segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Festas de Agosto IEMANJÁ OBALUAÊ E NANÃ

OBALUAÊ OU OMOLÚ

"A SUA ROUPA É DE PALHA SANTA
SUA MORADA É NO CAMPO SANTO.
TEM O DOM DE CURAR
E O PODER DE TRANSFORMAR.
SUA FLOR É O CRAVO
SUA COMIDA É A PIPOCA.
SALVE O MESTRE OMOLU
ATOTO MEU PAI
ATOTO OBALUAÊ ".

OBALUAÊ - OMOLU: ORIXÁ MASCULINO DAOMEDANO, FILHO DE NANÃ BURUKÊ.
A FIGURA DE OBALUAÊ - OMOLU É COMPLETAMENTE CERCADA DE MISTÉRIOS E DOGMAS INDEVASSÁVEIS. EM TERMOS GERAIS, A ESSE ORIXÁ É ATRIBUÍDO O CONTROLE SOBRE TODAS AS DOENÇAS, ESPECIALMENTE AS EPIDEMIAS.
OBALUAÊ TANTO PODE CAUSAR A DOENÇA COM POSSIBILITAR A CURA DO MESMO MAL QUE CAUSOU.
OBALUAÊ É O SENHOR DOS ESPÍRITOS ENCARNADOS E DESENCARNADOS. PODEROSO ORIXÁ, RESPONSÁVEL PELOS ELEMENTOS DESINTEGRADORES, CUJAS TRANSFORMAÇÕES PROCESSAM-SE MOMENTO A MOMENTO, NA EXPRESSÃO DA GRANDE VIDA.
É CONSIDERADO O MÉDICO DOS POBRES. ESTA LIGADO A TERRA, ASSIM COMO À MORTE.
OBALUAÊ QUE DIZER, "REI, SENHOR DA TERRA". É UM DOS MAIS IMPORTANTES ORIXÁS DA UMBANDA, POIS ESTÁ LIGADO TAMBÉM A SAÚDE. ORIXÁ QUE GERA O BOM FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO; ORIXÁ DAS PESTES E DAS MOLÉSTIAS E QUE TEM SEU ROSTO COBERTO PELO FILÁ, FEITO DE PALHA DA COSTA, POIS A TODOS É PROIBIDO VER SEU ROSTO.
É O ORIXÁ DA TRANSFORMAÇÃO. SÃO ENERGIAS DESINTEGRADAS, ENERGIA LETAL. É TAMBÉM CONHECIDO COMO O SENHOR DA MORTE E DA DESTRUIÇÃO. REGE A TRANSMUTAÇÃO EM TODOS OS SENTIDOS. POR ISSO MUITAS VEZES MAL COMPREENDIDO E CHAMADO DO "SENHOR DO CEMITÉRIO" O QUE NÃO ESTÁ CORRETO, PORQUE OMOLÚ REGE A TRANSFORMAÇÃO, E NÃO SOMENTE A MORTE, EMBORA SEJA ESTA A MAIOR DAS TRANSFORMAÇÕES QUE UM SER HUMANO POSSA PASSAR.
O NOME EM IORUBÁ OBÀLÚWÀIYÉ É TRADUZIDO POR (REI E SENHOR DA TERRA), OBA (REI) AIYÊ (TERRA), OBALUAIYÊ, OBALUAÊ, XAPANÃ, OMOLU, SÃO ALGUNS DOS NOMES COMO É CONHECIDO ESSE ORIXÁ AFRICANO. OS ORIXÁS NANÃ (CUJO EMBLEMA É O IBIRI) E SEUS FILHOS OBALUAIYÊ (CUJO EMBLEMA É O XARARÁ) E OXUMARÉ (CUJO EMBLEMA É UMA COBRA) PERTENCEM AO PANTEÃO DA TERRA.
NOMES
OBÀLUÁYÊ "REI SENHOR DA TERRA", OMOLU "FILHO DO SENHOR", SAPATA "DONO DA TERRA" SÃO OS NOMES DADOS A SÀNPÒNNÁ (UM TÍTULO LIGADO A GRANDE CALOR O SOL - TAMBÉM É CONHECIDO COMO (BABÁ IGBONA = PAI DA QUENTURA) DEUS DA VARÍOLA E DAS DOENÇAS CONTAGIOSAS, É LIGADO SIMBOLICAMENTE AO MUNDO DOS MORTOS. OUTRA CORRENTE OS DEFINE COMO: OBÀLUÁYÊ: OBÁ - ILU; AIYE; REI, DONO, SENHOR; DA VIDA; NA TERRA; OMOLU; OMO-ILU; REI, DONO, SENHOR; DA VIDA.
COR A SER METALIZADA: PRETO E BRANCO
O QUE MENTALIZAR: A TERRA, A TRANSFORMAÇÃO DOS ELEMENTOS.
ELEMENTO: TERRA
CÂNTICOS: SEUS CÂNTICOS GERALMENTE FALAM DE COISAS SOMBRIAS, SEVERAS E MORTAIS. FALAM DA SAÚDE E DA DOENÇA - POIS TANTO A SAÚDE E A DOENÇA NOS CONDUZEM ÀS NOSSAS TRANSFORMAÇÕES. DIZEM DO RESPEITO AO MAIS VELHOS. SEUS CÂNTICOS LAMENTOSOS, RECORDAM O PASSADO, FALAM DO PRESENTE MAS NADA DIZEM DO FUTURO.

"QUEM VÊ O VELHO NO CAMINHO / TOME A BENÇÃO
DEUS ABENÇOE / DEUS ABENÇOE / DEUS ABENÇOE
OBALUAÊ DEUS ABENÇOE"

CARACTERÍSTICAS DE SEUS FILHOS: INTROSPECTIVOS, PENSATIVOS, RESERVADOS, OBSERVADORES, PESQUISADORES, MODESTOS, SIMPLES E MISTERIOSOS. NORMALMENTE TEM POUCOS, MAS SINCEROS AMIGOS. SÃO LENTOS, CALMOS E AGITADOS AO MESMO TEMPO. SÃO ESTUDIOSOS QUANDO SE INTERESSAM POR UM ASSUNTO E DE PREFERÊNCIA MÍSTICO. GOSTAM DE LUGARES SOMBRIOS E SEM MUITA GENTE. NO LADO NEGATIVO SÃO MEDROSOS, INDECISOS E APREENSIVOS. SÃO FATALISTAS, DRAMÁTICOS E EXAGERADOS, TEIMOSOS, PIRRACENTOS, NERVOSOS E ANSIOSOS. O ARQUÉTIPO DE OBALUAÊ É O DAS PESSOAS COM TENDÊNCIAS MASOQUISTAS, QUE GOSTAM DE EXIBIR SEUS SOFRIMENTOS E AS TRISTEZAS DAS QUAIS TIRAM UMA SATISFAÇÃO ÍNTIMA. PESSOAS QUE SÃO INCAPAZES DE SE SENTIREM QUANDO A VIDA LHES CORRE TRANQÜILA. PODEM ATINGIR SITUAÇÕES MATERIAIS INVEJÁVEIS E REJEITAR, UM BELO DIA, TODAS ESSAS VANTAGENS POR CAUSA DE CERTOS ESCRÚPULOS IMAGINÁRIOS. PESSOAS QUE EM CERTOS CASOS SENTEM-SE CAPAZES DE SE CONSAGRAR AO BEM-ESTAR DOS OUTROS, FAZENDO COMPLETA ABSTRAÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS INTERESSES E NECESSIDADES VITAIS.

DIA EM QUE SE COMEMORA OBALUAÊ: 16 DE AGOSTO. (DE ACORDO COM O CALENDÁRIO OFICIAL DE UMBANDA).
A SAÚDE E OS FILHOS DE OBALUAÊ: QUASE TODOS OS FILHOS DE OMOLÚ / OBALUAÊ TÊM PROBLEMAS DE SAÚDE. BARRIGA, BEXIGA, DORES NAS COSTAS E TRAZEM MARCAS NAS PERNAS OU NO CORPO.
O QUE PEDIR A ESTE ORIXÁ: SAÚDE PRINCIPALMENTE, AJUDA PARA AS NOSSAS TRANSFORMAÇÕES PSÍQUICAS E MENTAIS. COMPREENSÃO, PORQUE A TRANSFORMAÇÃO SEM A COMPREENSÃO É SIMPLESMENTE A MODIFICAÇÃO. AJUDA EM CASOS SÉRIOS DE DOENÇAS. SAÚDE FÍSICA, MENTAL E ESPIRITUAL.
FLORES: QUARESMEIRA, CRAVO VERMELHO, ROSAS BRANCAS, PALMAS. ( FLOR DE OBALUAÊ - PIPOCA ).
FRUTAS: BANANA DA TERRA, ABACAXI, LARANJA LIMA.
ERVAS: VELAME, MASTRUÇO, VASSOURA PRETA, FOLHA DE LARANJA LIMA, CANELA DE VELHO, BARBA DE VELHO, FOLHAS DE MILHO, FOLHAS DE GAMELEIRA PRETA ( IRÔKO ), TAIOBA, RAMA DE LEITE, ERVA DE PASSARINHO, QUARESMEIRA.

BEBIDAS: VINHO TINTO, ALOÁ, SUMO DE SUA PRÓPRIAS ERVAS.
SAUDAÇÃO: ATOTÔ OBALUAÊ
ATOTÔ = ESCUTAI, SILÊNCIO, ELE ESTÁ EM TERRA
OBALUAÊ = OBA (REI), LUAYE (CÉU E TERRA)
ATOTÔ OBALUAÊ QUE DIZER "ESCUTAI REI DO CÉU E DA TERRA".

PONTOS

QUANDO EU VENHO LÁ DE CIMA,
A MINHA MÃE RECOMENDOU.
LEVA ESTE CRAVO VERMELHO
QUE É PARA DAR SEU ATÔTÔ,
ATÔTÔ OBALUAÊ / ATÔTÔ OBALUAÊ

MEU PAI OXALÁ É O REI VENHA ME VALER,
E O VELHO OMOLÚ ATÔTÔ OBALUAÊ
ATÔTÔ OBALUAÊ / ATÔTÔ BABÁ (BIS)

OMOLÚ OMOLÚ SALVE A PALHA E O DENDÊ
EU VOU PEDIR A PAI OGUM PRA CHAMAR OBALUAÊ

OFERENDAS PARA OBALUAÊ
OBALUAÊ PEGA ALGUMAS COMIDAS E OFERENDAS DE DE NANÃ



PIPOCA
1 PCT. DE PIPOCA,
ESTOURAR A PIPOCA E COLOCAR EM UM AGUIDAR
BANANA DA TERRA FRITA NO DENDÊ
CRAVOS VERMELHOS, FLORES E FOLHAS DE SABUGUEIRO
BARBA DE VELHO
1 VELA BRANCA/PRETA
1 VINHO TINTO SECO
1 VIDRO DE DENDÊ
EFÓ
MEIO QUILO DE CAMARÃO SECO, DESCASCADO. PIMENTA-MALAGUETA EM PÓ. MEIO DENTE DE ALHO. UMA CEBOLA. UMA PITADA DE COENTRO. UM MAÇO DE ( LÍNGUA-DE-VACA OU TAIOBA, OU BERTALHA, OU ESPINAFRE, OU MOSTARDA). PRIMEIRO, AFERVENTA-SE A LÍNGUA-DE-VACA, ESCORRE-SE NA PENEIRA, ESTENDE-SE NA TÁBUA E BATE-SE BEM COM A FACA, ATÉ FICAR INFORME. ENXUGA-SE E ESTENDE-SE NA PENEIRA PARA SECAR TODA A ÁGUA. COZINHA-SE NO AZEITE-DE-DENDÊ PURO, TEMPERADO COM TODO O RESTO. E A PANELA FICA TAMPADA, PARA SUAR. COME-SE COM ARROZ.
(É UMA COMIDA TÃO BOA, QUE TODOS OS ORIXÁS A ACEITAM, MENOS OXALÁ, QUE TEM LÁ SUAS ESQUISITICES.)



DOBURÚMATERIAL NECESSÁRIO:MILHO ALHO ( PARA PIPOCA ) OU MILHO VERMELHO, AREIA DA PRAIAMANEIRA DE FAZER:NUMA PANELA QUENTE COM AREIA DA PRAIA, ESTOURAR O MILHO E ESTÁ PRONTO O DOBURU.
COLOCAR ENFEITANDO EM CRUZ COM AZEIDE DE DENDÊ

FEIJÃO PRETO E PIPOCA PARA OBALUAÊ
COLOCAR O FEIJÃO PRETO PARA COZINHA.ASSIM QUE ESTIVER COZIDO, COLOCA-SE NUM ALGUIDAR E SE FAZ UMA CRUZ COM A PIPOCA,PODE REGAR COM DE DENDÊ NO FEIJÃO.

FEIJÃO PARA OBAK=LUAÊ

MATERIAL NECESSÁRIO:FEIJÃO FRADINHO, MILHO VERMELHO, CEBOLA, AZEITE-DE-DENDÊMANEIRA DE FAZER:COZINHA-SE O FEIJÃO FRADINHO EM ÁGUA. SEPARADO, COZINHA-SE O MILHO VERMELHO TAMBÉM EM ÁGUA. DEPOIS, JUNTAR O FEIJÃO E O MILHO, NUM REFOGADO DE CEBOLA RALADA COM AZEITE-DE-DENDÊ.
FOLHA DE TAIOBA PARA OBALUAÊ
MATERIAL NECESSÁRIO: FOLHA DE TAIOBA OU MOSTARDA, CEBOLA RALADA, CAMARÃO SECO SOCADO, AZEITE-DE-DENDÊMANEIRA DE FAZER:COZINHA-SE BEM A FOLHA DE TAIOBA OU MOSTARDA,E EM SEGUIDA TEMPERA-SE NUM REFOGADO DE CEBOLA RALADA, CAMARÃO SECO SOCADO E AZEITE-DE-DENDÊ.


OMOLOCUM PARA OBALUAÊ

INGREDIENTES

UM QUILO DE FEIJÃO FRADINHO
UMA GARRAFA DE AZEITE DE DENDÊ
TRÊS OVOS
UMA VELA DE SETE DIAS PRETA E BRANCA
FLORES VERMELHAS OU DE PREFERÊNCIA CRAVO VERMELHO
UM ALGUIDAR

MODO DE FAZER

COZINHAR O FEIJÃO FRADINHO COM DENDÊ. EM SEGUIDA, AMASSÁ-LO COM COLHER DE PAU. COZINHAR OS OVOS, DEPOIS RETIRAR-LHE AS CASAS.
COLOCA-SE O PUDIM DE FEIJÃO NO ALGUIDAR, ENFEITA-SE COM OS OVOS COZIDOS, REGADOS COM AZEITE DE DENDÊ.
ACENDER A VELA E ENFEITAR COM AS FLORES OU SÓ DEIXA-LAS DE LADO.


DANÇA DE OBALUAÊ: SUA DANÇA É LENTA, PESADA, CURVADA, DEMONSTRANDO SUA IDADE E VELHICE.

O QUE PEDIR A ESTE ORIXÁ: , HARMONIA DE SEUS FILHOS. SAÚDE FÍSICA, MENTAL E ESPIRITUAL.
SAÚDE, PRINCIPALMENTE A SAÚDE PORQUE ESTÁ NÃO NOS FALTAMOS ALCANÇAREMOS OUTRAS COISAS

FLORES: CRAVO VERMELHO,ROSA VERMELHA FLOR DE SABUGUEIRO

FRUTAS: JACA, BANANA DA TERRA, LIMA, ABACAXI, FRUTA PÃO,FRUTA DO CONDE,ARATICUM









NANÃ BURUKÊ

“ HOJE É DIA DE FESTA...
O TERREIRO TODO ENFEITADO,
COM FLORES DE MANACÁ, VIOLETAS, ROSAS
OLHO PRO CÉU.
CAI UMA CHUVA GOSTOSA E MIUDA.
A CHUVA ACONCHEGANTE E ACOLHEDORA,
A CHUVA DE NANÃ
CONFIRMANDO SEUS FILHOS...
QUE COISA TÃO LINDA!
QUE COISA TÃO BELA!
VER NANÃ ...
ELA É A MÃE MAIS VELHA,
NOS ABENÇOE MINHA VELHA...
SALUBÁ NANÃ,
SALUBÁ NANÃ BURUKÊ ”


NANÃ BURUKÊ: É UM ORIXÁ FEMININO DE ORIGEM DAOMEANA, QUE FOI INCORPORADO PELA CULTURA IORUBANA, QUANDO ESTE POVO CONQUISTOU O POVO DO DAOMEDANO, ASSIMILANDO SUA CULTURA E INCORPORANDO ALGUNS DOS ORIXÁS DAOMEDANOS À SUA RELIGIOSIDADE.
É NA SÍNTESE, A MAIS VELHA DOS DEUSAS DA ÁGUA, TENDO ASSOCIAÇÕES TANTO COM A MORTE E VIDA, COMO COM A POSIÇÃO RESERVADA AOS VELHOS SÁBIOS EM QUALQUER SOCIEDADE.
SE OXUM É A RESPONSÁVEL PELA VIDA QUE VAI NASCER OU ESTA COMEÇANDO, NANÃ FAZ O CAMINHO INVERSO DA MÃE DA ÁGUA DOCE. É ELA QUEM RECONDUZ AO CAMPO ASTRAL AS ALMAS DOS QUE OXUM COLOCOU NO MUNDO REAL. É O ORIXÁ DO REINO DA MORTE, SUA GUARDIÃ, QUEM POSSIBILITA O ACESSO A ESSE TERRITÓRIO DO DESCONHECIDO.
REGE JUNTAMENTE COM OXALÁ, A PASSAGEM DOS SERES ENCARNADOS PARA O OUTRO LADO DA VIDA. NANÃ É QUEM RECONDUZ AO ASTRAL AS ALMAS.
MUITOS SÃO PORTANTO OS MISTÉRIOS QUE NANÃ- TERRA ESCONDE, POIS NELA ENTRAM OS MORTOS E ATRAVÉS DELA SÃO MODIFICADOS PARA PODEREM NASCER NOVAMENTE. SÓ ATRAVÉS DA MORTE É QUE PODERÁ ACONTECER PARA CADA UM, A NOVA ENCARNAÇÃO, O NOVO NASCIMENTO, A VIVÊNCIA DE UM NOVO DESTINO – E A RESPONSÁVEL POR ESTE PERÍODO É JUSTAMENTE NANÃ BURUKÊ.
ALÉM DA ASSOCIAÇÃO COM A TERRA, NANÃ É TAMBÉM A LAMA, O LODO DO FUNDO DOS RIOS E DOS MARES EM GERAL. É, ENTÃO, POR EXTENSÃO, O ORIXÁ DOS PÂNTANOS. A ENERGIA DA CHUVA MANSA, QUE CAI DIAS E DIAS SEM PARAR. É A ENERGIA QUE TERIA A MÃE BRANDA E ZELADORA.

LENDA DE NANÃ BURUKÊ

ESTA É UMA ORIXÁ MUITO ANTIGA, QUE EM DIVERSOS MITOS APARECE COMO CO-CRIADORA DO MUNDO (NO MESMO PATAMAR DE OXALÁ E DE OLORUM). É UMA DAS ESPOSAS DE OXALÁ (AO LADO DE IEMANJÁ) E EM MUITAS REGIÕES BRASILEIRAS RECEBE O CARINHOSO APELIDO DE VOVÓ. TEM COMO ATRIBUTOS A FECUNDIDADE, A RIQUEZA E O CICLO DE MORTE E RENASCIMENTO. SEU DOMÍNIO É A LAMA, MISTURA DE TERRA E ÁGUA QUE SIMBOLIZA A ORIGEM DA VIDA. NO SINCRETISMO RELIGIOSO, ESTÁ ASSOCIADA A SANTA ANA, MÃE DE MARIA.



COR A SER MENTALIZADA: ROXO, VIOLETA

O QUE SER MENTALIZADO: OS PÂNTANOS, LAGOS DE ÁGUA PARADA, CHUVA MIÚDA, BARRO.
ELEMENTO: TERRA E ÁGUA

CÂNTICOS: SUAVES (COMO É SUAVE A CHUVA FININHA), ROGATÓRIOS, OU EMBALANTES.


“ AS ROSAS SE DESPETALARAM
NO ROMPER DA AURORA
NO JARDIM EM FLOR
A ROSA DA UMBANDA É NANÃ
OI SARAVÁ NANÃ
NANÃ BURUKÊ ”

GUIAS: AS GUIAS DE NANÃ SÃO ROXAS DE CRISTAL. EM NOSSA CASA BRANCA PADRONIZAMOS A GUIA DE CRISTAL Nº 8. SÃO FEITAS EM MÚLTIPLOS DE 7 DE FORMA A CONTORNAR O PLEXO SOLAR. ESTA GUIA SÓ PODE SER USADA PELOS MÉDIUNS QUE SE AFINAM DE UMA FORMA INCOMUM COM ESTA ENERGIA, APÓS ENTENDIMENTO E CONVERSA COM OS ZELADORES, E DEVE NASCER APÓS A QUINTA OBRIGAÇÃO: (OS DOIS ORIXÁS), QUE É DADA PELOS ZELADORES DA CASA E SOB SUA RESPONSABILIDADE.

CARACTERÍSTICAS DE SEUS FILHOS: NO GERAL SÃO PESSOAS INTROSPECTIVAS, PENSATIVAS, INTROVERTIDAS. AQUELAS REGIDAS POR NANÃ, SÃO PESSOAS QUE AMADURECEM SUAS PERSONALIDADES AINDA BEM JOVEM. PRECOCE EM QUASE TUDO, AS MULHERES MENSTRUAM MAIS CEDO E SE TORNAM RESPONSÁVEIS EM TENRA IDADE. SÃO PESSOAS QUE TAMBÉM VIVEM MUITO. GOSTAM DE CRIANÇAS, SÃO OTIMISTAS E SINCERAS. SÃO OBJETIVAS, APARENTAM SER “SECAS’ MAS ISTO É MAIS UM TRAÇO DE PERSONALIDADE. TÊM MUITA LIDERANÇA, DISPOSIÇÃO A COLABORAR, TÊM UM SENSÍVEL INSTINTO DE COOPERAÇÃO. AS PESSOAS REGIDAS POR NANÃ, AGEM COM CALMA E BENEVOLÊNCIA, DIGNIDADE E GENTILEZA.

DIA EM QUE SE COMEMORA MANÃ: 26 DE JULHO (DE ACORDO COM O CALENDÁRIO OFICIAL DE UMBANDA)

DIA DA SEMANA: SEGUNDA-FEIRA E SÁBADO

OFERENDAS DE NANÃ:

NANÃ - FOLHA DE MOSTARDA COM ARROZ.

FAZER UM ARROOZ UM POUCO PAPADO.COLOCAR DENTRO DE UM ENFEITE OU XÍCARA.
NUM ALGUIDAR ORAR COM FOLHAS DE MOSTARDAS FAZENDO UMA FLOR BEM BONITA.DEMPOIS PASSAR O ARROZ ARMADO NO AGUIDAR TENDO AS FOLHAS DE MOSTRARDA COMO FLORES DE ENFEITES


ARROZ COM REPOLHO:
COZINHAR O REPOLHOS PARA TIRAR O ROXO DELE. NA MESMA ÁGUA COZINHAR OREPOLHO PARA QUE O ARROZ FIQUE ROXINHO.

ENFEITAR O PRATO COM FOÇHAS DE REPOLHO ROXO E COLOCAR O AROOZ POR SIMA.

EFÓ
MEIO QUILO DE CAMARÃO SECO, DESCASCADO. PIMENTA-MALAGUETA EM PÓ. MEIO DENTE DE ALHO. UMA CEBOLA. UMA PITADA DE COENTRO. UM MAÇO DE ( LÍNGUA-DE-VACA OU TAIOBA, OU BERTALHA, OU ESPINAFRE, OU MOSTARDA). PRIMEIRO, AFERVENTA-SE A LÍNGUA-DE-VACA, ESCORRE-SE NA PENEIRA, ESTENDE-SE NA TÁBUA E BATE-SE BEM COM A FACA, ATÉ FICAR INFORME. ENXUGA-SE E ESTENDE-SE NA PENEIRA PARA SECAR TODA A ÁGUA. COZINHA-SE NO AZEITE-DE-DENDÊ PURO, TEMPERADO COM TODO O RESTO. E A PANELA FICA TAMPADA, PARA SUAR. COME-SE COM ARROZ.
(É UMA COMIDA TÃO BOA, QUE TODOS OS ORIXÁS A ACEITAM, MENOS OXALÁ, QUE TEM LÁ SUAS ESQUISITICES.)



DOBURÚMATERIAL NECESSÁRIO:MILHO ALHO ( PARA PIPOCA ) OU MILHO VERMELHO, AREIA DA PRAIAMANEIRA DE FAZER:NUMA PANELA QUENTE COM AREIA DA PRAIA, ESTOURAR O MILHO E ESTÁ PRONTO O DOBURU.

FEIJÃO PARA NANÃ

MATERIAL NECESSÁRIO:FEIJÃO FRADINHO, MILHO VERMELHO, CEBOLA, AZEITE-DE-DENDÊMANEIRA DE FAZER:COZINHA-SE O FEIJÃO FRADINHO EM ÁGUA. SEPARADO, COZINHA-SE O MILHO VERMELHO TAMBÉM EM ÁGUA. DEPOIS, JUNTAR O FEIJÃO E O MILHO, NUM REFOGADO DE CEBOLA RALADA COM AZEITE-DE-DENDÊ.NOTA: OSHUMARÊ E EWÁ COMEM JUNTOS. OSHUMARÊ É A COBRA MACHO E EWÁ A COBRA, CHAMADOS NO JEJÊ DE DAN-BESSÉN OU AZAUNDÔ.MATERIAL NECESSÁRIO: MILHO VERMELHO, FEIJÃO FRADINHO, AZEITE-DE-DENDÊ, CAMARÃO SECO, 1 OBERÓ, 1 INHAME ( GRANDE ), OVOS COZIDOS, 1 CÔCO, 1 LITRO DE MELMANEIRA DE FAZER:COZINHA-SE O MILHO SÓ EM ÁGUA. SEPARADO, COZINHA-SE O FEIJÃO FRADINHO, TAMBÉM SÓ EM ÁGUA. REFOGA-SE O FEIJÃO COM AZEITE-DE-DENDÊ, CEBOLA RALADA E CAMARÃO SECO SOCADO. COLOCA-SE O FEIJÃO EM METADE DE UM OBERÓ E, NA OUTRA METADE O MILHO VERMELHO. FRITA-SE UM INHAME E COLOCA-SE POR CIMA EM FATIAS, EM VOLTA, ENFEITA-SE UM OVOS COZIDOS EM RODELAS, FATIAS DE CÔCO E COLOCA-SE BASTANTE MEL DE ABELHA POR CIMA.

FOLHA DE TAIOBA PARA NANÃ
MATERIAL NECESSÁRIO: FOLHA DE TAIOBA OU MOSTARDA, CEBOLA RALADA, CAMARÃO SECO SOCADO, AZEITE-DE-DENDÊMANEIRA DE FAZER:COZINHA-SE BEM A FOLHA DE TAIOBA OU MOSTARDA,E EM SEGUIDA TEMPERA-SE NUM REFOGADO DE CEBOLA RALADA, CAMARÃO SECO SOCADO E AZEITE-DE-DENDÊ.


FRUTAS:MAMÃO,MELÃO,UVAS ROXAS,BATATA DOCÊ ROXA.REPOLHO ROXO,AMORA,
ORNAMENTAR UM PRATO COM OSTAS FRUTAS E LEGUMES DE MODO QUE FIQUE BEM BONITO.

OMOLOCUM PARA NANÃ

INGREDIENTES

UM QUILO DE FEIJÃO FRADINHO
UMA GARRAFA DE AZEITE DE DENDÊ
UMA LATA DE AZEITE DOCE
TRÊS OVOS
UMA VELA DE SETE DIAS LILÁS
FLORES AMARELAS
UM ALGUIDAR

MODO DE FAZER

COZINHAR O FEIJÃO FRADINHO COM DENDÊ. EM SEGUIDA, AMASSÁ-LO COM COLHER DE PAU. COZINHAR OS OVOS, DEPOIS RETIRAR-LHE AS CASAS.
COLOCA-SE O PUDIM DE FEIJÃO NO ALGUIDAR, ENFEITA-SE COM OS OVOS COZIDOS, REGADOS COM AZEITE DE DENDÊ.
ACENDER A VELA E ENFEITAR COM AS FLORES OU SÓ DEIXA-LAS DE LADO.


DANÇA DE NANÃ: SUA DANÇA É LENTA, PESADA, CURVADA, DEMONSTRANDO SUA IDADE E VELHICE.

O QUE PEDIR A ESTE ORIXÁ: HARMONIA NO LAR, ENTRE CASAIS, PARA FERTILIDADE, ÊXITO NOS NEGÓCIOS, NOS ESTUDOS, HARMONIA DE SEUS FILHOS. SAÚDE FÍSICA, MENTAL E ESPIRITUAL.

FLORES: TODAS, DESDE QUE TRAGAM TONALIDADE LILÁS OU ROXA, FLOR DE MARACUJÁ, MANACÁ, HORTÊNCIA LILÁS, VIOLETA, MIOSÓTIS, PALMAS BRANCAS, ROSAS BRANCAS, COPO DE LEITE, FLOR DE LARANJEIRA, ANGÉLICA, PAPOULA ROXA, IPÊ ROXO, QUARESMEIRA.

FRUTAS: MELÃO, MELANCIA, JACA, BANANA DA TERRA, GRAVIOLA, PÊSSEGO, TÂMARA, PÊRA, MAÇÃ, UVAS DE TODAS AS ESPÉCIES.

ERVAS: AGAPANTO LILÁS, AVENCA, CIPRESTE, MANACÁ, QUARESMEIRA, ALFAVACA, MARIANINHA, MÃE BOA, SEMPRE VIVA ROXA, MELÃO DE SÃO CAETANO, ASSA PEIXE, BREDO SEM ESPINHO, ALFAVAQUINHA, JARRINHA, ERVA DE PASSARINHO, CANA DO BREJO, RAMA DE LEITE, TAIOBA, BOLDO, CEDRINHO.

BEBIDAS: ÁGUA DE CHUVA, ÁGUA DE COCO, MEL, DENDÊ, SUMO DE SUAS PRÓPRIAS ERVAS E FURTOS, CHAMPANHE CLARA.

MINERAL: OURO BRANCO

SAUDAÇÃO: “SALUBÁ NANÃ ! SALUBÁ NANÃ BURUKÊ !
NA = PRÓPRIA
NON = QUE
BU = TIRAR UMA PORÇÃO DE ALGO
RU = GERAL
IKU = MORRER, SEPARAR-SE.
ENTÃO NANÃ BURUKÊ QUE DIZER: A ENERGIA QUE TIRA OU GERA UMA PORÇÃO DE ALGO, OU AQUELA QUE GERA E TIRA A VIDA. SALUBA QUE DIZER: SALVE.

PONTOS

RERE / RERE/ RERE/ VAMOS SARAVÁ NANÃ BURUKÊ
RERE / RERE/ RERE/ VAMOS SARAVÁ NANÃ BURUKÊ
NA PORTA DA FITA TEM CANDEIA
VAMOS SARAVÁ NANÃ BURUKÊ
RERE / RERE/ RERE/ VAMOS SARAVÁ NANÃ BURUKÊ
QUEM CORTA O MAL E SALVA VOCÊ
É NANÃ, É NANÃ BURUKÊ
RERE / RERE/ RERE/ VAMOS SARAVÁ NANÃ BURUKÊ
QUEM É MÃE DE OBALUAÊ
É NANÃ, É NANÃ BURUKÊ
RERE / RERE/ RERE/ VAMOS SARAVÁ NANÃ BURUKÊ
EU JÁ LOUVEI IANSÃ , EU JÁ LOUVEI IANSÃ
AGORA É VOCÊ, É NANÃ, É NANÃ BURUKÊ
RERE / RERE/ RERE/ VAMOS SARAVÁ NANÃ BURUKÊ

MARÉ TÁ CHEIA NANÃ
EU QUERO PASSAR
SE EU MORRER OBALUAÊ
VENHA ME SALVAR Ô NANÃ

SÃO FLORES NANÃ SÃO FLORES
SÃO FLORES NANÃ BURUQUÊ
SÃO FLORES NANÃ
SÃO FLORES
DO SEU FILHO OBALUAÊ
NAS HORAS DE AGONIA
QUEM É QUE VEM ME VALER
É SEU FILHO NANÃ É MEU PAI
É SEU FILHO OBALUAÊ

NANÃ, NANÃ OI NANÃ BURUKÊ (BIS)
A SUA SAIA É ROXA
A SUA CASA É DE SAPÉ (BIS)


MAS PORQUE É QUE A ÁGUA É FRIA,
MAS PORQUE É QUE A ÁGUA GEME Ô NANÃ (BIS)
VAMOS SARAVA A NANÃ BURUKÊ,
VAMOS SARAVA A NANÃ BURUKÊ (BIS)


IEMANJÁ


IEMANJÁ, MÃE, SEREIA, INAÉ, JANAÍNA, SENHORA DAS ÁGUAS SALGADAS,
SEU TESOURO É UM MISTÉRIO AINDA NO FUNDO DO MAR SAGRADO ONDE É SUA MORADA.
SEUS SAVEIROS TRANSPORTAM ALEGRIAS E DORES...
MAS COM O SEU CANTO E SEUS ENCANTOS, IEMANJÁ FAZ O PESCADOR CHORAR E COM TODA A SUA BELEZA E ENERGIA ENCANTOU A TUDO E A TODOS.
SE VOCÊ DESEJA AGRADAR A RAINHA DO MAR FAÇA AS SUAS OFERENDAS COM MUITA FÉ E AMOR.

IEMANJÁ: É O ALENTO DA CRIAÇÃO, A ENERGIA GERADORA, MANIFESTA-SE NAS ÁGUAS SALGADAS, (NO MAR, CONHECIDO TAMBÉM COMO CALUNGA GRANDE). REGE TAMBÉM TODAS AS SUBSTÂNCIAS QUE SE ENCONTRAM NO FUNDO DOS MARES. COMPARADA COM OS OUTROS ORIXÁS AFRICANOS, O ORIXÁ FEMININO IORUBÁ IEMANJÁ É UMA FIGURA EXTREMAMENTE SIMPLES. ELA É PRÓXIMA DA PAZ E DA AUSÊNCIA DE CONFLITOS, EM OPOSIÇÃO AO MUNDO COLORIDO, RICO E ATÉ MESMO SELVAGEM DOS OUTROS ORIXÁS, POIS REPRESENTA UMA FIGURA EM MUITOS TERMOS PASSIVA: É A MULHER QUE ASSUME SUA CONDIÇÃO DE DONA-DE-CASA, DE ADMINISTRADORA DO LAR, DE MÃE E MULHER EM PERÍODO INTEGRAL.
ELA É UMA DAS FIGURAS MAIS CONHECIDAS NOS CULTOS BRASILEIROS, COM O NOME SEMPRE BEM DIVULGADO PELA IMPRENSA, POIS SUAS FESTAS ANUAIS SEMPRE MOVIMENTAM UM GRANDE NÚMERO DE INICIADOS E SIMPATIZANTES.
SEU CARÁTER É DE TOLERÂNCIA, ACEITAÇÃO E CARINHO. É UMA DAS RAINHAS DAS ÁGUAS, SENDO AS DUAS SALGADAS: ÀS ÁGUAS PROVOCADAS PELO CHORO DA MÃE QUE SOFRE PELA VIDA DE SEUS FILHOS, QUE OS VÊ SE AFASTAREM DE SEU ABRIGO, TOMANDO RUMOS INDEPENDENTES; E O MAR, SUA MORADA.
É A MÃE DE TODOS OS ORIXÁS DE ORIGEM IORUBÁ, SENDO NANÃ BURUKÊ A MÃE DOS ORIXÁS DAOMEDANOS.
TANTO IEMANJÁ COMO OXUM TEM A FUNÇÃO DE CUIDAR DA MATERNIDADE , MAS CADA UMA DOMINA A MATERNIDADE NUM MOMENTO DIFERENTE.
OXUM É A MÃE NO SENTIDO DA FECUNDAÇÃO, GESTAÇÃO E CRIAÇÃO DO BEBÊ, É GUARDIÃ DA PEQUENA CRIANÇA ATÉ QUE ELA COMECE A MOSTRAR SINAIS DE INDEPENDÊNCIA.
IEMANJÁ, POR SUA VEZ, É MÃE DAÍ POR DIANTE, RECEBE A FUNÇÃO DA MATERNIDADE NÃO NO SENTIDO DE GESTAÇÃO, MAS DE EDUCAÇÃO. É A MÃE DE CRIAÇÃO.
IEMANJÁ NÃO É A MÃE QUE OFERECE O PEITO PARA O BEBÊ MAMAR; AO CONTRÁRIO, É A MÃE DO JOVEM E DO ADULTO, A FIGURA MATERNA QUE ACOMPANHA UM SER HUMANO POR TODA A SUA VIDA. É A RESPONSÁVEL PELA SOCIALIZAÇÃO, PELO APRENDIZADO DAS REGRAS DE COMPORTAMENTO, DO ENCAMINHAMENTO DO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DO PRÓPRIO DESTINO.
MESMO A PESSOA SENDO FILHO DE OUTROS ORIXÁS, IEMANJÁ ESTA SEMPRE POR PERTO PARA AUXILIAR NA CRIAÇÃO.

MÃE D'ÁGUA, RAINHA DAS ONDAS, SEREIA DO MAR, JANAÍNA. IEMANJÁ, MÃE DOS ORIXÁS, A SENHORA DOS LARES, QUE TRAZ A PAZ E A HARMONIA PARA TODAS AS FAMÍLIAS; DIVINDADE DAS ÁGUAS SALGADAS, DOS MARES E OCEANOS; ORIXÁ QUE GERA O MOVIMENTO DAS ÁGUAS; DEUSA DA PÉROLA, ODOYÁ IEMANJÁ.

NÓS, TODOS OS SEUS FILHOS, SIM, PORQUE TODOS SOMOS SEUS FILHOS, TE SAUDAMOS E TE LOUVAMOS - ODOYÁ, ODOYÁ IEMANJÁ !!!

COR A SER MENTALIZADA: AZUL DA COR DO MAR

O QUE MENTALIZAR: O MAR, AS ONDAS DO MAR, O BALANÇO DO MAR ...

ELEMENTO: ÁGUA

CÂNTICOS: SÃO ENTRECORTADOS, ONDULADOS, COMO AS ONDAS DO MAR... SUAVES E ENALTECEM O MAR...

BOTEI MEU BARQUINHO N'ÁGUA PRA ELE PODER NAVEGAR
PEDI LICENÇA PRIMEIRO A MINHA MÃE IEMANJÁ
Ô IEMANJÁ, Ô IEMANJÁ LEVA ELE PRO FUNDO DO MAR

GUIAS: AS GUIAS DE IEMANJÁ SÃO NAS CORES: BRANCA TRANSPARENTE OU AZUL BEM CLARINHAS DE CRISTAL - EM NOSSA CASA BRANCA PADRONIZAMOS A GUIA DE CRISTAL NO 8. SÃO FEITAS EM MÚLTIPLO DE 7 DE FORMA A CONTORNAR O PLEXO SOLAR. ESTA GUIA SÓ PODE SER USADA PELOS MÉDIUNS QUE SE AFINAM DE UMA FORMA INCOMUM COM ESTA ENERGIA, APÓS ENTENDIMENTO E CONVERSA COM OS ZELADORES, E DEVE NASCER APÓS A QUINTA OBRIGAÇÃO: ( OS DOIS ORIXÁS ), QUE É DADA PELOS ZELADORES DA CASA E SOB SUA RESPONSABILIDADE.

CARACTERÍSTICAS DE SEUS FILHOS: SUPER PROTEGEM A TODOS QUE OS CERCAM, FORMOSURA, FRANQUEZA, ALEGRIA, DESCONFIANÇA, GOSTAM DE LUXO, TECIDOS VISTOSOS, JÓIAS, UM POUCO CHANTAGISTAS EMOCIONAIS, NÃO GOSTAM DE VIVER SOZINHOS, NÃO GOSTAM DE EMPREGOS COMPETITIVOS QUE PAREÇAM UMA BATALHA, MENTEM COM UMA CERTA FACILIDADE E NÃO JOGAM NA VIDA MUITO "ABERTO" (SUAS COISAS SÃO ENVOLTAS NUM CERTO "QUE MISTERIOSO") ORGULHOSAS, CHORONAS, MUITO SENSÍVEIS ...

DIA QUE SE COMEMORA IEMANJÁ: 15 DE AGOSTO (DE ACORDO COM O CALENDÁRIO OFICIAL DE UMBANDA )

DIA DA SEMANA: SÁBADO

A DANÇA DE IEMANJÁ: SUAVE COMO SE ESTIVASSE SENDO EMBALADA NAS ONDAS DO MAR.

A SAÚDE E OS FILHOS DE IEMANJÁ: PROBLEMAS DE RINS, OVÁRIOS, FRAQUEZA UTERINA - (NAS PARTES BAIXAS) TANTO DOS HOMENS QUANTO DAS MULHERES. DEFICIÊNCIA CIRCULATÓRIA. NOS HOMENS MUITOS PROBLEMAS DE ESTÔMAGO.

O QUE PEDIR A ESTE ORIXÁ : HARMONIA NO LAR, ENTRE CASAIS, ENTRE AMIGOS E ENAMORADOS; PARA FERTILIDADE, RIQUEZA, ÊXITO NOS NEGÓCIOS, E HARMONIA. SAÚDE FÍSICA, MENTAL E ESPIRITUAL

FLORES: PALMA BRANCA, ROSAS BRANCAS, COPO DE LEITE, FLORES BRANCAS EM GERAL, FLOR DE LARANJEIRA, ANGÉLICA, HORTÊNCIA BRANCA, ( PEGA TAMBÉM AS FLORES DE NANÃ E OXUM )

FRUTAS: GRAVIOLA, PÊSSEGO, MELÃO, MELANCIA, TÂMARA, PÊRA, MAÇÃ, UVA DE TODAS AS ESPÉCIES.

ERVAS: ALFAVAQUINHA, CANA DO BREJO, POEJO, RAMA DE LEITE, JARRINHA, ERVA DE SANTA LUZIA, LÁGRIMA DE NOSSA SENHORA ( CONTAS E FOLHAS ), MANJERICÃO, ALFAZEMA, JASMIM, MANGERONA, MALVA BRANCA.

BEBIDAS: CHAMPANHE, ÁGUA DO MAR E SUMO DE SUAS PRÓPRIAS ERVAS

MINERAL: PRATA.

OFERENDAS: TODAS AS VEZES QUE OS ZELADORES OU A DIREÇÃO ESPIRITUAL DA CASA PERCEBE A NECESSIDADE DE UM FILHO FAZER UMA OFERENDA PARA UM ORIXÁ LHE SERÁ DADO O PEDIDO E MARCADO O DIA A SER FEITO..
SAUDAÇÃO: "ODOYÁ! ODOYÁ IEMANJÁ!"
ODO = RIO
YA = MÃE
SALVE A MÃE DO RIO, OU AINDA
ODOFEIABA:
CORRUPTELA DE ODO = RIO
FÊ = AMADA;
EABÁ = IYÀÀGBA = SENHORA = AMADA SENHORA DO RIO. É UMA ENERGIA FEMININA.

COMIDAS DE IEMANJÁ

CAMARÃO DE IEMANJÁ

250 GRAMAS DE CAMARÃO SECO, RALADO,
TEMPERE COM CEBOLA, COENTRO,
1 LATA DE AZEITE DÔCE
LEITE DE COCO PURO. COZINHE BASTANTE, ATÉ QUE A MASSA FIQUE TODA NO AZEITE. BATA UMA DÚZIA DE OVOS, COM AS GEMAS, E CUBRA A MASSA, BAIXANDO BEM O FOGO.
HÁ QUEM PREFIRA FAZER NO FORNO.

EJÁ
RALE BASTANTE COENTRO E CEBOLA, ATÉ FORMAR UMA PASTA. TEMPERE COM SAL E SUCO DE LIMÃO. JUNTE LASCAS DE PEIXE COZIDO E AZEITE-DE-DENDÊ.

MANJAR PARA IEMANJÁ

MATERIAL
1 PACOTE DE CREME DE ARROZ OU DE MAIZENA
LEITE DE COCO
1 COCO RALADO ( COCO DE VERDADE)
1 VIDRO DE MEL
ROSAS BRANCAS OU FLORES AZUIS

PREPARO
FAZER O MANJAR E LEVÁ-LO NA FORMA. O RESTANTE SERÁ FEITO NO TERREIRO (PEGAR FORMA COM LUCIENE).

DIBÓ

MATERIAL NECESSÁRIO:CANJICA COZIDA, AZEITE DOCE, CAMARÃO SECO SOCADO, CEBOLA RALADAMANEIRA DE FAZER:COZINHA-SE A CANJICA, TEMPERA-SE COM AZEITE DOCE, CAMARÃO SECO SOCADO E CEBOLA RALADA.




CANJICA BRANCA COZIDA MISTURADA COM SALSA E MERENGUES ( SUSPIRO)
OPCIONAL: FLORES, LEQUE, PENTE, ESPELHO, PERFUME, PERAS, MELANCIAS, MANJAR DE COCO, TAINHA OU CORVINA ASSADA.O LUGAR ONDE SE LEVA AS OFERENDA ONDE SE DESPACHA.IEMANJÁ BOCÍ, BOMI NA BEIRA DA PRAIA DE ÁGUA SALGADA OU D



CANJICA DE IEMANJÁ
CANJICA BRANCA, AÇÚCAR E MERENGUES.OPCIONAL: FLORES, LEQUE, PENTE, ESPELHO, PERFUME, PERAS, , MANJAR DE COCO, COCO RALADO

Nenhum comentário: