QUE CRIE UMA LIGA BEM HOMOGÊNEA.

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bonito... Muito instrutivo... Caô Cabecile...

Unknown disse...

Caô Cabecilê Meu Pai Xangô

milton f de paulo disse...

gostei !!1
http://www.kitfestaorixa.blogspot.com.br/