domingo, 20 de julho de 2008

cartilha 4ºparte

18- USA-SE O ATABAQUE NA UMBANDA?
SIM, EM ALGUNS TERREIROS SIM, EM OUTROS NÃO.
É IMPORTANTE NUM RITUAL, QUE VISA DESBLOQUEAR O INCONSCIENTE, O SOM DA PERCUSSÃO ATRAVÉSDE TOQUES ADEQUADOS E DE RÍTMOS ESPECÍFICOS.
TAMBÉM USAMOS OS ATABAQUES EM UMAS HOMENAGENS AOS NEGROS QUE AQUI VIERAM DA MÃE ÁFRICA.
NA CASA BRANCA DE OXALÁ USA-SE O ATABAQUE EM DIAS FESTIVOS E EM LOUVAÇÃO AOS ORIXÁS. NOS DEMAIS DIAS DE TRABALHOS NÃO O USAMOS.
19-. COMO DEVEMOS TRATAR AS ERVAS NA UMBANDA ?
R - AS ERVAS “AS ERVAS DEVEM SER COLHIDAS EM SEU HÁBITAT NATURAL, EM SEU ESTADO NATIVO; DEVEM SER OBSERVADAS AS INFLUÊNCIAS DOS CICLOS LUNARES, HORÁRIO DO DIA E ESTAÇÕES DO ANO, TAMBÉM, PARA SUA COLETA. DEVEM SER CUIDADOSA E AMOROSAMENTE SELECIONADAS E SUA SECAGEM FEITA DE ACORDO COM OS ASPECTOS DE CADA VEGETAL. TODOS ESTES FATORES INFLUENCIAM DE MANEIRA SIGNIFICATIVA, NA ATUAÇÃO DESTAS ERVAS NO SER HUMANO, SOMADOS TAMBÉM AOS COMPONENTES BIOQUÍMICOS DE CADA EXEMPLAR DO REINO VEGETAL. UTILIZAR-SE DE PLANTAS PARA ALIMENTAÇÃO OU CURA É UMA RELAÇÃO HOMEM/VEGETAL QUE EXISTE HÁ MUITO TEMPO. E HOJE QUANTO MAIS NOS TORNAMOS ÍNTIMOS DESTE PROCESSO, MAIS ESTAREMOS APROXIMANDO-NOS DA PUREZA E DA ORIGEM DE NOSSA VIDA; NOSSO FÍSICO PURIFICA-SE E ABRE-SE A OPORTUNIDADE PARA UMA HARMONIA MAIS COMPLETA." “AS ERVAS, PÔR CONSERVAREM CARACTERÍSTICAS NATURAIS E OS PROCESSOS DE OBTENÇÃO SER ARTESANAIS E HARMÔNICOS, MANTÉM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS E MAIS SUTIS QUE PODERÃO NÃO ASSEMELHAR-SE COM "PRODUTOS COMERCIAIS", OBTIDOS PÔR OUTROS PROCESSOS E INTENÇÕES.”
OS PRINCÍPIOS ATIVOSAS PLANTAS SINTETIZAM COMPOSTOS QUÍMICOS A PARTIR DOS NUTRIENTES DA ÁGUA E DA LUZ QUE RECEBEM. MUITOS DESSES COMPOSTOS OU GRUPOS DELES PODEM PROVOCAR REAÇÕES NOS ORGANISMOS, ESSES SÃO OS PRINCÍPIOS ATIVOS. ALGUMAS DESSAS SUBSTÂNCIAS PODEM OU NÃO SER TÓXICAS, ISTO DEPENDE MUITO DA DOSAGEM EM QUE VENHAM A SER UTILIZADAS. ASSIM, "PLANTA MEDICINAL É AQUELA QUE CONTÉM UM OU MAIS DE UM PRINCÍPIO ATIVO QUE LHE CONFERE ATIVIDADE TERAPÊUTICA".
NEM SEMPRE OS PRINCÍPIOS ATIVOS DE UMA PLANTA SÃO CONHECIDOS, MAS MESMO ASSIM ELA PODE APRESENTAR ATIVIDADE MEDICINAL SATISFATÓRIA E SER USADA DESDE QUE NÃO APRESENTE EFEITO TÓXICO. - PRINCIPAIS GRUPOS DE PRINCÍPIOS ATIVOS GRUPO DE PROPRIEDADES MEDICINAIS E/OU TÓXICAS UMA PEQUENA PLANTA NÃO TEM APENAS UM PRINCIPIO ATIVO, ELA É COMPOSTA BIOQUIMICAMENTE PÔR DIVERSOS GRUPOS QUÍMICOS, QUE EM FUNÇÃO DE SUA ESTRUTURA DENTRO DA PLANTA, SUA QUALIDADE ENERGÉTICA E VITAL COMPLEXAS COMBINAÇÕES E POSSIBILITAM DIVERSAS APLICAÇÕES. A SEGUIR VEREMOS OS PRINCIPAIS PRINCÍPIOS ATIVOS E SUA AÇÃO JUNTO AO METABOLISMO E A ESTRUTURA ORGÂNICA DO SER HUMANO. ISTO POSSIBILITA IDENTIFICARMOS DIVERSAS PLANTAS COM ESTES AGENTES BIOQUÍMICOS TORNANDO POSSÍVEL UMA VARIAÇÃO MAIOR NA COMPOSIÇÃO DE AGENTES FITOTERÁPICOS.

20-PARA QUE SERVE A DEFUMAÇÃO NA UMBANDA?
R-A DEFUMAÇÃO É ESSENCIAL PARA QUALQUER TRABALHO NUM TERREIRO DE UMBANDA, BEM COMO NOS AMBIENTES DOMÉSTICOS. ESTE RITUAL É PRATICADO COM O OBJETIVO DE PURIFICAR O AMBIENTE (TERREIRO/RESIDÊNCIA), BEM COMO O CORPO DO MÉDIUM E A ASSISTÊNCIA (PESSOAS QUE IRÃO PARTICIPAR DA GIRA), RETIRANDO AS ENERGIAS NEGATIVAS E PREPARANDO O LOCAL PARA QUE A GIRA POSSA OCORRER EM HARMONIA.
PARA FAZER UMA DEFUMAÇÃO CORRETA SÓ PRECISA DE CARVÃO EM BRASA, DENTRO DE UM TURÍBULO (INCENSÓRIO PEQUENO, GERALMENTE FEITO DE BARRO). COLOQUE AS ERVAS SECAS QUE SERÃO DEFINIDAS PELA CHEFIA DA CASA DENTRO (OU NA PARTE DE CIMA, DEPENDENDO DO MODELO DE INCENSÓRIO) E VÁ DEFUMANDO TODA A CASA: SE FOR PARA LIMPEZA ESPIRITUAL, DEFUME SEMPRE DE DENTRO PARA FORA, SE FOR PARA ATRAIR BONS FLUIDOS E DINHEIRO, DEFUME DE FORA PARA DENTRO. OS RESÍDUOS DA DEFUMAÇÃO PODEM SER JOGADOS NO RIO, NO LIXO, EM QUALQUER LUGAR BEM LONGE DA CASA, NA ENCRUZILHADA, ETC. (ISTO VAI VARIAR COM QUE ENTIDADE MANDOU FAZER A DEFUMAÇÃO). VÁRIAS EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE DEFUMAÇÕES DE ACORDO COM O PROBLEMA DA PESSOA OU AMBIENTE, VAMOS CITAR ALGUMAS:
1-DEFUMAÇÃO DE DESCARREGO
2-DEFUMAÇÃO DE HARMONIZAÇÃO
3-PARA LIMPEZA DE AMBIENTE
4-PARA ATRAIR BONS NEGÓCIOS (EM AMBIENTE COMERCIAL)
NÓS PREFERIMOS EM NOSSA CASA FAZERMOS A DEFUMAÇÃO E NÃO COMPRÁ-LA PRONTA. POIS AÍ TEREMOS CERTESA DOS INGREDIENTES QUE ELA LEVARÁ

21- PARA QUE SERVEM OS BANHOS DE DESCARREGO -
R-O BANHO É A RENOVAÇÃO DO CORPO E DA ALMA, POIS QUANDO O CORPO SE SENTE BEM E SE ACHA REFEITO DO CANSAÇO, A ALMA FICA TAMBÉM APTA A VIBRAR HARMONIOSAMENTE. OS ANTIGOS HEBREUS JÁ USAVAM AS ABLUÇÕES, QUE NÃO DEIXAVAM DE SER BANHOS SAGRADOS. MOISÉS, O GRANDE LEGISLADOR HEBREU, IMPÔS O USO DO BANHO EM SEUS SEGUIDORES. O BATISMO NAS ÁGUAS MINISTRADO POR SÃO JOÃO BATISTA, NO RIO JORDÃO, ERA UM BANHO SAGRADO, POIS O BATISMO NAS ÁGUAS SENÃO O BANHO MAIS NATURAL (E PORQUE NÃO O PRIMEIRO BANHO PURIFICADOR DO SER HUMANO NOS DIAS DE HOJE, AFINAL, SE BATIZAM CRIANÇAS AINDA PEQUENOS) QUE CONHECEMOS PURIFICADOR DO ESPÍRITO, MENTE E DO CORPO.OS BANHOS SEMPRE FORAM UM POTENTE INTEGRANTE DO SENTIMENTO RELIGIOSO, HAJA VISTA OS POVOS DE A ÍNDIA MILENAR SER LEVADOS A BANHAR-SE NAS ÁGUAS DO RIO SAGRADO, O GANGES, CUMPRINDO ASSIM PARTEM DE UM RITUAL QUE, PARA ELES, É INDISPENSÁVEL E SAGRADO.HÁ EM TODA A ÉPOCA ANTIGA UM RIO SAGRADO, NO QUAL OS POVOS IAM SE BANHAR PARA PURIFICAR-SE FÍSICA OU MENTALMENTE. NA ÁFRICA, A ÁGUA É TIDA COMO DE GRANDE PODER DE FORÇA E DE MAGIA. VEMOS ATÉ HOJE NOS CANDOMBLÉS AS ÁGUAS DE OXALÁ. ÁGUAS NOS POTES E TIGELAS, ALÉM DE MIRONGAS COM ÁGUA E AXÉ. E QUEM NUNCA VIU OU OUVIU FALAR EM LAVAR COM ÁGUA-DE-CHEIRO AS ESCADARIAS DO SENHOR DO BONFIM, EM SALVADOR NA BAHIA?PARA NOSSOS ÍNDIOS, HOJE OS CABOCLOS DA UMBANDA, O BANHO DE RIO ERA ALEGRIA, PRAZER, LAZER, SATISFAÇÃO E DESCARGA. O RIO PARAÍBA É UM RIO SAGRADO PARA OS TUPINAMBÁS. NELE OS ÍNDIOS FAZIAM (OU FAZEM) SEUS RITUAIS SECRETOS.A UTILIZAÇÃO DOS BANHOS EM QUALQUER ÉPOCA, NOS CENTROS E TERREIROS DE UMBANDA, OS BANHOS TEM SIDO DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA FASE DE INICIAÇÃO ESPIRITUAL; POR ISSO, TORNA-SE NECESSÁRIO UM GRANDE CONHECIMENTO DO USO DAS ERVAS, RAÍZES, CASCAS, FRUTOS E PLANTAS NATURAIS.E COMO JÁ SABEMOS, OS BANHOS DE ERVAS DEVEM SER PREPARADOS POR PESSOAS ESPECIALIZADAS DENTRO DOS TERREIROS OU POR VOCÊ MESMO (A). SE FOREM PREPARADOS POR OUTRA PESSOA, QUE ELA ESTEJA COM O SEU CORPO FÍSICO E SEU CORPO ASTRAL PURIFICADOS, PELO MENOS PELO BANHO DE UMA ERVA, E LIVRES DE EXCITAÇÕES SEXUAIS; NEM POR MULHERES NA FASE DE MENSTRUAÇÃO (CORPO LIBERTO). A ORIENTAÇÃO E O USO DAS ERVAS SÃO ATRIBUIÇÕES DOS GUIAS ESPIRITUAIS, DAS ENTIDADES E DOS ORIXÁS, ATRAVÉS DOS CHEFES DE TERREIROS
21-QUAIS SÃO OS TIPOS DE BANHOS:
R-ALGUNS TIPOS DE BANHOSBANHOS DE DESCARGA O MAIS CONHECIDO, E COMO O PRÓPRIO NOME DIZ, O BANHO DE DESCARGA (OU DESCARREGO) SERVE PARA DESCARREGAR E LIMPAR O CORPO ASTRAL, ELIMINANDO A PRECIPITAÇÃO DE FLUÍDOS NEGATIVOS (INVEJA, ÓDIO, OLHO GRANDE, IRRITAÇÃO, NERVOSISMO, ETC.). SUPRIME OS MALES FÍSICOS EXTERNAMENTE, ADQUIRIDOS DE OUTREM OU DE LOCAIS ONDE ESTIVEREM OS MÉDIUNS. ESTE BANHO PODE SER UTILIZADO POR QUALQUER ADEPTO DA UMBANDA, DESDE QUE SEGUINDO AS RECOMENDAÇÕES DAS ENTIDADES/GUIAS ESPIRITUAIS.BANHOS DE RITUALÉ O BANHO DE INCORPORANTES (MÉDIUNS DE INCORPORAÇÃO). ESSES BANHOS TÊM A FUNÇÃO DE ESTIMULAR OS FLUÍDOS DA MEDIUNIDADE, ATIVANDO, REVITALIZANDO AS FUNÇÕES PSÍQUICAS PARA UM EXCELENTE TRABALHO DE RITUALIZAÇÃO DOS GUIAS ESPIRITUAIS E É TAMBÉM RECOMENDADO PARA ATIVAR E AFINIZAR AS FORÇAS DOS ORIXÁS, PROTETORES DE CABEÇA E DO ANJO DA GUARDA.BANHOS DE INICIADOSESTE TIPO DE BANHO DEVE SER UTILIZADO NOS CENTROS E TERREIROS DE UMBANDA POR SEUS APARELHOS, MÉDIUNS, INICIANTES OU NÃO DENTRO DA LEI DA UMBANDA. ELE PROPICIA O EQUILÍBRIO ENTRE A AURA DO CORPO MENTAL E A AURA DO CORPO ASTRAL. EQUILIBRA, DE MANEIRA SATISFATÓRIA, A INCORPORAÇÃO DAS ENTIDADES EM SEUS APARELHOS MEDIÚNICOS (FILHOS-DE-SANTO). É UM BANHO PARA SER USADO COM MUITO CRITÉRIO E CAUTELA, POIS PARA CADA TIPO DE ENTIDADE ESPIRITUAL É DESTINADA UMA PLANTA OU VÁRIAS PLANTAS, NUM CONJUNTO RITUALÍSTICO. UM EXEMPLO DE BANHO DE INICIADOS É O BANHO DE AMACI, AQUI ESPECIALMENTE TRATADOBANHO DE AMACISOMOS RECEPTORES DE ENERGIA POSITIVA OU NEGATIVA, MAS, ISTO VAI DEPENDER DO NOSSO ESTADO ESPIRITUAL E MATERIAL. SE VOCÊ ACHA QUE NUNCA VAI SE REALIZAR PROFISSIONALMENTE, OU NUNCA VAI SER AMADA (O) POR ALGUÉM, OU QUE TUDO DÁ ERRADO PARA VOCÊ. NESTE MOMENTO VOCÊ SE TORNA UM PÓLO NEGATIVO, E PASSA A SINTONIZAR COM ENTIDADES QUE VIVERAM ESTE DILEMA, DAÍ, AS COISAS COMEÇAM A DAR ERRADO, E VOCÊ COMEÇA A DESACREDITAR EM DEUS, ACHANDO QUE ELE SÓ LHA PARA OS OUTROS E QUE VOCÊ NÃO PASSA DE UM SER EXCLUÍDO.
MAS NÃO É VERDADE, DEUS NUNCA EXCLUIU UM FILHO, APENAS LHE DEU O LIVRE ARBÍTRIO DE PENSAR, AGIR E SONHAR: SE NOS TORNAMOS NEGATIVOS É PORQUE VIVEMOS DE FORMA OCIOSA, E DESSA FORMA, NOS TORNAMOS ALVOS FÁCEIS DAS CORRENTES NEGATIV

É O BANHO MAIS CONHECIDO PELAS PESSOAS QUE COMEÇAM A FREQÜENTAR OS CENTROS DE UMBANDA E QUE SOMENTE DEVE SER PREPARADO POR UMA ENTIDADE ESPIRITUAL OU PELO GUIA CHEFE DO TERREIRO, PAI/MÃE-DE-SANTO, ZELADOR(A) DO TERREIRO,BABALAÔ OU CHEFE DE CULTO. É O BANHO QUE PODE SER PREPARADO DA CABEÇA AOS PÉS, OU SIMPLESMENTE DA CABEÇA, PORQUE É PREPARADO DE ACORDO COM O SANTO, ORIXÁ PROTETOR DO FILHO, INICIANTE NA UMBANDA. O BANHO DE ERVA (AMACI), AGE COMO UM NEUTRALIZADOR DE CORRENTES NEGATIVAS, E COMO UM ENERGIZADOR, DANDO A PESSOA FORÇA SUFICIENTE, PARA QUE POSSA RESOLVER SEUS PROBLEMAS TER MAIS SAÚDE E MAIS ENERGIA, TER MAIS FORÇA DIANTE DOS OBSTÁCULOS DA VIDA.
TER FORÇA MEDIÚNICA,COM SEUS GUIAS E ORIXÁS.E PARA ISTO É DADO O AMACI .
ELE É PREPARADO DA SEGUINTE FORMA E DADO PELOS SACERDOTES OU PELA MÃE PEQUENA.
DETERMINADAS ERVAS SÃO COLHIDAS PRINCIPALMENTE AS DE OXALÁ SE FOR FAZER EM GRUPO.SE O FILHO FOR FAZER SOZINHO O AMACI DE SEUS ORIXÁS
PONHA ÁGUA POTÁVEL DENTRO DO ALGUIDAR OU UMA BACIA DE ÀGATA JUNTAMENTE COM AS ERVAS DETERMINADAS, E MACERE-A ATÉ EXTRAIR O SUMO
O FILHO TOMA UM AMACI NA CABEÇA, OU SEJA A ÁGUA E AS ERVAS VÃO CAIR NA SUA CABEÇA E ELE DEITA NA ESTEIRA ALGUM TEMPO. PARA FAZER A ENERGIZAÇÃO.
ELE É MAIS INDICADO PARA A CABEÇA ONDE RESIDE O NOSSO SANTO PROTETOR, NOSSO GUIA ESPIRITUAL. SÓ PODEM TOMAR O BANHO DE AMACI AQUELES QUE FOREM FREQÜENTAR E DESENVOLVER-SE NA GIRA DE UMBANDA, NO CENTRO OU TERREIRO. O PRÓPRIO ADEPTO NÃO DEVE NUNCA PREPARÁ-LO E NEM TOMÁ-LO EM CASA; EXISTE TODO UM RITUAL PARA QUE SEJA FEITO O AMACI DA UMBANDA, ISTO É, ERVAS SELECIONADA DE ACORDO COM O SANTO DO INICIANTE, BEM COMO DIA E HORA APROPRIADOS, E DEMAIS REQUISITOS QUE O BANHO EXIGE.
O BANHO DE ERVA (AMACI), AGE COMO UM NEUTRALIZADOR DE CORRENTES NEGATIVAS, E COMO UM ENERGIZADOR, DANDO A PESSOA FORÇA SUFICIENTE, PARA QUE POSSA RESOLVER SEUS PROBLEMAS TER MAIS SAÚDE E MAIS ENERGIA, TER MAIS FORÇA DIANTE DOS OBSTÁCULOS DA VIDA.
TER FORÇA MEDIÚNICA,COM SEUS GUIAS E ORIXÁS.E PARA ISTO É DADO O AMACI .
ELE É PREPARADO DA SEGUINTE FORMA E DADO PELOS SACERDOTES OU PELA MÃE PEQUENA.
DETERMINADAS ERVAS SÃO COLHIDAS PRINCIPALMENTE AS DE OXALÁ SE FOR FAZER EM GRUPO.SE O FILHO FOR FAZER SOZINHO O AMACI DE SEUS ORIXÁS
PONHA ÁGUA POTÁVEL DENTRO DO ALGUIDAR OU UMA BACIA DE ÀGATA JUNTAMENTE COM AS ERVAS DETERMINADAS, E MACERE-A ATÉ EXTRAIR O SUMO
O FILHO TOMA UM AMACI SÓ NA CABEÇA, OU SEJA A ÁGUA E AS ERVAS VÃO CAIR NA SUA
CABEÇA E ELE DEITA NA ESTEIRA ALGUM TEMPO. PARA FAZER A ENERGIZAÇÃO.

Nenhum comentário: